Atividade ou texto para impressão - Notícias
Plano de Aula
Plano de aula: Regimento Escolar: estruturação do parágrafo normativo e de seções
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Escolar e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Haverá nesta aula um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. O professor precisará providenciar uma cartolina de qualquer cor para a atividade de fechamento. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto.
Referências sobre o assunto:
BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Mobilize os alunos a pensar sobre o que será realizado na aula. Estimule-os a sugestionar o que poderia ser realizado partindo do tema da aula.
- Estimule os alunos a participarem livremente, instigando-os a acionarem e compartilharem conhecimentos prévios sobre a capacidade de reconhecimento da estrutura de diferentes gêneros e a levantarem hipóteses sobre por que a estrutura de um regimento escolar precisa ser estruturada.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de, no máximo, cinco integrantes.
- Inicie a aula questionando-os sobre o uso do celular em sala de aula. Ouça os posicionamentos dos alunos, mas evite fazer colocações para confirmar ou contrariar qualquer um deles. Leve em consideração qualquer espectro semântico sobre o verbo usar, desde o uso pessoal do aluno até o uso pedagógico. Pode acontecer de alunos questionarem o uso feito pelos professores em qualquer âmbito (pessoal e profissional) na escola. Evite, ainda assim, fazer qualquer colocação, apenas ouvindo os posicionamentos dos discentes.
- Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há uma cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
- Organize a leitura de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor. A sugestão é atribuir um parágrafo por aluno.
Materiais complementares: notícia para impressão neste link.
Fontes:
- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.
- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018
Introdução
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de, no máximo, cinco.
- Inicie a aula questionando-os sobre o uso do celular em sala de aula. Ouça os posicionamentos dos alunos, mas evite fazer colocações para confirmar ou contrariar qualquer um deles. Leve em consideração qualquer espectro semântico sobre o verbo usar, desde o uso pessoal do aluno até o uso pedagógico. Pode acontecer de alunos questionarem o uso feito pelos professores em qualquer âmbito (pessoal e profissional) na escola. Evite, ainda assim, fazer qualquer colocação, apenas ouvindo os posicionamentos dos discentes.
- Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
- Organize a leitura de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor. A sugestão é atribuir um parágrafo por aluno.
Materiais complementares: notícia para impressão neste link.
Fontes:
- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.
- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018
Introdução
Orientações:
- Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
- Repita o processo de leitura ainda de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor.
Materiais complementares: notícia para impressão neste link.
Fontes:
- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.
- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018
Introdução
Orientações:
- Projete o texto ou imprima-o se quiser. Há cópia da notícia no link dos materiais complementares logo abaixo.
- Repita o processo de leitura ainda de maneira que cada grupo tenha pelo menos um (podendo ser mais) leitor.
Materiais complementares: notícia para impressão neste link.
Fontes:
- TOKARNIA, Mariana. Celular ganha cada vez mais espaço nas escolas, mostra pesquisa. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2018-08/celular-ganha-cada-vez-mais-espaco-nas-escolas-mostra-pesquisa>.
- G1. Parlamento Francês aprova proibição dos celulares em escolas na França. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/07/31/parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na-franca.ghtm>. Acesso em 20.08.2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Inicie as discussões sobre o uso do celular em sala de aula questionando os alunos sobre o que leram nas duas notícias. Nesse momento é importante que haja liberdade de pensamento por parte dos alunos, mas deve-se guiar as análises por caminhos que evitem a radicalização. Seja a proibição total, seja a liberação total, tem-se aí um cenário desfavorável e difícil de ser concretizado. Nesse sentido, busque a mediação que guie para a ideia de que há possibilidade de usar-se o celular de maneira consciente e mesmo para usos pedagógicos.
- Entregue aos grupos um envelope com o trecho do regimento escolar que organizaria o uso esperado do celular. Esse arquivo está disponível nos materiais complementares.
- Oriente os alunos quanto às seguintes instruções:
- Cada envelope possui um trecho de um capítulo de Regimento Escolar com duas seções.
- Cada seção trata de um aspecto diferente do uso do celular em sala.
- A seção I é focada no uso pessoal.
- A seção II é focada no uso pedagógico.
- Lembre os alunos de que é possível que algum artigo possua parágrafos ou mesmo incisos.
- Atente aos alunos que precisam acrescentar informações como as nomenclaturas (art., seção, incisos com as respectivas ordenações por numerais - cardinais, ordinais ou romanos) para que se obtenha a construção plena do texto de Regimento Escolar.
- O tempo para essa etapa é de 18 minutos.
Materiais complementares: Acesse aqui o arquivo a ser usado nessa aula. O gabarito para a atividade está neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete as normas do Regimento como são esperadas.
- Confira com os grupos se houve acerto total ou se houve algum texto deslocado na organização. A ordem os artigos dentro de uma seção não é relevante, nem a ordem dos incisos dentro de um artigo ou parágrafo. Mas se houver incisos em parágrafo ou artigo errado, ou mesmo artigos em seções equivocadas, é necessário avaliar a escolha do grupo. Qual seria o motivo da escolha? Que análise levou os alunos a optarem por essa configuração?
- É importante avaliar cada caso e esclarecer coletivamente quando houver emprego equivocado de alguma informação.
- O tempo para essa etapa é de 9 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Reflita com os alunos sobre a necessidade de regulamentar o uso dos celular e conduza reflexão de modo que fique clara a necessidade do Regimento Escolar na vida da comunidade escolar. Espera-se que os educandos atentem-se para o fato de que a organização estrutural dos regimentos escolares nos propicia uma leitura assertiva. Dessa maneira, diminui-se a possibilidade de haver dúvidas sobre o texto, pois possibilita-se ao criador das leis detalhar situações de aplicação das normas. Os educandos podem responder informações como “a leitura fica mais fácil” ou “é possível entender melhor o texto”. Valorize essas respostas, mas questione-os sobre o motivo de a leitura tornar-se mais fácil e o entendimento ser mais efetivo. Assim, possibilita-se uma exploração maior da visão do aluno.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Desafio coletivo – organizando um trecho de um regimento escolar
Entre em contato por áudio e explique que nesta aula eles irão fazer a leitura de duas notícias: uma sobre o uso dos celulares nas escolas brasileiras para fins pedagógicos; outra sobre a proibição do uso de celulares em escolas francesas. Explique que eles terão que ler, refletir um pouco sobre as duas notícias, escrever um parágrafo com seu posicionamento sobre a questão e enviá-lo a você. Envie aos alunos, então, por e-mail, o arquivo com as notícias, disponível na seção Materiais e atividades. Estabeleça um prazo para que os alunos enviem o parágrafo com seus posicionamentos.
Caso seja possível realizar um encontro síncrono, via Google Meet ou Zoom, façam juntos as discussões sobre as leituras e deixe que os alunos se posicionem, manifestando suas opiniões. Se isso não for possível, envie aos alunos uma devolutiva, por áudio, comentando sobre os posicionamentos manifestados por eles.
Desenvolvimento: Como o Regimento Escolar pode garantir o uso consciente e pedagógico do celular em sala de aula?
Para esta atividade, organize a classe em grupos. Crie pastas no Google Drive, sendo uma para cada grupo. Nessas pastas, crie um documento compartilhado com o trecho do regimento escolar, disponível em materiais complementares, no plano original. Então, envie aos alunos um áudio explicando a tarefa, conforme o slide desenvolvimento no plano original, e diga que em cada pasta no Google Drive há trechos de um capítulo de Regimento Escolar com os quais eles terão que trabalhar conjuntamente. Caso seja necessário, envie aos alunos um tutorial explicando como se usa o Google Drive e o Docs. Estabeleça um prazo para que os alunos realizem a atividade. Como os trabalhos estarão compartilhados com você no Google Drive, acompanhe o andamento e, se necessário, reoriente os alunos enviando áudios aos grupos.
Faça a devolutiva enviando a cada grupo as normas esperadas para o Regimento. Comente com eles a forma como fizeram, comparando-a com a forma esperada.
Fechamento: Por que é importante regulamentar o uso do celular nas escolas?
Para o fechamento, peça que os alunos respondam a esta pergunta: por que é importante regulamentar o uso do celular nas escolas? Depois que receber as respostas, faça um quadro com as respostas dos alunos e seus comentários, e o envie a todos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a terem um diálogo com os familiares sobre o uso do celular como apoio pedagógico. Neste momento de ensino remoto, é possível que todos percebam como essa ferramenta pode ser aliada da aprendizagem. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.