Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de prática de leitura
Materiais necessários: (material para impressão, computador, internet, data show, pincel para quadro branco e apagador)
Informações sobre o gênero: O gênero mapa conceitual são representações gráficas que possibilitam a ordenação e sequenciamento hierarquizado dos conteúdos. Portanto, sua função é a de unir conhecimento sistematizado e conteúdo curricular, tornando a aprendizagem significativa, fazendo com que o aprendizado deixe de ser meramente teórico e passe a ser parte do aluno (NOVAK, 2000).
Dificuldades antecipadas:Possivelmente os alunos não conheçam o gênero mapa conceitual e nem que ele seja uma forma de resumo. Poderão, também, ter dificuldades em compreender as diferentes semioses que o compõem, tais como setas, os verbos, cores, etc.
Referências sobre o assunto:
O mapa conceitual como método de de avaliação no 7º do ensino fundamental, Ana Paula Menezes; Lorena Aguiar; Kelly Gonçalves; publicado em: Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, p. 128- 136, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Comente com os alunos que o objetivo da aula será conhecer o mapa conceitual, porém, antes de ser apresentado a eles esse gênero, lerão um texto da Área de Ciências da Natureza, para que consigam estabelecer a diferença entre os dois gêneros. Explique, também, que conversarão sobre a importância de pesquisar informações em fontes confiáveis.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente, aos alunos, um modelo de mapa conceitual. O mapa que disponibilizamos aqui é uma possibilidade para que utilize nesta aula.
- Informe-lhes que o texto apresentado, na abertura da aula, pode ser resumido da mesma maneira que o autor desse mapa resumiu um texto que não estava organizado em forma de mapa conceitual anteriormente.
- Você pode escolher outros mapas para exemplificar aos alunos e, caso não seja possível fazer a projeção do mapa selecionado, leve-o impresso.
- Em seguida, faça as perguntas contidas no slide posterior.
Materiais complementares: Para acessar o link do mapa conceitual, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Retome o conteúdo, por meio da tabela, para que os alunos façam uma revisão dos gêneros que foram apresentados, como forma de ativar a memória sobre o assunto.
- Afixe a tabela na parede da sala, para os alunos revisarem, sempre que for necessário.
Materiais complementares: Para acessar o link da tabela comparativa, clique aqui