Atividade para impressão - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: Identificando a forma composicional do gênero Reportagem de divulgação científica/Vlog científico
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem de divulgação científica / Vlog científico e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
Textos trazidos pelos estudantes (devem ser solicitados previamente).
Reportagens: disponíveis aqui
Vlog científico: Nerdologia - Existe perigo na vacina? 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MiIZlSNAu0E>.
Computador, projetor multimídia e tela. Cópias impressas dos textos. Dicionários.
Informações sobre o gênero: A Reportagem de divulgação científica e o Vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade desses gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma padrão da língua. O Vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes devem estar familiarizados com vlogs produzidos para entretenimento, esses geralmente têm por base a opinião de seu produtor e do senso comum. Para a análise dos vlogs científicos, é necessário considerar sua natureza multimodal e a necessidade do rigor científico, mesmo em ambiente mais informal. Provavelmente, os alunos sentirão dificuldades em lidar com as diferentes semioses que compõem os gêneros explorados, porém, é preciso sempre ressaltar a importância dos diferentes modos que permitem a construção de sentidos.
Referências sobre o assunto:
FUKUI, Ana; GIERING, Maria Eduarda. A sedução da ausência: o texto e a epistemologia da ciência. ResearchGate. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA>.
GIERING, Maria Eduarda. O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. vol.11 no.2 .São Paulo Mai./Ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.
LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. Coleção aprender e ensinar com textos; v.5. São Paulo: Cortez, 2000. P. 229 - 253.
MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2014. p. 273 -300.
Gêneros:
Comciência publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/
Ciência hoje – Primeira Revista de divulgçaõ científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/
CHC – Ciência Hoje das crianças: http://chc.org.br/
Blogs de ciência da UNICAMP: https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos
Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca: https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M
Palesta Colec UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema de aula e questione os estudantes sobre o que eles entendem sobre vozes do texto.
- Recomendamos a leitura da obra Ler e compreender: os sentidos do texto, de autoria de Ingedore Koch e Vanda Maria Elias, em que as autoras apresentam o conceito de intertextualidade que, para elas, é “Em sentido amplo, a intertextualidade se faz presente em todo e qualquer texto, como componente decisivo de suas condições de produção. Isto é, ela é condição mesma da existência de textos, já que há sempre um já-dito, prévio a todo dizer. Segundo J. Kristeva, criadora do termo, todo texto é um mosaico de citações, de outros dizeres que o antecederam e lhe deram origem.” (p.86)
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Faça os questionamentos presentes no slide aos estudantes. Espera-se que eles respondam que as reportagens são compostas por textos com letras de diferentes tamanhos e cores, imagens, animações, gráficos, entre outros e que os vlogs podem apresentar narrador, imagens estáticas, imagens em movimento, textos com diferentes tamanhos e cores de letras.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente os estudantes para que se organizem em pequenos grupos de no máximo quatro componentes. Metade da turma fará a investigação das características composicionais da reportagem e os outros o vlog, com ênfase nas evidências de diferentes vozes dentro do texto e na intertextualidade.
- Distribua as reportagens aos grupos, essas podem ser os textos trazidos pelo estudantes ou uma das reportagens sugeridas para esta aula, presentes também no material disponível para impressão (aqui). Os grupos que investigarão a forma composicional do vlog podem ser orientados para o assistir previamente ou o vídeo pode ser exibido aos grupos nesse momento.
- Solicite aos grupos que orientem suas investigações por meio das questões exibidas no slide, as conclusões devem ser anotadas nos cadernos para posteriormente serem compartilhadas com os demais colegas da turma.
- Na segunda questão as respostas possíveis para a reportagem são: uso de aspas, segundo o entrevistado, segundo fulano, etc. Na terceira questão as possibilidades são o discurso direto e indireto. Na análise do vlog leve os estudantes a perceberem que a grande quantidade de referências a outros textos, estudos, pesquisas são evidências de intertextualidade, pois os textos sempre se referem a outros textos seja de forma implícita ou explícita.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Oriente os estudantes para elegerem um orador por grupo, este fará uma breve exposição das conclusões a que o grupo chegou, lembrando que essa exposição deve se reportar ao tema da aula, “As diferentes vozes do texto”.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e explique que a temática continua a ser o estudo dos aspectos linguísticos e semióticos nos gêneros reportagem de divulgação científica e vlog científico. Instigue-os a responderem aos questionamentos apresentados no slide de introdução do plano: as reportagens são compostas por quais elementos? E os vlogs de divulgação científica?
Aguarde as respostas e faça a devolutiva reforçando os pontos que devem ser observados nos gêneros em estudo. Espera-se que eles respondam que as reportagens são compostas por textos com letras de diferentes tamanhos e cores, imagens, animações, gráficos, entre outros, e que os vlogs podem apresentar narrador, imagens estáticas, imagens em movimento e textos com diferentes tamanhos e cores.
Desenvolvimento
Entre em contato com os alunos e oriente-os a se organizarem em duplas ou trios, para facilitar a interação a distância. Explique que metade da turma fará a investigação das características composicionais da reportagem e outra metade, do vlog, com ênfase nas evidências de diferentes vozes dentro do texto e na intertextualidade.
Envie às equipes as reportagens sugeridas no plano ou outras escolhidas por você, para serem lidas conforme a divisão da turma. Envie às demais equipes o vídeo do vlog científico, escolhido por você, ou aquele sugerido no plano de aula LPO7_10SQA03. Envie também as questões que orientarão as análises: 1. Identifique as vozes presentes no texto: i) das pessoas entrevistadas/consultadas para a construção da argumentação ii) do repórter. 2. Como são inseridas as diferentes vozes no texto? Existem marcas linguísticas nessas inserções? A inserção das diferentes vozes se dá sempre da mesma forma ou existem outras possibilidades? Estabeleça um prazo para que as equipes realizem as análises e enviem a você as respostas.
Fechamento
Para este momento, organize um encontro síncrono ou um grupo de WhatsApp. Oriente os estudantes a elegerem um orador por grupo, que fará uma breve exposição das conclusões a que a equipe chegou, lembrando que essa exposição deve se reportar ao tema da aula: “As diferentes vozes do texto”.
Convite às famílias
Incentive os alunos a dialogarem com os familiares sobre a temática discutida na aula, os estudos realizados e seus posicionamentos sobre a construção desses gêneros. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.