Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como Whatsapp ou e-mail) para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo aqui).
Tema
Envie por WhatsApp ou outro canal de comunicação um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos apresentando o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um curto vídeo/áudio lendo o soneto do slide Introdução. Envie uma cópia a eles e explique, brevemente, o que é um soneto, quem produziu aquele texto e em qual contexto, de acordo com as instruções do slide. Marque os pronomes oblíquos no soneto.
Desenvolvimento
Envie o texto do slide de Desenvolvimento (um cordel) e peça para observarem os termos destacados, verificando que se tratam de pronomes oblíquos. Oriente-os a perceberem em cada texto (do soneto e do cordel) a colocação do pronome, verificando se está antes ou depois do verbo.
Depois, de acordo com a tabela no “material para impressão”, peça para dividirem os casos grifados em próclise (pronome antes do verbo) ou ênclise (depois do verbo). Em seguida, envie um novo áudio dizendo que o cordel, diferentemente do soneto, é um texto informal e por isso faz uso de uma linguagem popular. Ele coloca, por exemplo, o pronome oblíquo no começo da frase, o que configura desacordo com a norma culta. É importante apontar que mesmo em desacordo com a norma culta esse recurso, no cordel, é aceitável, considerando o funcionamento discursivo do gênero.
Fechamento
Para encerrar, peça para os alunos registrarem, por meio de mensagem de texto ou áudio, as conclusões da aula. Por áudio, conclua a atividade registrando os conceitos de próclise e ênclise, de acordo com a Gramática Tradicional.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na resolução das atividades, discutindo e problematizando. Peça para os alunos observarem nas falas dos familiares o uso de ênclise ou próclise, verificando como essas unidades linguísticas funcionam em contexto comunicativo informal, em casa. Neste momento, a participação dos familiares é um recurso imprescindível para o engajamento discente. Sugira que esses momentos em família sejam registrados em vídeos/fotos e peça para os alunos que se sentirem confortáveis para enviarem esses registros no grupo de Whatsapp da turma.