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Plano de Aula
Plano de aula: Carta e outros textos de solicitação
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero CARTA DE SOLICITAÇÃO no campo de atuação na vida pública. A aula, de oralidade, faz parte do módulo de Leitura (abertura).
Materiais necessários: Para esta aula, serão necessárias cópias ou impressões de cada situação-problema (ao menos uma de cada) e um cronômetro ou relógio, para contabilizar o tempo dos debates nas estações.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos misturem o conceito de solicitação ao de reclamação. Além disso, talvez surja a discussão que delimite ‘direito’ e ‘preferência’.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete a pergunta ou redija-a no quadro, para que todos possam lê-la, e apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Solicite que os estudantes se dividam em 4 grupos equilibrados numericamente.
- Projete ou escreva as regras no quadro.
- Peça que um estudante leia-as em voz alta. Se necessário, releia-as para todos.
- A sugestão para essa atividade é de 4 minutos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Pergunte aos estudantes o que eles entendem por “solicitar” e anote algumas respostas no quadro.
- Peça aos estudantes que, livremente e sem o compromisso de acertarem, deem breves exemplos de solicitações que eles já fizeram, da mais simples (como pedir passagem em um transporte) à mais complexa (como solicitar a aprovação de uma lei).
- Depois disso, peça que diferenciem rapidamente “solicitar algo” de “reclamar de algo”. Explique-lhes que farão uma atividade sobre solicitações.
- A sugestão para essa atividade é de 5 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua as situações-problemas nos grupos.
- Enquanto os grupos discutem, reveze-se como ouvinte entre eles. Solicite que o grupo anote as possíveis soluções para as situações apresentadas em cada estação.
- Atente-se para a troca de estações a cada 5 minutos. Se possível, deixe visível para os alunos um cronômetro ou relógio ou ainda combine um sinal para indicar o término do tempo para cada estação.
- Ao final dos 20 minutos de debates, peça que os grupos socializem suas hipóteses de soluções para cada caso (1, 2, 3 e 4).
- Anote-as no quadro.
- Atente-se ao tempo: para que a atividade seja adequadamente finalizada, o tempo total para a dinâmica das estações deve ser de 20 minutos e a discussão geral não pode exceder 15 minutos.
Materiais complementares: Para acessar as situações-problemas que devem ser distribuídas para os alunos, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.
Fechamento
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.
Fechamento
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.
Fechamento
Orientações:
- Depois que os estudantes apontaram suas soluções, projete, uma a uma, as considerações para cada caso. É possível também lê-las ou falá-las livremente.
- Explique aos alunos que a proposta da atividade era que eles percebessem que diferentes considerações terão diferentes canais de comunicação, o que implica, portanto, diferentes gêneros textuais e que um deles, que será trabalhado nas aulas seguintes, é a carta de solicitação.
- Encerre a aula destacando a versatilidade da carta de solicitação na solução de demandas (e não de reclamações).
- O tempo deve ser distribuído entre os quatro casos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO7_03SQA01
Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual. Escolher o modo que for mais acessível aos/às estudantes e às famílias.
Padlet https://youtu.be/ahrXd0Kqwso para o professor
Opcionais: canais para aulas online -- como o Google Meets (acesse tutorial em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) ou o Zoom (acesse tutorial em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200)
Introdução : O que quero? E como peço?
Na introdução ao gênero carta de solicitação, no plano original, a primeira atividade é a organização em grupos para a atividade do desenvolvimento.
No caso do Ensino Remoto (ER), sugerimos que o professor apresente essa divisão de grupos no desenvolvimento e, na introdução motive os/as estudantes ao trabalho com o gênero, fazendo a pergunta da parte inicial do desenvolvimento, no plano original: o que é solicitar? Para isso, enviar aos alunos uma gravação ou um texto sugerindo algumas situações em que seja preciso realizar o ato de fala de “solicitar” e convidando os/as estudantes a lembrar de algumas situações em que eles(as) precisaram fazê-lo oralmente ou por escrito (em casa, na escola, em um transporte ou lugar público). Eles (as) podem também perguntar se alguém na família precisou solicitar algo a um órgão público ou a um prestador de serviço etc. A ideia aqui é que os/as estudantes se aproximem do gênero. Oriente-os a anotar o que conseguirem lembrar ou saber perguntando na família. Reforce a ideia na sua mensagem, escrita ou oral, de que solicitar não é reclamar; (ver explicação no início do plano original).
Desenvolvimento: O que quero? A quem peço? Como peço?
Sugerimos que nesta etapa se inicie a segunda parte do desenvolvimento do plano original, mas com outra dinâmica, mais adequada ao ER. Por isso, antes da atividade, o professor deve orientar como a turma fará o trabalho: a partir de 4 situações-problema (acessar material no plano original) os/as estudantes vão fazer uma discussão. Para isso a classe será dividida em 4 grandes grupos e para cada um deles será determinada uma das situações-problema. Para o trabalho de discussão, cada um desses grupos vai ser dividido em duplas ou trios. Orientamos que essa preparação para a dinâmica seja enviada antes da proposta e das situações problema.
Para analisar a situação-problema que cada dupla ou trio receberá, devem seguir as questões orientadoras: O que quero? A quem peço? Como peço? O professor deve ressaltar, ainda nas orientações, que essas questões levam a analisar nas situações-problema o tema (o que eu /locutor quero/quer solicitar), o interlocutor (a quem se dirige a solicitação), e a qual gênero deve-se recorrer para fazer essa solicitação (seguir o material do plano original para essa parte).
Fechamento: Alinhamento: Os pedidos pressupõem textos de solicitação semelhantes entre si?
Nesta parte seguir a orientação do plano original que é reunir as respostas dos alunos e fazer uma devolutiva mostrando que algumas situações-problema são mais adequadas para o gênero carta de solicitação.
Para compartilhar as respostas, se possível utilize a ferramenta Padlet https://youtu.be/ahrXd0Kqwso em que possa separar 4 murais e colocar as respostas das duplas e trios e ao final os alinhamentos sugeridos no plano original, de modo mais visual.
Caso não utilize essa ferramenta, elabore uma mensagem e reúna as respostas por meio de uma tabela-síntese. O importante é compartilhar as ideias dos alunos e fechar com uma síntese.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os/as estudantes podem recorrer a eles com perguntas sobre fazer solicitações. Explicar que estão estudando “cartas de solicitação” e que para essa aula vão precisar trabalhar colaborativamente, com o(s)/a(s) parceiro(s)(a/as) da dupla/trio, em alguns momentos. É preciso então que reservem o horário da aula para que os /as estudantes não atrapalhem a dinâmica da casa, ou se atrapalhem, e possam fazer uso do celular e internet etc. Informar ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiantar-se e fazer um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os/as estudantes.
Este é o primeiro de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.