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Plano de Aula
Plano de aula: A organização global da carta de solicitação
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de Solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.
Dificuldades antecipadas: É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 20 out. 2018.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 20 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete a questão (você também pode escrever no quadro) e estimule a participação dos alunos. Permita que eles se manifestem livremente sobre diferentes formas de estruturar uma solicitação, inclusive contando brevemente sobre experiências pessoais.
- Instigue-os, à medida em que apresentam possíveis componentes e formas de uma solicitação, a refletir sobre o porquê precisamos solicitar coisas. Essa parte da discussão deve servir de condutor para a próxima etapa do trabalho, na qual analisaremos problemas existentes na estrutura educacional brasileira. Assim, quando a turma chegar a resposta de que é preciso solicitar algo para resolver problemas e/ou melhorar situações, parta para a próxima etapa da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete as charges no quadro ou entregues impressas. Você pode acessá-las nos seguintes links:
Correio do Cidadão – Nº 380, por Tiago Silva. Disponível em https://tiagosilvacartoons.files.wordpress.com/2012/01/mini-charge-nc2ba-380.jpg?w=590&h=318 Acesso em 25 de fevereiro de 2019
http://www.sinsej.org.br/2017/03/problematizando-a-sala-de-aula/
- Pergunte-lhes se conhecem o nome desses textos e onde são publicados. Espera-se que digam que são charges e que comumente são publicadas em jornais, revistas e/ou em sites na internet.
- Peça que apontem quais elementos constroem a comunicação nas charges. Faça-os perceber que a comunicação é composta por imagens, cores e texto e que todas esses elementos são responsáveis pela produção de sentidos.
- Pergunte-lhes se eles sabem qual a função das charges. De forma simplificada, é possível afirmar que as charges buscam retratar questões atuais e relevantes de forma humorística.
- Explique que as charges apontam problemas pelos quais passa a educação no Brasil e, então, peça aos alunos que explorem quais problemas educacionais estão presentes nas três charges.
- Instigue-os a analisar e descrever como em cada charge o problema é representado ao leitor a partir dos elementos que as compõem, tais como desenhos, cores e textos. A seguir, a fim de auxiliar a condução do processo de interpretação, encontram-se breves análises das charges em questão: a charge 1 faz referência ao problema da infraestrutura precária em escolas, que fica evidenciado pelo retrato da sala de aula destruída. Além disso, a escrita na lousa juntamente às falas dos personagens faz uma crítica à falta de resoluções para esse problema. No caso da charge 2, há referência ao problema da superlotação das salas de aula a partir dos desenhos. A fala do professor remete à dificuldade em se dar aulas nesse contexto. Por fim, a charge 3 aborda a questão da má remuneração a professores, o que fica evidente na caracterização de um professor em situação de pobreza, Além disso, na lousa há informações contraditórias entre a condição econômica do país no âmbito mundial e os baixos salários da carreira docente. Em todas as charges é possível notar as expressões de tristeza nos rostos dos personagens e as cores frias utilizadas, que podem ser interpretadas como remetendo a tristeza.
Materiais complementares
Correio do Cidadão – Nº 380, por Tiago Silva. Disponível em https://tiagosilvacartoons.files.wordpress.com/2012/01/mini-charge-nc2ba-380.jpg?w=590&h=318 Acesso em 25 de fevereiro de 2019
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Faça as perguntas do slide aos alunos e sistematize na lousa as respostas obtidas, organizando-as em três colunas: problemas; responsáveis pela resolução; formas de solicitar a resolução dos problemas ao responsável. Essa tabela auxiliará os grupos na análise posterior das diferentes cartas de solicitação. Além dos problemas relacionados à infraestrutura escolar, à remuneração do professor e à superlotação das salas de aula, instigue os alunos a pensar em pontos que gostariam que fossem melhores na escola em que estudam. Sistematize as respostas na primeira coluna da tabela feita no quadro. Em seguida, para o preenchimento da segunda coluna da tabela, pergunte a eles quem poderia resolver esses problemas. Algumas respostas possíveis são: direção da escola, professores, pais, comunidade, prefeito, governos e presidente. Por fim, para a última coluna da tabela, pergunte à turma quais seriam as formas possíveis de fundamentar a solicitação de resolução do problema ao responsável. Ajude-os a entender que descrever o problema, relatar situações que envolvem o problema e/ou explicar os impactos do problema na vida dos envolvidos são formas de argumentar em favor da necessidade de uma resolução.
- Após a conclusão da tabela, peça que os estudantes se organizem em duplas ou trios. Caso tenham dificuldade no processo, estabeleça critérios como: o primeiro e o último números da chamado, o segundo e o penúltimo, e assim sucessivamente.
- Explique-lhes que, ao fim dessa atividade, eles serão convidados a uma reflexão.
Materiais complementares: Você encontra as cartas para impressão aqui. Se preferir, é possível projetar no quadro as cartas. Elas se encontram nos slides seguintes.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete no quadro as cartas de solicitação que estão nos próxims slides e leia para a sala ou solicite que um estudante o faça.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 10 minutos, para a leitura das duas cartas.
- Entregue para os alunos a versão que você encontra nos materiais complementares, com a tabela que deverão utilizar para a atividade. Tendo em vista o movimento investigativo e analítico da atividade de preparação, peça-lhes que analisem as cartas de solicitação separadas para essa atividade, a partir dos elementos constituintes da tabela e anotem suas observações. É importante que, para cada uma das cartas, os estudantes caracterizem quais problemas educacionais são nelas retratados, quem é, segundo a carta, responsável por resolver esses problemas e como o autor fundamentou sua solicitação ao responsável. Oriente os estudantes a utilizar a tabela de possibilidades montada na lousa para auxiliar nas análises. Para tanto, eles terão 20 minutos.
Materiais complementares: Você encontra as cartas para impressão aqui. Se preferir, é possível projetar no quadro as cartas. Elas se encontram nos slides seguintes.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para os alunos a versão que você encontra nos materiais complementares, com a tabela que deverão utilizar para a atividade. Tendo em vista o movimento investigativo e analítico da atividade de preparação, peça-lhes que analisem as cartas de solicitação separadas para essa atividade, a partir dos elementos constituintes da tabela e anotem suas observações. É importante que, para cada uma das cartas, os estudantes caracterizem quais problemas educacionais são nelas retratados, quem é, segundo a carta, responsável por resolver esses problemas e como o autor fundamentou sua solicitação ao responsável. Oriente os estudantes a utilizar a tabela de possibilidades montada na lousa para auxiliar nas análises.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para os alunos a versão que você encontra nos materiais complementares, com a tabela que deverão utilizar para a atividade. Tendo em vista o movimento investigativo e analítico da atividade de preparação, peça-lhes que analisem as cartas de solicitação separadas para essa atividade, a partir dos elementos constituintes da tabela e anotem suas observações. É importante que, para cada uma das cartas, os estudantes caracterizem quais problemas educacionais são nelas retratados, quem é, segundo a carta, responsável por resolver esses problemas e como o autor fundamentou sua solicitação ao responsável. Oriente os estudantes a utilizar a tabela de possibilidades montada na lousa para auxiliar nas análises.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para os alunos a versão que você encontra nos materiais complementares, com a tabela que deverão utilizar para a atividade. Tendo em vista o movimento investigativo e analítico da atividade de preparação, peça-lhes que analisem as cartas de solicitação separadas para essa atividade, a partir dos elementos constituintes da tabela e anotem suas observações. É importante que, para cada uma das cartas, os estudantes caracterizem quais problemas educacionais são nelas retratados, quem é, segundo a carta, responsável por resolver esses problemas e como o autor fundamentou sua solicitação ao responsável. Oriente os estudantes a utilizar a tabela de possibilidades montada na lousa para auxiliar nas análises.
Desenvolvimento
Orientações:
- Entregue para os alunos a versão que você encontra nos materiais complementares, com a tabela que deverão utilizar para a atividade. Tendo em vista o movimento investigativo e analítico da atividade de preparação, peça-lhes que analisem as cartas de solicitação separadas para essa atividade, a partir dos elementos constituintes da tabela e anotem suas observações. É importante que, para cada uma das cartas, os estudantes caracterizem quais problemas educacionais são nelas retratados, quem é, segundo a carta, responsável por resolver esses problemas e como o autor fundamentou sua solicitação ao responsável. Oriente os estudantes a utilizar a tabela de possibilidades montada na lousa para auxiliar nas análises.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a tabela para que todos possam estabelecer comparação entre suas anotações e essas referências parciais. É importante que eles entendam que as anotações do quadro/slide são referências e não gabaritos. Ou seja, não é necessário que as copiem ou que desconsiderem suas anotações. O caráter dialógico-reflexivo da atividade é o grande ganho.
- O tempo sugerido para essa atividade é de 5 minutos.
Observação ao professor:
É importante observar, aqui, que "qualidade de relato” está diretamente relacionada à “qualidade de argumento". O autor da carta, ao explicar sua percepção dos fatos e/ou do problema abordado, é estratégico em sua persuasão. Em uma carta de solicitação, o autor convida o destinatário a olhar a questão pela ótica dele. Para isso, é preciso relatar. Assim, os relatos das cartas do plano são os fundamentos, as justificativas, os argumentos, que embasam as solicitações feitas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Após a exposição da tabela-referência, peça-lhes que levantem hipóteses para a pergunta projetada.
- Após o último debate, peça aos grupos que compartilhem brevemente as conclusões a que chegaram.
- Por fim, feche a discussão destacando o fato de que toda solicitação precisa de argumentação que a sustente, ou seja, que comprove sua validade e pertinência. Para isso, entre as muitas estratégias possíveis na construção da argumentação, utiliza-se o relato como uma ferramenta adequada para esse fim. Eles devem entender que a solicitação de algo exige argumentação, fundamentação, a fim de comprovar sua validade e pertinência.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários:
- Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias;
- Padlet (tutorial disponível aqui) para o professor;
- Google Docs: editor de texto compartilhado e colaborativo (tutorial disponível aqui) para professor e estudantes;
- Quizizz: um game de perguntas e respostas (tutorial disponível aqui) para professor e estudantes.
Opcionais:
- Canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
- Loon for Chrome (tutorial disponível aqui) para o professor.
Introdução: “Do que é feita uma solicitação?” e “Há problemas aqui! Vamos analisar algumas imagens”
No plano original, a introdução se dá por meio de dois slides; nesta adaptação, sugerimos que junte as duas propostas numa mesma ação para introduzir esta aula. Utilize para isso as charges indicadas sobre questões da educação brasileira, cujos links se encontram em materiais complementares. É possível utilizá-las, uma vez que tratam de questões estruturais que se mantêm atualmente, ou manter o tema “educação brasileira” e “gênero charge” indo direto para as orientações do slide 3, seguindo as orientações que ali estão.
Além de apresentar o gênero e levantar os problemas que as charges escolhidas apontam, aproveite este momento para motivar a curadoria e solicitar que os estudantes procurem na internet charges atuais sobre a educação, oferecendo-lhes alguns links confiáveis e trazendo a questão da curadoria confiável para a discussão também. Solicite que enviem respostas a algumas perguntas (seguindo plano original, o que seria feito oralmente) e as charges que selecionaram na web.
Faça uma seleção daquelas que achar mais adequadas e pertinentes ao tema “educação brasileira” e compartilhe com os alunos. Para compartilhar as respostas, se possível, utilize a ferramenta Padlet para colocar as respostas e as charges, para que ampliem seu repertório sobre esse gênero. Caso não utilize essa ferramenta, elabore uma mensagem e reúna as respostas por meio de uma tabela-síntese, além das charges. O importante é compartilhar as ideias dos estudantes.
Para o fechamento desta etapa, envie um áudio/vídeo ou texto escrito mostrando como identificar nessas charges os problemas que elas evocam, respondendo à pergunta 1 do slide 1 do desenvolvimento e à pergunta do slide 1 da introdução, fazendo uma síntese e ressaltando que toda solicitação parte da percepção de algum(ns) problema(s) e da necessidade de buscar solução para ele(s). Lembre-se de estipular um prazo para essas atividades e informe aos alunos que, na próxima etapa da aula, vão trabalhar em duplas ou trios (veja as orientações do plano original, no slide 1 do desenvolvimento).
Desenvolvimento: Qual é a forma eficiente de construir uma solicitação? Basta apenas solicitar ou é preciso justificar, fundamentar essa solicitação, por meio da elaboração de uma argumentação?
Sugerimos que inicie o desenvolvimento a partir do plano original, com o envio das cartas que serão analisadas pelos estudantes em uma dinâmica mais adequada ao ER. Por isso, antes da atividade, o professor deve orientar como a turma fará o trabalho: a partir da análise de 2 cartas de solicitação (acesse o material complementar no plano original), os estudantes devem compreender que descrever o problema, relatar situações e/ou explicar os impactos do problema na vida das pessoas são formas de argumentar em favor da necessidade de uma resolução. Para isso, a classe será dividida em 2 grandes grupos e para cada um deles será determinada uma carta. Para o trabalho de análise, cada um desses grupos vai ser dividido em duplas ou trios. Orientamos que essa preparação para a dinâmica seja enviada antes da proposta e das cartas.
Para analisar as cartas, envie aos estudantes as tabelas que se encontram no material complementar. Os estudantes podem compartilhar essa tabela e preenchê-la conjuntamente por meio do Google Docs, editor de texto compartilhado e colaborativo (essa etapa corresponde aos slides 2 a 6 do desenvolvimento do plano original).
Solicite que baixem a tabela preenchida por eles e lhe enviem por e-mail.
Para dar uma devolutiva e para que possam se autocorrigir, apresente uma tabela-resposta com a síntese do que é importante destacar (veja o slide 7 do desenvolvimento do plano original): nas duas cartas, o relato que fundamenta a solicitação como mecanismo de argumentação. Você pode usar, para esse compartilhamento, a ferramenta Loon for Chrome, que grava sua tela e possibilita dar destaques. Envie esse pequeno vídeo aos estudantes.
Fechamento: Por que as duas cartas utilizam o relato como base para a argumentação?
Para fazer um breve fechamento, proponha um Quizizz, game de perguntas e respostas, para que os estudantes respondam à questão sugerida no plano original. Você deverá elaborar as alternativas de modo a fazê-los refletir. Ao final, comente cada uma das respostas e o gabarito, destacando que o relato traz para a argumentação, na carta de solicitação, um dado de realidade a partir da descrição de um fato ocorrido, o que serve para convencer o interlocutor da necessidade de encontrar uma resolução para o problema.
Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas por mensagem que os estudantes vão pesquisar na web algumas charges sobre a educação brasileira. Explique que eles continuam estudando “cartas de solicitação” e que, para essa aula, vão precisar trabalhar colaborativamente, com os parceiros da dupla/trio, em alguns momentos. É preciso, então, que acompanhem a pesquisa na web e reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Informe ainda se haverá sequência dessas atividades relativas à carta de solicitação. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.