Atividade - Revisão de algumas características do estilo do gênero notícia
Plano de Aula
Plano de aula: A ordenação dos eventos relatados e algumas marcas linguísticas de imparcialidade na notícia
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia online e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Notícias online previamente escolhidas pelos estudantes, computador com acesso à internet, projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em perceber os efeitos de sentido de imparcialidade, pois não costumam prestar atenção às marcas linguísticas que produzem estes efeitos.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso - Notícia. São Paulo: FTD, 2001.
FARIA, M. A.; Zanchetta Jr., J. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos, mostrando-lhes este slide.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Para que os alunos possam relembrar o que já estudaram sobre as características do estilo do gênero Notícia, faça-lhes as perguntas contidas neste slide.
- Discuta estas questões com a turma, procurando fazer com que os estudantes relembrem o que é o estilo de um texto, ou seja, fazendo-os relembrar que o estilo consiste nas escolhas linguísticas que fazemos para dizer aquilo que queremos dizer, com o intuito de produzir os efeitos de sentido desejados.
- Procure, também, durante a discussão, fazer com que os discentes relembrem de especificidades do estilo da notícia, as quais já foram vistas em aula, a saber: a ordenação dos fatos no texto noticioso e algumas marcas linguísticas que produzem o efeito de sentido de imparcialidade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Oriente os estudantes a selecionar, antes desta aula, uma ou duas notícias online. Se, na escola, não houver computadores com acesso à internet para que os alunos possam acessar as notícias que eles escolheram previamente, e/ou se eles não tiverem celulares com acesso à internet, solicite aos discentes que imprimam as notícias online selecionadas a fim de que possam (re)lê-las para fazer as atividades propostas nesta aula.
- Organize os alunos em duplas.
- Proponha que, em cada dupla, cada aluno leia a(s) notícia(s) selecionada(s) por ele e pelo colega. Assim, cada aluno lerá de duas a quatro notícias.
- Depois que os discentes tiverem lido as notícias, distribua-lhes cópias da atividade intitulada “Revisão de algumas características do estilo do gênero notícia” e oriente as duplas a responderem as questões propostas nesta atividade.
- Enquanto os alunos fazem esta atividade, caminhe pela sala de aula para observar as discussões das duplas, para fazer intervenções se necessário e para esclarecer eventuais dúvidas deles.
- Assim que as duplas terminarem de fazer a atividade, convide alguns alunos a ler suas respostas em voz alta e discuta-as com a turma.
- Durante a discussão, com base nas respostas dos discentes, explique-lhes que:
- Na notícia, os fatos não são relatados na ordem em que ocorreram (ordem cronológica), mas, sim, em ordem decrescente de relevância dos fatos. Este é um recurso que tem como objetivo atrair a atenção do leitor e, como nem sempre os fatos mais interessantes são os que aconteceram primeiro, os jornalistas optam por relatar, primeiramente, os fatos que eles supõem que sejam mais interessantes para o leitor e, portanto, mais importantes.
- A manchete (ou título) da notícia quase sempre usa verbos no presente, pois, assim, produz o efeito de sentido de atualidade e atrai a atenção do leitor.
Já no corpo do texto noticioso, por sua vez, empregam-se, sobretudo, verbos no pretérito (passado), porque, para dar maior credibilidade à notícia, é necessário situar no tempo (e no espaço) os fatos narrados. Daí a necessidade de dizer, com precisão, quando ocorreu o fato relatado. - Os fatos, no texto noticioso, costumam ser relatados em terceira pessoa, a fim de que os jornalistas demonstrem certo distanciamento no tocante ao fato relatado, o que produz o efeito de sentido de neutralidade.
- Também para produzir o efeito de sentido de imparcialidade, na notícia, evita-se o uso de adjetivos, uma vez que eles poderiam deixar transparecer a opinião do jornalista (e/ou do jornal/revista/portal de notícias para o qual ele escreve). Isso comprometeria a credibilidade do texto noticioso.
- Ademais, podem ser reproduzidas, na notícia, as falas das pessoas envolvidas com o fato noticiado (discurso direto). Este também é um recurso estilístico que produz o efeito de sentido de neutralidade, pois é como se o jornalista se isentasse da responsabilidade pelo que é dito no texto.
- Ainda com o propósito de demonstrar imparcialidade, o texto noticioso vale-se, sobretudo, de substantivos e verbos.
Materiais complementares: Para acessar a atividade “Revisão de algumas características do estilo do gênero notícia”, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações:
- Para encerrar a aula, organize a turma em dois grupos e proponha-lhes um quiz com perguntas sobre as características do estilo do gênero Notícia.
No arquivo que colocamos em Materiais complementares, há alguns exemplos de perguntas. Mas, caso prefira, elabore outras questões. - Divida o quadro em duas partes e, escreva, numa delas, “grupo A”; na outra parte, escreva “grupo B”.
- Faça uma pergunta de cada vez para a turma. Os alunos decidem, entre eles, quem começa a respondê-las: o grupo A ou o grupo B (para isso, podem “tirar par ou ímpar”, por exemplo).
- Decidido qual grupo responderá a primeira questão, faça-lhe esta pergunta e dê apenas poucos segundos para que o grupo a responda. Se o grupo responder corretamente, ganha 1 ponto (que você marcará no quadro). Se, no entanto, o grupo der uma resposta incorreta, não ganha nenhum ponto e passa ao outro grupo a vez de responder. Se o outro grupo acertar a resposta à questão, ele ganha 1 ponto. Se errar, também não ganha nenhum ponto.
- Repita este procedimento até que os grupos tenham respondido todas as perguntas e anote, no quadro, os pontos que cada grupo conseguiu.
- Ao final, será vencedor o grupo que tiver mais pontos.
- Se quiser, leve um prêmio para dar ao grupo que vencer o quiz. Pode ser um prêmio simbólico, como uma caixa de bombons, por exemplo. Se achar conveniente, leve, também, um prêmio de consolação para o grupo que perdeu o quiz.
Materiais complementares: Para acessar as perguntas do quiz, clique aqui.
Para acessar as respostas do quiz, clique aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou PowerPoint, ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos; Google Forms, para criar um quiz (acesse o tutorial disponível aqui). Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui); aplicativo Kahoot, para criação do Quiz (tutorial disponível aqui).
Introdução: Relembrando algumas características do estilo do gênero notícia
Envie aos alunos um áudio ou um e-mail com os questionamentos apresentados no plano original, no slide da introdução. Peça também que se organizem em duplas ou trios para que troquem ideias e respondam aos questionamentos. Ainda nesse áudio ou e-mail, solicite que os alunos pesquisem e leiam uma ou duas notícias.
Envie, por e-mail, a atividade de revisão das características do estilo do gênero notícia, disponível na seção materiais e atividades, e peça que a façam em duplas ou trios. Estabeleça um prazo para que o estudo seja realizado e devolvido a você, também por e-mail ou por WhatsApp, por meio de uma fotografia.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Discutindo sobre o estilo do gênero notícia
Ao receber as atividades realizadas, proceda a leitura e correção. É importante que cada dupla ou trio tenha uma devolutiva com seus comentários. Como se trata de uma atividade de revisão, faça uma lista das principais fragilidades apresentadas nos trabalhos dos alunos, para que esses pontos possam ser reforçados por você no próximo passo da aula.
Então, prepare uma exposição das principais características do estilo do gênero notícia, com muitos exemplos. Para isso, oriente-se pelo plano original. Na seção desenvolvimento, há um detalhamento do que deve ser discutido sobre os recursos linguísticos e semióticos do gênero notícia. Essa exposição pode ser realizada em PowerPoint ou Word, e enviada por meio de um arquivo, por e-mail, ou ainda ser feita em vídeo ou áudio, e enviada pelo WhatsApp aos alunos.
Fechamento: Vamos fazer um quiz?!
Siga o plano original e proponha a realização de um quiz sobre as principais características do estilo do gênero notícia, utilizando as perguntas sugeridas nos materiais complementares do plano. Envie o formulário do Google Forms aos alunos, para que eles respondam em duplas ou trios.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar e compartilhar com a família o estudo sobre a importância de ser um leitor crítico de textos noticiosos. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar a criticidade e nível de letramento.