Lista de sites de notícias
Plano de Aula
Plano de aula: A notícia online e seus elementos hipertextuais e hipermidiáticos
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam procurar notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, talvez, dificuldade em escolher uma ou mais notícias, porque a variedade de sites noticiosos é muito grande.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.
GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.
NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos estudantes, mostrando-lhes este slide.
Observações ao professor:
- Como esta é a segunda aula sobre a construção composicional do gênero notícia online, convém relembrar quais são os elementos que compõem os gêneros discursivos. Segundo Rojo e Barbosa (2015), com base em Bakhtin e Volochinov (1981), pode-se afirmar que os gêneros são compostos por três elementos indissociáveis, a saber:
- a forma/estrutura de composição, que se refere à organização e ao acabamento do texto como um todo. A forma de composição de um texto está relacionada, basicamente, à sua macroestrutura e à progressão temática. No que concerne à notícia online, é possível dizer que se trata de um gênero multimodal (isto é, que se utiliza de recursos verbais e não verbais) que, em meio digital, se organiza em blocos noticiosos , e que, em meio impresso, se organiza em colunas. A macroestrutura da notícia caracteriza-se, geralmente, por uma pirâmide invertida, ou seja, as informações mais relevantes são colocadas logo no início do texto, e as menos importantes são colocadas ao final. Essa macroestrutura, em geral, apresenta as seguintes partes: título ou manchete; lide ou lead (normalmente, o primeiro ou os dois primeiros parágrafos da notícia, que buscam responder as questões: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?); e corpo do texto (o desdobramento das perguntas cujas respostas foram brevemente colocadas no lide). Além disso, elementos hipertextuais (hiperlinks) e hipermidiáticos (vídeos, sons etc.) também fazem parte da estrutura composicional da notícia online;
- o tema (ou conteúdo temático), que consiste no conteúdo ou tópico principal do texto, inferido a partir da valoração que o autor lhe atribui. Desse modo, o tema está sempre vinculado ao contexto em que o texto foi produzido. Portanto, a compreensão do conteúdo temático de um texto requer, do leitor, conhecimentos sobre o contexto em que o autor o escreveu. No caso das notícias online, para que o leitor possa entender o tema do texto, é importante que ele conheça, ainda que minimamente, o jornal/revista/portal de notícias em que o texto circula e que ele saiba quando e onde ocorreu o fato relatado, pois isso será essencial para que o leitor identifique e compreenda qual é o assunto da notícia online e qual avaliação o jornalista (ou o jornal/revista/portal de notícias para o qual ele trabalha) faz do tema noticiado;
- o estilo, que diz respeito às escolhas linguísticas que fazemos para dizer o que pretendemos dizer, a fim de produzir o sentido desejado. Em se tratando de notícias online, algumas escolhas linguísticas muito frequentes nesse gênero são, por exemplo, o uso do tempo presente nas manchetes, o emprego da terceira pessoa, entre outras.
- Nesta aula, será tratada apenas a estrutura composicional da notícia.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Para introduzir o tema da aula e saber quais são os conhecimentos prévios dos estudantes sobre esse tema, faça à turma a pergunta contida neste slide.
- Comente as respostas dos alunos se necessário, fazendo-os relembrar que a notícia online é um texto multimodal, constituído por elementos verbais e não verbais.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua-lhes uma lista de sites de notícias. No link abaixo (materiais complementares), colocamos uma pequena lista de sites de jornais e portais de notícias. Trata-se de uma lista sugerida. Então, se preferir, escreva, antes desta aula, a sua própria lista.
- Explique-lhes que deverão escolher, explorando os sites da lista, duas ou três notícias. Para tanto, eles precisarão de acesso à internet. Por isso, caso a escola não disponha de um laboratório de informática, ou caso os alunos não tenham celulares/computadores com acesso à internet, oriente os discentes a escolherem, antes desta aula, duas ou mais notícias nos sites que constam na lista.
- Depois que os grupos tiverem escolhido as notícias online, solicite-lhes que discutam as questões contidas neste slide. Durante a discussão, os alunos devem anotar as respostas em seus cadernos, porque, posteriormente, deverão apresentá-las à turma.
- Enquanto os grupos discutem as questões propostas, observe as respostas deles e, caso eles tenham dúvidas, procure esclarecê-las.
- Após as discussões nos grupos, proponha que cada grupo apresente suas respostas à turma. Comente as respostas, complementando-as quando necessário.
- Ao comentá-las, relembre aos alunos que o título da notícia também pode ser chamado de manchete e tem como objetivo atrair a atenção do leitor.
- Explique-lhes que as notícias online são compostas por blocos hipertextuais e hipermidiáticos que permitem ao leitor uma leitura não linear e maiores possibilidades de escolha no que se refere ao caminho a ser percorrido durante a leitura, rompendo com a tradicional leitura linear, típica dos jornais e revistas impressos.
- É provável que os estudantes não saibam a diferença entre hipertexto e hipermídia. Por isso, a partir das respostas dos grupos às questões propostas anteriormente, explique-lhes que o hipertexto consiste em “um conjunto de nós de significações interligados por conexões entre palavras, páginas, fotografias, imagens, gráficos, sequências sonoras etc.” (NOJOSA, 2016, p. 74). Já a hipermídia “é vista como um audiovisual, um meio e uma linguagem, e faz uso do som e da imagem para comunicar” (GOSCIOLA, 2016, p. 107).
- Comente com os alunos que a principal vantagem da leitura não linear, possibilitada pelo hipertexto e pela hipermídia, diz respeito à ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados, já que o leitor pode fazer diferentes percursos de leitura. É importante que, durante a discussão, os estudantes reflitam sobre o fato de que “a narrativa não linear pode nos permitir abrir novas ‘janelas’ de conhecimento e, quem sabe, proporcionar um olhar mais complexo e menos preconceituoso sobre o mundo” (CANAN, 2016, p. 143).
Materiais complementares: Para acessar a lista de sites noticiosos que preparamos, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Para encerrar a aula, faça uma revisão do que foi estudado, solicitando aos discentes que respondam a pergunta contida neste slide.
- Convide alguns alunos a responderem oralmente essa questão diante da turma e oriente todos os estudantes a anotarem suas próprias respostas.
- Durante essa revisão, retome as definições de hipertexto e de hipermídia, esclarecendo que o primeiro consiste, basicamente, em hiperlinks (os nós que ligam palavras, páginas, fotografias etc.), e a segunda pode ser considerada um audiovisual, constituída por som e imagem (vídeos, por exemplo).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Hipertexto e hipermídia na composição da notícia online
Para a proposta de aplicação deste plano no ensino remoto, efetuamos uma inversão na proposta original.
Organize a turma em equipes e envie-lhes, por WhatsApp ou e-mail, a lista de sites de notícia que consta na seção desenvolvimento do plano de aula original, juntamente com os questionamentos que acompanham o segundo slide e suas instruções sobre a aula. Grave um áudio em que explique que a tarefa será selecionar e ler duas ou três notícias, na lista de sites enviada, e discutir as questões propostas. Explique também que eles deverão anotar as observações e discussões do grupo para apresentar aos colegas. Durante as discussões efetuadas pelos grupos, eleja um porta-voz que possa entrar em contato com você para tirar dúvidas ou compartilhar as ideias do grupo. Peça que os grupos troquem entre si o resumo das discussões e conclusões. Isso pode ser feito de diversas formas: por áudios, por uma foto das anotações em uma cartolina ou por meio de um vídeo gravado. Discuta com os alunos a forma mais acessível para todos.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Vamos falar sobre como se compõe a notícia online?
Agora que os alunos já acessaram as notícias online, efetuaram a leitura, discussão e compartilharam, entre si, o resumo das discussões e as conclusões, faça a devolutiva geral, por meio de um áudio ou de uma apresentação a ser enviada por e-mail, comparando os pontos de vista dos alunos e explicitando o conhecimento prévio demonstrado por eles sobre a composição da notícia online. Aproveite também essa devolutiva para expor aos alunos os aspectos da composição da notícia online, por blocos hipertextuais e hipermidiáticos. Conforme orientação do plano original, explicite as diferenças entre hipertexto e hipermídia e não deixe de comentar sobre a principal vantagem da leitura não linear, permitida pelo hipertexto e hipermídia: a ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados.
Uma ideia simples para esta parte da aula é preparar slides e fazer um vídeo com sua apresentação e explicação para ser compartilhado com os alunos, por e-mail ou WhatsApp.
Fechamento: Para que servem o hipertexto e a hipermídia?
Como fechamento, envie um áudio aos alunos com a seguinte pergunta: para que servem o hipertexto e a hipermídia? Peça que respondam individualmente e que relatem também qual foi a experiência de navegar em um hipertexto noticioso. Assim, você conseguirá perceber o envolvimento de cada aluno com a atividade e ainda se aproximar de cada um deles.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com a família sobre a prática de ler na Internet, sobre como é navegar nos links. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Vieira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A notícia online e seus elementos hipertextuais e hipermidiáticos
Finalidade da aula: Selecionar algumas notícias online para identificar hipertextos e hipermídias presentes nessas notícias e para compreender as funções desses elementos nos textos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam procurar notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos terão, talvez, dificuldade em escolher uma ou mais notícias, porque a variedade de sites noticiosos é muito grande.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.
GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.
NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.