Atividade para impressão - Atividade 1
Plano de Aula
Plano de aula: A modalização aplicada ao gênero Regimento escolar por meio de verbos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar e no campo Atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Caderno dos alunos e os materiais a ser utilizados nas aulas cujos links estão aqui e aqui.
Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: A linguagem técnica pode se apresentar como obstáculo para a compreensão do texto, além da abstração a que pode chegar o aluno ao analisar os aspectos que envolvem a modalização nos textos de Regimento escolar.
Referências sobre o assunto:
Portal educação - Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
BAIRROS, Mariângela. Gomes, Maria Beatriz. Regimento escolar e projeto político pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Propicie que os alunos se posicionem sobre a informação do tema da aula. Não será necessário intervir em busca de um objetivo, uma vez que esta etapa é fundamentalmente exploradora.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Separe os alunos em duplas. Esta separação possibilita maior diálogo entre os alunos, uma vez que será importante a troca de ideias para a atividade.
- Entregue a folha de atividade que consta nos Materiais complementares, logo abaixo, para cada aluno (não uma por dupla).
Materiais complementares: Texto para a impressão neste link.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos.
Orientações:
- Projete o texto do slide atual ou imprima-o e distribua aos alunos. O conteúdo do presente slide pode ser encontrado nos Materiais complementares, logo abaixo.
- Leia com os alunos o texto do slide. Elucide possíveis dúvidas vocabulares e peça aos alunos que atentem aos elementos da modalização.
- Na sequência, leia o enunciado da atividade que consta na folha que foi entregue aos alunos. Ele está em negrito.
- Explique aos educandos que a atividade simula um fato bastante comum nas escolas que é a troca no comando da direção. Explique, ainda, que mudanças no regimento também são comuns, pois escolas são instituições que devem evoluir sempre, acompanhando a evolução da sociedade.
- Leia o restante do texto da atividade com os alunos.
- Proponha às duplas que conversem sobre como realizar as alterações de modo a obter o resultado esperado pelo diretor. No entanto, é importante manter a estruturação tipológica do Regimento, ou seja, a formalidade textual e a configuração dos modos e tempos verbais que conferem ao texto sua autenticidade.
- Ressalte que o texto deve ser alterado apenas para atribuir-lhe o caráter deôntico solicitado.
- Os alunos podem realizar as respostas à atividade em seu próprio caderno em folha específica destinada pelo professor.
- Restando 15 minutos para o final desta etapa, compartilhe as respostas dos alunos selecionando duas passagens do Regimento alteradas por cada dupla.
- Ao término da leitura de cada item, analise, juntamente com a classe, se o objetivo proposto pelo diretor foi alcançado.
Materiais complementares: Texto para a impressão neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Projete o slide atual ou copie seu conteúdo no quadro.
- Solicite aos alunos que reflitam sobre o questionamento proposto.
- Compartilhe oralmente as respostas. Espera-se que os alunos notem que a modalização mudou completamente os aspectos textuais. As mudanças foram impactantes, pois estabeleceram novos parâmetros como no caso do uso do uniforme escolar. Inicialmente era permitido, após as mudanças, tornou-se necessário.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula de uma sequência sobre o gênero Regimento Escolar, e diz respeito à análise linguística e semiótica da modalização.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Aplicativo Loom para gravar sua tela e preparar videoaulas (tutorial disponível aqui).
Introdução: A modelização e a intencionalidade no Regimento Escolar
Como estamos adaptando os planos de aula para uma modalidade remota de ensino e muitas vezes não podemos prever as dificuldades dos alunos na hora da realização das atividades de análise linguística, sugerimos que, antecipadamente, grave uma videoaula utilizando a ferramenta Loom, revisando alguns conteúdos que julgar necessários para o desenvolvimento desta aula, como as classes de palavras: advérbios, adjetivos e verbos (retomando as modalidades deônticas de proibição, possibilidade, obrigatoriedade e os valores dos tempos verbais relacionados). Com esse aplicativo, é possível gravar sua tela com uma apresentação de PowerPoint, de modo que sua imagem apareça em um canto da tela, juntamente com seu áudio. Se optar por essa ação, grave uma aula não muito extensa, mas com muitos exemplos dos efeitos de sentido produzidos por esses elementos gramaticais no texto.
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, e explique que nas próximas três aulas eles irão estudar os efeitos da modalização textual no gênero Regimento Escolar, de modo a compreender como os modalizadores contribuem para a construção de sentidos e para o cumprimento da intencionalidade. Então, envie aos alunos, por e-mail, o arquivo disponível em materiais complementares, do plano LPO7_04SQA07, juntamente com a atividade do segundo slide do desenvolvimento do mesmo plano, que precisa ser digitada por você em um documento de Word. Envie aos alunos também as orientações, conforme apresentadas no plano, para realizarem a atividade. Oriente que formem duplas ou trios para discutirem a temática. Estabeleça um prazo para que as atividades sejam realizadas e devolvidas a você.
Como devolutiva desta etapa, grave um vídeo ou áudio comentando as respostas dos alunos e completando a análise, ressaltando pontos importantes nos quais os alunos tenham demonstrado fragilidade de comprensão. Explique, em seguida, que textos são sempre norteados por intenções e que, no caso dos trechos de Regimento Escolar analisados, a intencionalidade se deu no uso das classes de palavras (adjetivo, advérbio e verbos), mas que nas duas próximas etapas o foco será no caráter deôntico, visto por último, pois trata-se de um recurso muito característico ao texto de Regimento Escolar e possui muitos aspectos a serem descobertos.
Se possível, organize para esse fechamento um encontro síncrono, para que os alunos tenham oportunidade de expressar suas considerações sobre o que aprenderam.
Desenvolvimento: A obrigação e a possibilidade no Regimento Escolar
Para esta etapa, conforme orientado no plano LPO7_04SQA08, o ideal é que os alunos trabalhem em grupos ou trios. Por isso, estimule os alunos a interagirem entre seus pares para realizarem as atividades. Envie, por e-mail, as orientações para a aula, juntamente com o arquivo da atividade, disponível nos materiais complementares do plano LPO7_04SQA08. Estabeleça um prazo para que a atividade seja realizada e devolvida a você. Após a entrega da atividade, organize uma devolutiva, se possível em um momento síncrono, para que os alunos possam interagir. Pode ser até mesmo em um vídeo gravado no Loom, no qual você apresenta o texto da resolução da atividade comentando as respostas dos alunos e ressaltando pontos importantes da análise, conforme aqueles apontados no plano original. Nessa devolutiva, aproveite para apresentar aos alunos outras possibilidades de análise, como aquelas trazidas no plano original, no slide final do desenvolvimento e no slide de fechamento do plano.
Fechamento: A modalização textual a serviço de um projeto de escola
Para a etapa final, aplique a atividade do plano LPO7_04SQA09. Envie aos alunos, por e-mail, os arquivos disponíveis nos materiais complementares do plano original. Envie também um áudio explicando a atividade e estimulando-os a realizarem-na, em duplas, de forma que possam interagir e conversar sobre como realizar as alterações no texto para se obter o resultado esperado. Ressalte a importância de manterem a estruturação tipológica do Regimento, ou seja, a formalidade textual e a configuração dos modos e tempos verbais que conferem ao texto sua autenticidade. Estabeleça um prazo para que a atividade seja feita e devolvida. Ao final, organize uma devolutiva comentando as atividades dos alunos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a terem um diálogo com os familiares sobre o Regimento Escolar, sobre seu caráter democrático e regulador do funcionamento da escola. Esse será um importante momento para os alunos questionarem os responsáveis sobre sua efetiva participação junto à comunidade escolar. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.