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Plano de Aula
Plano de aula: A linguagem técnica de textos normativos e legais
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento Interno e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Dicionários (impressos ou online) e cópias dos arquivos que estão anexados.
Informações sobre o gênero: “O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma Instituição Escolar. . É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento Escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, através das Instâncias Colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola.”
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: o controle do tempo é fundamental para a atividade, portanto, precisa da mediação direta do professor.
Referências sobre o assunto:
<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657> Acesso em 01 de julho de 2018.
<http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_gestao_pdp_marlei_boito_reyes.pdf> Acesso em 01 de julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Ao projetar esse slide (ou escrever seu texto na lousa), explique que a atividade será organizada em grupos para possibilitar uma experiência de partilha de conhecimentos, bem como otimizar o tempo e os recursos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos ajuda para organizar a sala. Eles deverão guardar seus materiais em um local ao fundo da classe. Na sequência, dois grupos deverão ser formados com as carteiras e cadeiras (distribuir igualmente o número de carteiras e cadeiras entre os dois. Pode ser necessário buscar carteiras ou cadeiras em outras salas, pois é importante que cada estação de trabalho tenha a quantidade exata de lugares para abrigar o maior grupo de alunos quando estes forem separados). Se for necessário, dobre o número de grupos e também de estações. Dessa maneira o professor possibilita a formação de grupos menores. Embora a atividade tenha maior potencialidade quando realizada em dois grupos maiores (pela possibilidade dos entes do grupo interagirem em uma dimensão de grupo mais ampla), o uso de quatro grupos menores não torna a aula menos efetiva.
- Separe os alunos em dois grupos harmoniosamente (ou em quatro conforme análise explicada no tópico anterior). Uma sugestão é criar uma fila e, na sequência, o professor indica um grupo para cada aluno que vier à ponta da fila.
- Com os alunos já sentados em seus lugares, distribua os materiais referentes a cada estação de trabalho. Cada lugar possuirá sua folha e quando os alunos terminarem a atividade, eles devem deixá-la lá para que os outros alunos possam usá-las. (É importante frisar que a folha não deve ser rabiscada). Junto com as folhas impressas, o professor distribuirá folhas em branco para que os alunos respondam aos questionamentos propostos nas atividades. Essas folhas com as anotações que os alunos fizeram devem ser levadas por eles quando saírem. Use o gabarito apenas como referência, uma vez que várias possibilidades linguísticas podem chegar ao mesmo objetivo.)
- Explique aos alunos que cada estação de trabalho possui tarefas específicas que devem ser realizadas no tempo determinado.
Materiais complementares: Os materiais para as estações estão disponíveis aqui e o gabarito para auxiliar o professor está aqui
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Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Estimule os alunos a cumprir as tarefas em grupo. Se achar necessário, escolha um líder em cada grupo para promover a mediação sobre as indagações propostas.
- Inicie a primeira etapa de 15 minutos (serão 2 ao total).
- Os alunos devem seguir as orientações que constam nas folhas das estações de trabalho, a saber:
- Na estação 1, os estudantes terão que listar as palavras que julgarem difíceis nas normas e leis que ali constam e, em seguida, buscar o significado no dicionário. (Disponha de dicionários nessa estação junto ao material que será distribuído, ou permita que os alunos consultem dicionários online, caso tenham celulares disponíveis).
- Na estação 2, os discentes lerão normas e leis que não possuem estrutura deôntica, mas deveriam. Nessa estação, os alunos precisarão perceber que as leis não são efetivas e que há necessidade de adequarmos a linguagem para que seja imperativa, afirmativa e categórica. Pode ser necessário resgatar o conceito de imperatividade textual com os alunos. Se você considerar essa necessidade, reserve uma aula ou um momento anterior para uma revisão deste modo verbal.
- Esteja atento para que os alunos não percam a concentração durante a execução das tarefas nas estações de trabalho. Ressalte que o tempo previsto para cada estação será seguido rigorosamente, para o bom andamento da atividade. Para isso, você pode combinar algum sinal sonoro ou projetar um relógio ou cronômetro para que os alunos tenham noção do tempo disponível.
- Acompanhe o tempo de execução e quando os quinze minutos terminarem, peça para que os alunos troquem de estação. Dessa maneira, cada grupo deverá passar pelas duas estações de trabalho.
- O tempo sugerido para esta etapa é de 30 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Quando o último período de nove minutos se encerrar, abra uma reflexão com a turma sobre o aspecto textual trabalhado em cada estação.
- Certifique-se que os alunos perceberam:
- na estação 1, houve o contato dos alunos com um vocabulário específico e a demanda por entender as palavras mais difíceis, No entanto, esse é um processo comum às leis e normas. Portanto, é imprescindível reconhecer esses termos e mesmo buscar esclarecimento quando o termo oferecer dificuldade de compreensão.
- na estação 2, os textos não tinham aspecto “de ordem”, o que tornou seu caráter frágil. Essa situação não é adequada para leis e normas, pois devem ser afirmativas e imperativas, garantindo assim a assertividade de suas instruções.
3. O tempo sugerido para essa etapa é de 5 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça aos alunos que auxiliem na reorganização da sala de aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais:
Canais para aulas online, como o Google Meets (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Introdução: A linguagem técnica de textos normativos e legais
Entre em contato com os estudantes, por WhatsApp ou e-mail, e peça que se organizem em equipes para a realização das seguintes tarefas: 1. Ler o texto normativo e listar as palavras que considerarem difíceis, buscando seus significados em um dicionário impresso ou digital; 2. Ler as normas e leis que não possuem estrutura deôntica, mas deveriam, de forma a perceberem que há necessidade de adequação da linguagem, para que seja imperativa, afirmativa e categórica. Caso haja necessidade, resgate o conceito de imperatividade, enviando um estudo à parte, ou indicando uma videoaula para que assistam, para que seja feita uma revisão desse modo verbal. Envie aos alunos, por e-mail, o arquivo com as tarefas, disponível na seção Materiais e atividades do plano de aula original. Estabeleça um prazo para realização das tarefas e entrega da atividade.
Desenvolvimento
Após receber as atividades dos alunos, organize uma devolutiva, comentando as respostas. Esta devolutiva pode ser feita por áudio ou vídeo. Observe o contato dos alunos com o vocabulário específico e a demanda para entender as palavras mais difíceis. Observe também como foram feitas as adequações na atividade 2. Faça comentários gerais sobre os trabalhos dos alunos e também sobre as características da linguagem técnica dos textos normativos e legais.
Fechamento
Para o fechamento da aula, peça que os alunos enviem comentários sobre o que aprenderam nesta aula.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar com os familiares sobre textos normativos e legais, a fim de saber se eles têm facilidade em entendê-los. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.