_Lista de sites noticiosos
Plano de Aula
Plano de aula: A leitura de notícias online – Explorando recursos hipertextuais e hipermidiáticos
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia online, impressa, de rádio ou TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam ler notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias, como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos da notícia online, porque talvez não estejam acostumados a fazê-lo. Além disso, ao lerem notícias em ambiente digital, é provável que os estudantes tenham dificuldade em definir e manter um objetivo de leitura, pois os hiperlinks, embora possibilitem uma leitura mais flexível, também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.
GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.
NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Mostre este slide aos estudantes para apresentar-lhes o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Converse com os alunos sobre a composição da notícia online. Para fazê-los relembrar o que já estudaram sobre a forma composicional desse gênero, faça-lhes as perguntas contidas neste slide. Comente as respostas dos alunos de modo a fazer uma revisão do que já foi estudado a respeito do gênero notícia online.
- Com essa revisão, realizada por meio da discussão dessas duas questões, espera-se que os alunos reflitam sobre a notícia online como texto multissemiótico (texto de cuja composição fazem parte elementos verbais e não verbais), que é constituído por blocos compostos pelo texto escrito e por vídeos, fotografias, gráficos, infográficos etc. Espera-se, também, que os estudantes percebam que os elementos não verbais estão sempre vinculados ao texto noticioso e não visam simplesmente ilustrar o fato noticiado, mas também possibilitar ao leitor uma melhor compreensão desse fato, uma vez que os elementos não verbais também contribuem para a construção de sentidos pelo leitor. Ademais, espera-se que, em suas respostas, os discentes mencionem os hipertextos (os nós que ligam palavras, textos, imagens etc.) e as hipermídias (recursos audiovisuais). Como esta é a terceira aula sobre a forma composicional da notícia online, a expectativa é que os alunos já tenham familiaridade com esses dois termos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Organize os discentes em pequenos grupos e oriente-os a explorar alguns sites noticiosos, a fim de que selecionem uma ou duas notícias.
- Como há inúmeros sites de notícias (inclusive, há sites de fake news), convém que, antes desta aula, você elabore uma lista de sites noticiosos e oriente os alunos a escolherem notícias nesses sites. Neste plano de aula, na parte de materiais complementares, colocamos uma lista como sugestão, mas, caso prefira, prepare outra.
- Para realizar essa seleção de notícias, é necessário que os alunos tenham acesso à internet. Se a escola não tiver um laboratório de informática, ou, se os estudantes não tiverem celulares com acesso à internet, solicite aos alunos que procurem e escolham, antes desta aula, uma ou duas notícias online.
- Depois que os grupos tiverem selecionado os textos, peça-lhes que façam uma rápida leitura dessas notícias. Durante essa leitura, oriente-os a explorar os elementos hipertextuais e hipermidiáticos presentes nos textos. A ideia é que os estudantes cliquem nos hiperlinks para ler (ou, pelo menos, visualizar) outros textos, além da notícia que eles escolheram e que acessem as hipermídias (vídeos, gravações em áudio etc. presentes nas notícias).
- É provável que os alunos não sejam habituados a explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos das notícias online. Por isso, é muito importante que, durante essa atividade de leitura das notícias, os estudantes possam explorar tais recursos. Explique aos discentes que esses recursos fazem parte da estrutura composicional da notícia online e que, portanto, é interessante explorá-los durante a leitura desse gênero. Assim, os alunos poderão se familiarizar, cada vez mais, com os elementos que o compõem e fazer uma leitura mais crítica do texto.
- Após os alunos terem lido as notícias online e explorado, ainda que brevemente, os elementos hipertextuais e hipermidiáticos presentes nelas, peça-lhes que respondam, nos grupos, as questões contidas neste slide.
- Durante a discussão dessas perguntas, caminhe pela sala de aula e observe as respostas dos grupos, comentando-as quando necessário e procurando esclarecer eventuais dúvidas dos estudantes.
- Depois que os grupos tiverem respondido e discutido as questões, proponha-lhes que exponham as suas respostas à turma.
- Enquanto os grupos expõem as suas respostas, sempre que necessário, complemente-as.
- Durante a discussão das respostas com a turma, ressalte que o hipertexto e a hipermídia dão ao leitor a possibilidade de ler a notícia de forma mais autônoma, mais flexível, já que ele pode fazer uma leitura linear, mas também pode fazer uma leitura em que, primeiro, ele explore os hiperlinks (que lhe permitirão aprofundar a compreensão de assuntos colocados na notícia), e, posteriormente, leia a notícia que ele escolheu.
- Ressalte, além disso, que, embora os recursos hipertextuais e hipermidiáticos possibilitem uma leitura mais flexível, uma leitura não linear da notícia e uma maior compreensão dos fatos noticiados, esses recursos também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.
Materiais complementares: Para acessar a lista de sites noticiosos que elaboramos, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Encerrada a discussão das respostas, proponha aos discentes que escrevam, em seus cadernos, o que aprenderam nesta aula.
- Por fim, para concluir a aula, convide alguns estudantes a compartilharem as suas respostas com a turma.
- Enquanto eles apresentam as suas respostas, explicando o que aprenderam. Possivelmente, eles mencionarão: a flexibilidade da leitura, possibilitada pelos recursos hipertextuais e hipermidiáticos; a ampliação das possibilidades de compreensão dos fatos noticiados, também decorrente desses recursos. etc. Complemente-as se necessário.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou PowerPoint, ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos (escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (acesse o tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução: Relembrando um pouco do que já vimos sobre as notícias online
Envie aos alunos um áudio explicitando o objetivo desta aula: explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos da notícia online e relembrar o que eles já estudaram sobre esse gênero. Aproveite esse áudio para relembrar os alunos sobre o conteúdo já estudado, assim como o significado de hipertexto e hiperlink. Diga, então, ainda no mesmo áudio, que eles receberão, por e-mail ou pelo WhatsApp, um arquivo com uma lista de sites de notícia (disponível na seção materiais e atividades do plano original), e que terão a tarefa, a ser realizada em duplas ou trios, de explorar esses sites e escolher uma ou duas notícias para serem lidas, a fim de que respondam a algumas questões que serão enviadas junto ao arquivo. Digite as questões do slide em um documento do Word para enviá-las.
Envie, então, o arquivo e as questões pelo canal mais fácil para os alunos. Estabeleça e deixe claro o prazo para que eles realizem e devolvam a atividade a você. Peça que os alunos lhe enviem juntamente com as respostas os links das notícias online acessadas por eles.
Importante! Sempre inicie a sua comunicação e interação expressando acolhimento aos estudantes e motivação para a aula.
Desenvolvimento: Devolutiva sobre as respostas às questões
Ao receber as atividades realizadas, proceda a leitura e correção. É importante que cada dupla ou trio tenha uma devolutiva com seus comentários.
Então, prepare uma exposição das principais características composicionais do gênero notícia com muitos exemplos, que podem ser retirados das notícias online acessadas pelos próprios alunos. Para isso, oriente-se pelo plano original: na seção desenvolvimento, há um detalhamento do que deve ser discutido sobre os recursos hipertextuais e hipermidiáticos da notícia online. Essa exposição pode ser realizada em PowerPoint ou Word, e enviada por meio de um arquivo, por e-mail, ou ainda ser feita em vídeo ou áudio, e enviada pelo WhatsApp aos alunos.
Fechamento: O que vocês aprenderam nesta aula?
Para o fechamento, proponha que os alunos escrevam um parágrafo comentando sobre o que aprenderam nesta aula e o que acharam da possibilidade de flexibilidade da leitura, possibilitada pelos recursos hipertextuais e hipermidiáticos; sobre a ampliação de compreensão dos fatos noticiados, também decorrente desses recursos, entre outros aspectos.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a conversar e compartilhar com a família o estudo sobre a flexibilidade de leitura de textos noticiosos online. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola, além de contribuir para ampliar a criticidade e nível de letramento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniela Vieira
Mentor: Conceição Maria Alves
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A leitura de notícias online – Explorando recursos hipertextuais e hipermidiáticos
Finalidade da aula: Revisar algumas especificidades da notícia online (gênero multimodal) para perceber a fluidez do gênero, isto é, para perceber que, diferentemente das notícias impressas, que, em geral, requerem uma leitura linear, as notícias online, graças aos recursos hipertextuais e hipermidiáticos, possibilitam uma leitura flexível.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Notícia online
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia online e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Computadores com acesso à internet (para que os alunos possam ler notícias em diversos sites e explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos delas), projetor multimídia, lista de sites noticiosos.
Informações sobre o gênero: A notícia é um gênero discursivo da esfera jornalística, esfera “responsável pelo ‘controle’ e circulação da informação” (ROJO e BARBOSA, 2015, p. 141). Trata-se de um texto em que são relatados acontecimentos políticos, econômicos, sociais etc. A notícia é considerada a matéria-prima dos jornais (impressos e online), mas pode ser encontrada, também, em revistas (impressas e online), blogs, redes sociais etc. Além de circular em meios de comunicação que se utilizam, sobretudo, da escrita, a notícia também pode circular em outras mídias, como a TV, o rádio e os vídeos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos, possivelmente, terão dificuldade em explorar os recursos hipertextuais e hipermidiáticos da notícia online, porque talvez não estejam acostumados a fazê-lo. Além disso, ao lerem notícias em ambiente digital, é provável que os estudantes tenham dificuldade em definir e manter um objetivo de leitura, pois os hiperlinks, embora possibilitem uma leitura mais flexível, também podem fazer com que o leitor perca o foco da leitura.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. “A não linearidade do jornalismo digital”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 141-148.
GOSCIOLA, V. “A linguagem audiovisual do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 107-119.
NOJOSA, U. N. “Da rigidez do texto à fluidez do hipertexto”. In: FERRARI, P. (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2016, p. 69-77.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.