Atividade para impressão - Trechos para desenvolvimento
Plano de Aula
Plano de aula: A estrutura composicional da autobiografia
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Autobiografia e Depoimento
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Autobiografia e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Microcomputador, projetor multimídia e tela. Caso não seja possível, tenha impressões dos trechos dos livros trechos dos livros “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum, e "Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah.
Informações sobre o gênero: Autobiografia é um relato retrospectivo que a própria pessoa faz de sua vida, ou seja, o autor-narrador-personagem tem um papel de destaque nos acontecimentos do passado e do presente. A reconstituição memorialista, em uma autobiografia, ocorre em dois níveis: o nível dos acontecimentos e o do seu significado. Quanto à função desse gênero do ponto de vista de sua recepção, quem tem acesso a uma autobiografia, pode, por meio dela, identificar-se com as experiências de outra pessoa e, a partir daí, ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural, refletir sobre a realidade à sua volta e sobre si mesma.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades na leitura e na fruição do texto por não terem repertório sobre as épocas e lugares apresentados nesses dois exemplares de autobiografias das escritoras. Também por estarem trabalhando com trechos de livros, talvez também tenham dificuldade de perceber a unidade, o todo, das duas histórias.
Referências sobre o assunto: CARVALHO, Sibéria. O ensino-aprendizagem da autobiografia: uma possibilidade para o desenvolvimento a linguagem escrita. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/13505
LEJEUNE, Phillipe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
MUSEU DA PESSOA. Disponível em: http://www.museudapessoa.net/pt/home
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa 1° ano. São Paulo: SME, 2014. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/lingua-Portuguesa-e-Matematica-Aluno-2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo estimado: 10 minutos
Orientações:
- Relembre brevemente as características do gênero autobiografia.
- Informe que, nesta aula, serão apresentados trechos de dois livros autobiográficos de duas escritoras, uma brasileira e uma chinesa. Mostre as capas dos livros (no próprio suporte ou em slides), localize os nomes das autoras e pergunte se já ouviram falar delas e desses livros e o que conhecem a respeito. Se não conhecerem, peça que levantem hipóteses a partir dos títulos e das ilustrações na capa.
- É importante ressaltar que os dois livros possuem títulos e subtítulos: Cinderela Chinesa: a história secreta de uma filha renegada (que não aparece na capa, mas no interior do livro, na folha de rosto) e Meus desacontecimentos: a história da minha vida com as palavras. E os instigue a responder:
- O que esses subtítulos sugerem?
- É possível, observando a capa e o título, inferir (imaginar e afirmar) o lugar e a época em que se passam os fatos narrados?
- Considerando ainda os dois títulos, é possível saber se as histórias que serão narradas são alegres ou tristes? Por quê?
- Deixe que eles levantem hipóteses, mais ou menos possíveis, e dados, se conhecerem os livros ou as autoras, e, registre as participações e hipóteses. Diga que, no decorrer da aula, essas hipóteses e suas colocações poderão ser confirmadas ou não.
Desenvolvimento
Tempo estimado: 35 minutos
Orientações:
- Para conhecer mais sobre a função da autobiografia, proponha a leitura de trechos do prefácio da Cinderela chinesa (apresente-os impresso ou projetado), que trazem dados para compreender melhor o subtítulo do livro. Reforce, nessa leitura, o fato de a autora reafirmar a importância de que somos formados pelo que lemos e pelo que observamos no passado. Mostre a força que as autobiografias têm para isso. No prefácio, a autora reforça que a história contada por ela é verdadeira, explica a temática da rejeição por um fator cultural na China e dedica seu livro a todas as pessoas do mundo que tenham sofrido rejeição e abandono na infância.
- Chame a atenção para dois aspectos referentes à função desse gênero: (1) o fato de que a autora, ao reconstituir a trajetória da própria vida, busca atribuir um sentido à sua história e (2) quem tem acesso a uma autobiografia pode, por meio dela, vivenciar as experiências de seu autor e ampliar a percepção que tem de determinado universo cultural, bem como refletir melhor sobre a realidade à sua volta.
Material complementar
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Desenvolvimento
Orientações:
- Proponha a leitura do trecho de em que a autora-narradora-personagem conta sobre o seu encontro com a leitura e os efeitos que ela teve em sua vida.
- Peça aos alunos que recuperem o subtítulo do livro: “a história da minha vida com as palavras”. Pergunte aos alunos o que, na vida deles, cumpre o papel que os livros cumpriram na vida da autora da autobiografia.
- A partir dessa leitura e das informações compartilhadas, vá confirmando ou não as hipóteses levantadas pelos alunos no início da aula. Pergunte-lhes também se já viveram algum ou alguns “desacontecimentos” nas suas vidas?
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois de os alunos estarem mais familiarizados com os dois textos, divida a classe em dois grupos para fazer um estudo de trechos selecionados dos dois livros.
- Para uma metade da classe, proponha a leitura silenciosa do "capítulo 2 - Uma família de Tianjin", do livro de “Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah, com os seguintes objetivos de leitura: identificar e destacar nos dois trechos , as informações sobre a época e o lugar em que se passa o relato autobiográfico de Adeline Yen Mah. Solicite que os alunos destaquem fatos que comprovem e justifiquem a história de rejeição da Cinderela Chinesa .
- A outra metade da classe vai fazer a leitura silenciosa do "Capítulo: A casa escura", do livro de “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum, páginas 16 a 19, com os seguintes objetivos de leitura: identificar e destacar no trecho lido as informações sobre a época e o lugar em que se passa o relato autobiográfico de Brum. Solicite que os estudantes procurem fatos sobre as questões relacionadas à morte da irmã que marcaram a autora-narradora-personagem em sua infância e até a vida adulta.
Material complementar
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Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Depois das leituras, esse é o momento de socializar. Peça aos alunos que compartilhem as observações sobre tempo / espaço que encontraram nos trechos lidos. Registre as informações no quadro.
- Projete ou entre a cópia dos excertos para a turma e peça aos alunos para relacioná-los com os trechos que leram. Mostre-lhes que as datas e os lugares que são citados em uma autobiografia colaboram para a organização do texto em fases da vida.
- Nesse momento, trabalhe a ideia de contexto histórico e social, mostrando como as memórias dos fatos narrados apresentam temas que ultrapassam as vivências pessoais: o papel da mulher na sociedade em diferentes épocas, países e culturas, as relações de afeto na família, as relações entre pais e filhos.
- Há um trecho analisado de “Cinderela Chinesa” que traz muitos dados sobre a história da China, isto é, sobre o contexto histórico e social em que se passa o relato de Adeline. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esse fatos para que complementem com os seus conhecimentos. Caso tenha acesso à internet, você pode solicitar que alguns deles procurem mais informações enquanto você está socializando no coletivo. Você também pode preparar uma pequena pesquisa antes e compartilhar os resultados dela com os alunos nesse momento.
- Vale lembrar que, nessa atividade, o mais importante não são tanto as informações, mas a relação delas com o que a autora-narradora -personagem traz de sua história pessoal. Além disso, é importante mostrar como a leitura do gênero autobiografia ultrapassa o relato individual e nos apresenta diferentes contextos históricos e sociais e temas com os quais nos identificamos tanto individualmente (tema da rejeição e abandono, por exemplo) quanto socialmente (tema do papel da mulher na sociedade em diferentes culturas).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (Whatsapp ou e-mail) para envio das orientações e sugestões das atividades, escritas em documento Word ou gravadas e disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online -- como o Google Meets (acesse o tutorial aqui) ou o Zoom (acesse o tutorial aqui)
Introdução - A estrutura de uma autobiografia
Envie um áudio aos alunos relembrando com eles as características do gênero autobiografia. Aproveite para informar que nesta aula eles farão a leitura de trechos de dois livros autobiográficos.
Apresente as autoras, os títulos e subtítulos das obras. Se possível, envie as imagens das capas dos livros e peça para que, a partir das imagens, títulos e subtítulos, eles levantem hipóteses sobre as histórias. Peça para anotarem as hipóteses, para serem ou não confirmadas.
Desenvolvimento - Leitura do capítulo: Quero ser médico
Envie por e-mail aos alunos o arquivo com os textos (o trecho do prefácio da obra Cinderela chinesa e da autobiografia de Eliane Brum), disponível nos materiais complementares. Peça para fazerem a leitura dos textos. Estabeleça um prazo e agende, se possível, um encontro síncrono com eles, para efetuar as reflexões propostas nos slides de desenvolvimento do plano e verificar se as hipóteses levantadas na etapa anterior foram ou não confirmadas.
Caso não seja possível o encontro síncrono, crie um grupo de Whatsapp para vocês interagirem sobre a leitura, de modo que haja uma reflexão sobre os pontos elencados no slide e uma troca de turnos, com você fazendo as perguntas e os alunos respondendo.
Como a intenção dessa aula é a leitura, o ideal é que as atividades propostas sejam conduzidas oralmente, sem que os alunos tenham que responder a questionários sobre a leitura.
Após esse momento de interação, envie o arquivo com os textos: o "capítulo 2 - Uma família de Tianjin", do livro de “Cinderela Chinesa", de Adeline Yen Mah, e o "Capítulo: A casa escura", do livro de “Meus desacontecimentos”, de Eliane Brum. Divida a classe em dois grupos, de modo que cada um leia um dos capítulos, e oriente-os sobre os objetivos de leitura, conforme expressos no plano original, no terceiro slide de desenvolvimento.
Fechamento
Para o encerramento da aula, organize, se possível, um encontro síncrono ou, como na proposta anterior, um grupo de Whatsapp da classe. O objetivo é que haja uma socialização das impressões sobre a leitura dos capítulos, de modo que os alunos possam expressar as observações sobre a leitura. Conduza as reflexões desse momento de acordo com a proposta do slide de fechamento do plano.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a convidarem os familiares para uma roda de leitura de relatos autobiográficos. Os textos podem ser lidos em voz alta pelos alunos para os familiares em um momento em que a família comumente se reúne, por exemplo. Essa interação pode manter ou fortalecer os vínculos entre os estudantes, a família e a escola.