Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de solicitação e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e semiótica.
Materiais necessários: Você precisará de computador, projetor de imagens e cópias das atividades.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes confundam o relato para argumentar com narrativa.
É provável que os estudantes tenham dificuldade em escolher seus pares de trabalho. Você pode auxiliá-los estabelecendo critérios para a formação das duplas.
Informações sobre o gênero Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferente de uma carta de reclamação, o produtor da carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. e ROJO, Roxane. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. Editora Parábola, 2015.
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e Carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os Gêneros do Discurso- Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.
DOLZ, Joaquim e SCHNEUWLY, Bernard (orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas. Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Ana Paula Tosta; BLASQUE, Roberta Maria Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. “A exposição oral na sala de aula”: in Anais para o VII Seminário de Pesquisas em Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Projete ou escreva a carta no quadro. Se houver computadores ou tablets suficientes, ela pode ser compartilhada nesses dispositivos, já que passará por um processo de revisão e reescrita.
- Peça aos grupos que reescrevam a carta, pensando, inicialmente, em dois pontos: no motivo da solicitação das caixas e no papel de Flávia e Enzo no grupo.
- Sugere-se 9 minutos para essa etapa.
Fonte: Todos os textos foram produzidos por alunos de uma turma de 3º ano e retirados, com mínimas adaptações, da dissertação de mestrado de Rosenblat, E., Argumentação na sala de aula: Análise de três situações de produção. 1998. Eles também estão disponíveis em BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Trabalhando com gêneros do discurso: argumentar – cartas de solicitação e de reclamação. São Paulo: FTD, 2005, p.26-27.