Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: A Carta de solicitação e a publicidade infantil
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta de solicitação
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação Vida pública.
A aula faz parte do módulo Produção de Texto.
Materiais necessários: Cartas produzidas e quadro.
Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes fiquem inseguros de avaliar seus colegas.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Explique aos alunos que a aula terá como objetivo revisar as Cartas de solicitação produzidas na aula anterior para a produção de uma segunda versão melhorada da carta.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Retome com a turma brevemente qual foi a organização da Carta de solicitação e o tema nela desenvolvido. Para isso, você pode acessar o plano 13, que é um dos que tratam da forma composicional, aqui, e acessar o plano 12, que, assim como alguns outros planos, desenvolve a questão temática, aqui.
O quadro reproduzido no slide acima pode auxiliar na revisão destes aspectos. - Explique aos estudantes que, com base nesta organização composicional e nos aspectos do tema, eles farão a revisão das cartas escritas. Saliente que as questões gramaticais também serão foco da revisão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Peça aos estudantes que tenham em mãos as Cartas de solicitação produzidas na aula anterior.
- Em seguida, instrua-os a trocar os textos entre si.
- Explique que cada estudante da sala fará uma revisão do texto do colega, seguindo o roteiro de revisão que lhes será entregue. O roteiro apresenta
um checklist de cada uma das partes que deveriam estar contidas nas cartas e do tema que deveria ser abordado. Também há espaço para a escrita de sugestões de melhorias sobre estes aspectos. Além disso, diga à turma que as revisões relacionadas à grafia de palavras e à pontuação devem ser sinalizadas nas próprias cartas. - Institua a seguinte ordem para o trabalho: leitura da carta, com foco em revisão dos aspectos estruturais e do tema; preenchimento do Guia de revisão, com base nestes aspectos; releitura da carta, com foco na revisão de aspectos gramaticais, e apontamento, na própria carta, das inadequações. Caso tenham dúvidas de ortografia, eles devem fazer uso de um dicionário ou do aplicativo para celulares gratuito VOLP - Vocabulário da Língua Portuguesa.
- Após as instruções, entregue aos estudantes o Guia de revisão e peça que iniciem o trabalho. Para esta etapa, destine 15 minutos.
- Durante a atividade, circule pela sala e acompanhe de perto o trabalho dos alunos, auxiliando-os sempre que necessário.
- Após o término do preenchimento do Guia de revisão, peça aos estudantes que devolvam os textos uns dos outros, juntamente com o
Guia preenchido. - Se for necessário, peça que expliquem oralmente aos colegas as observações feitas no Guia de revisão a fim de deixá-las mais claras.
- Em seguida, peça a cada aluno que reescreva sua Carta de solicitação considerando os apontamentos feitos pelos colegas e registrados tanto no
Guia de revisão quanto nas próprias cartas. Auxilie os que precisarem de ajuda no processo de reescrita. Para esta etapa, sugerem-se 25 minutos.
Materiais complementares: Guia de revisão
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Uma vez terminada a reescrita, peça aos estudantes que comparem as duas versões da Carta de solicitação.
- Questione qual delas está melhor e por quê.
- Pergunte também como foi o processo de revisão das cartas dos colegas. Quais foram as dificuldades? É um trabalho legal? O importante nesta finalização é que os alunos compreendam a importância da revisão e da reescrita para a obtenção de um bom texto. Além disso, deixe claro que a experiência de revisão dos textos dos colegas auxilia a compreender o quanto a correção de um texto necessita de atenção e cuidado para que seu resultado seja satisfatório.
- Por fim, indague a turma sobre qual a percepção dos alunos ao longo das 15 aulas. Gostaram do tema estudado? Consideraram os temas importantes?
Por quê? E do gênero que produziram? Gostaram? Quais foram os pontos mais legais do trabalho? E quais foram os pontos mais complicados?
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne os três planos de aula de produção do gênero Carta de solicitação.
Recursos indicados
- Necessários:
Mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões das atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador, ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o que for mais acessível aos estudantes e às famílias;
Google Site (tutorial disponível aqui e aqui);
Loom for Chrome (tutorial disponível aqui);
Flippity.net (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos;
Google Docs: editor de texto compartilhado, de forma colaborativa (tutorial disponível aqui);
Google Forms (tutorial disponível aqui) ou Microsoft Forms (tutorial disponível aqui), para criar formulários online.
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais: Para a produção de uma carta de solicitação, reunimos nessa adaptação os três últimos planos de aula previstos na sequência LPO7_03SQA, os quais trabalham com as três etapas essenciais para a produção textual: planejamento, desenvolvimento e revisão/reescrita, descritas, a seguir, na introdução, desenvolvimento e fechamento desta adaptação, respectivamente.
Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto, de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, rubricas com critérios de avaliação e socialização de produções.
Para a realização desses três planos de aula, é importante que você envie, antecipadamente, uma mensagem (por áudio, vídeo ou texto) aos estudantes para explicar esta sequência de produção textual e fazer os combinados necessários. Sugerimos que você utilize a ferramenta Loom for Chrome e apresente o tema desta sequência de produção textual, que deverá ser realizada em 3 aulas intercaladas, no período de 10 dias, em média.
Esse procedimento é necessário para que os estudantes tenham tempo hábil para realizar o processo de produção textual. Faça um cronograma das datas das aulas correspondentes à Introdução (Planejando uma carta de solicitação); Desenvolvimento (Redigir uma carta de solicitação para compartilhar com colegas em um site da turma) e Fechamento (Revisando, reescrevendo e publicando cartas de solicitação em um site da turma).
Informe que os estudantes irão trabalhar em duplas em todas as etapas. Para isso, sugerimos que utilizem as ferramentas do Google Docs para elaboração, revisão e reescrita, em que deverão compartilhar textos com o colega de produção e com a dupla revisora. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será essa escolha ou determinação da dupla parceira.
Para isso, considere o perfil de sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade, para que defina se o processo de escolha ficará sob sua responsabilidade, professor, ou dos estudantes. Se preferir, utilize a ferramenta Flippity.net para sortear as parcerias. Ressalte que a produção será publicada em um site da turma, que será criado por você, de forma a motivá-los à escrita da carta de solicitação. Informe ainda que esse site será compartilhado com os familiares, que serão convidados a ler e comentar os textos. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato e responsabilidade.
Introdução: Planejando uma carta de solicitação
No plano original (LPO7_03SQA13), o tema proposto é a publicidade para o público infantil. Observe que, nas orientações ao professor, desde a introdução, é solicitado rever os planos de aula 3 e 4, e 11 e 12 desta sequência, para que os estudantes retomem a estrutura composicional e a temática proposta. Sugerimos seguir o plano original para esse planejamento. Fique atento: apenas se manteve a análise do “anúncio do biscoito recheado Trakinas” na sequência de oralidade (planos 10, 11 e 12), para manter a coerência com o que foi feito anteriormente.
Nessa primeira aula, é importante que seja determinada a dupla e que você oriente a elaboração do planejamento do texto. Siga as orientações do plano original. Recomendamos utilizar a tabela que se encontra em “materiais complementares”, nas orientações ao professor, no slide de desenvolvimento deste plano de aula, para fazer o plano de texto. Sugerimos ainda que utilize a ferramenta Loom for Chrome para expor essas orientaçõe. É importante que abra um canal de comunicação pelo WhatsApp, para acompanhar o trabalho das duplas durante o período dessa produção textual.
Determine um tempo para que as duplas conversem sobre esse planejamento, se conheçam melhor e troquem ideias. Eles devem enviar uma mensagem ao professor por WhatsApp ou e-mail, elencando o que foi discutido e definido nesse compartilhamento, e anexar a tabela do plano de texto (veja os materiais complementares no plano original) com o que ficou definido. O ideal é que tenham praticamente terminado de escrever o planejamento nesta aula.
Envie aos alunos um cronograma com as datas das próximas duas aulas e as atividades de cada uma, além da descrição do que deve ser feito como tarefa de casa, caso não tenham finalizado o plano durante essa aula.
Desenvolvimento: Redigir uma carta de solicitação para compartilhar com colegas em um site da turma
Nesta aula, referente ao plano original (LPO7_03SQA14), é o momento de produção escrita da carta de solicitação a partir do planejamento feito. Siga as orientações do plano original e faça-o de maneira síncrona (utilize um dos canais de comunicação propostos em Recursos Opcionais nesta adaptação) ou assíncrona (sugerimos o Loom for Chrome), conforme as possibilidades de sua turma. Além disso, caso não seja possível para sua turma acessar o Google Docs, oriente que cada integrante da dupla faça o texto individualmente, seguindo o plano definido pela dupla. Informe que eles devem interagir por WhatsApp (mensagens escritas, áudios ou ligações) para compartilharem e tornarem essa escrita o mais colaborativa possível.
Estabeleça um tempo desta aula para que finalizem essa produção e lhe enviem por WhatsApp ou e-mail. Lembre-se de que a concentração pode ser menor em tempos de isolamento. É possível dar um prazo de um ou dois dias para entrega. De toda forma, os estudantes devem lhe enviar o que foi produzido na aula, para que possa acompanhar a produção de perto.
Nesta etapa, apresente por fotos, link ou mensagem o site que você criou para a turma. É uma maneira de incentivar a produção da carta de solicitação. Além disso, peça contribuições deles para a criação do site.
Fechamento: Revisando, reescrevendo e publicando uma carta de solicitação, em um site da turma
Nesta aula, referente ao plano original (LPO7_03SQA15), é o momento de revisar e reescrever o texto para publicação. Siga as orientações do plano original desde a “introdução”. Lembre os estudantes de que cada dupla vai ficar responsável pela revisão do texto de outra. Ressalte os cuidados que se deve ter com a produção dos colegas, para que seja uma revisão respeitosa e que realmente auxilie no aperfeiçoamento dos textos. Um deve ajudar o outro e fazer críticas construtivas.
Se não houver possibilidade de uma interação síncrona com os estudantes, envie as orientações aos estudantes (sugerimos o Loom for Chrome), retomando as características do gênero e o que deve ser observado na revisão. Envie o guia de revisão (veja os materiais complementares deste plano) para que releiam atentamente o texto dos colegas. Mantenha as orientações do “desenvolvimento” do plano original.
Estabeleça um tempo para essa revisão e reescrita, e solicite que enviem uma mensagem informando se finalizaram ou não. Determine, então, um novo prazo para a entrega final, com as cartas de solicitação já produzidas e prontas para publicação.
Informe aos estudantes que, quando enviarem o texto finalizado, receberão um formulário Google Forms para preencher (siga as orientações do “fechamento” neste plano), elaborando assim uma autoavaliação e a avaliação de todo o processo de produção escrita da carta de solicitação. Ressalte a importância dessa etapa crítico-reflexiva sobre a própria escrita, para a aprendizagem de novos conhecimentos e aperfeiçoamento de habilidades. Informe que essas respostas ao formulário serão consideradas na avaliação final.
A cada etapa dessa adaptação, leia os textos dos estudantes, anotando potencialidades e fragilidades, para que possa acompanhar o desenvolvimento da sua turma como um todo e de cada um deles, neste processo de produção escrita.
Explique que enviará uma devolutiva final a todos do processo de produção escrita da turma, baseada tanto nas respostas ao formulário quanto em suas observações.
Finalize o processo marcando um dia de inauguração do site, em que todos poderão acessá-lo e deixar seus comentários.
Convite às famílias
Desde o início desta sequência de aulas, compartilhe com as famílias esse processo de produção, o cronograma e os procedimentos necessários para um bom resultado, de forma que os responsáveis possam auxiliar os estudantes a se organizarem para elaborar o texto, acessarem sites para selecionar as imagens e fazer a produção, colaborativamente, com o parceiro da dupla. Envie aos familiares as mesmas orientações iniciais enviadas aos estudantes.
Lembre os responsáveis de que podem auxiliar estabelecendo horários para essa produção, de forma a facilitar a concentração do estudante e possibilitar a conversa, a troca com o colega, em momentos que não atrapalhem a dinâmica da casa, o uso do celular e internet para outras prioridades etc.
Ao final, envie um convite para que todos da família saibam da data da publicação das cartas de solicitação, visitem o site e deixem seus comentários, motivando os estudantes a novas produções. Deixe também seus comentários para cada um apontando, em primeiro lugar, as potencialidades do trabalho realizado.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kátia Chiaradia
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A Carta de solicitação e a publicidade infantil: revisão dos aspectos composicionais e linguísticos do texto produzido
Finalidade da aula: Propor que os alunos analisem a adequação dos aspectos composicionais e linguísticos das Cartas de solicitação produzidas pelos colegas, direcionadas à agência publicitária autora de propaganda que fira o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, avaliando a pertinência dos comentários e eventuais sugestões, para produzir segunda versão do documento, de modo a exercitar a competência autoral.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de solicitação
Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de produção: planejamento de textos reivindicatórios ou propositivos. Textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP19/EF69LP22
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.