Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
CONTEXT
Tempo sugerido:5 minutos
Propósito: Identificar os tipos de vídeos populares entre alunos.
Expectativa: Que os alunos contribuam com suas informações pessoais sobre o assunto.
Orientações:
a. Use a pergunta mostrada no slide para pedir contribuições dos alunos. Se não houver computador, escreva a pergunta no quadro. Explore as figuras mostradas e peça para que os alunos dêem mais exemplos de vídeos em inglês que normalmente assistem. Caso não possa projetar, imprima as imagens e passe-as pela sala de aula . Pergunte: What other videos do you usually watch? Imagens de: https://www.youtube.com/watch?v=rLl9XBg7wSs (game); https://www.youtube.com/watch?v=VMACKNh5MuY&t=4s (history); https://www.youtube.com/watch?v=PNvYMCKWbXY&t=86s (football); https://www.youtube.com/user/FoodNetworkTV (recipe)
b. Incentive-os a responder fazendo perguntas extras como: How often do you watch videos on YouTube? Do you watch news on TV? Do you watch Netflix? How often do you do this?
OBJECTIVE
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma que o objetivo da aula será ouvir trechos orais e determinar a ideia principal dos vídeos.
INPUT
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Mostrar três fontes diferentes de áudio/ vídeo.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar a ideia principal de cada aúdio.
Orientações:
- Mostre os trechos um a um e peça para que os alunos identifiquem do que eles falam e em que contexto eles foram usados.
Links dos vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=CC9VgzmClR0 (cartoon)
https://www.youtube.com/watch?v=rmD0oKCBGkA (weather channel)/ https://www.youtube.com/watch?v=PTu9IZcao0c (slime tutorial)
b. Diga: We’re going to listen to three different extracts from conversations. What is each one about? Where do you normally see them? Try to get the main idea without trying to understand every word.
OUTPUT
Tempo sugerido: 18 minutos
Propósito: Expor os alunos aos trechos mais uma vez e anotar informações mais específicas sobre cada um. Tocar mais de uma vez se houver necessidade.
Expectativa: Que os alunos consigam identificar o contexto, assunto, objetivo e quem são os interlocutores de cada aúdio.
Orientações:
a.Mostre os trechos um a um e peça que os alunos identifiquem e anotem as informações pedidas na tabela. Eles devem copiá-la no caderno.
b. Diga: We’re going to listen to them one more time and complete this table.
c. Confira com os alunos o que se espera de cada ítem.
d. Se houver necessidade, consulte o transcript no Material Complementar abaixo.
e. Verifique as respostas:
Video 1: A man and monsters/ It’s a cartoon./ They are talking about his plan.
Video 2: A TV presenter/ The news/ The weather for the next day.
Video 3: A presenter/ A tutorial/ How to make slime.
Material Complementar: Transcript https://docs.google.com/document/d/10ep-vB-Z059PSAKLeYZYQpExK8JM-kRLA6nwowSO0BM/edit
OUTPUT
Tempo sugerido: 10 minutos
Propósito: Aprofundar as características dos trechos orais trabalhados e conhecer outros sugeridos pelos alunos.
Expectativa: Que os alunos conversem sobre os gêneros conhecidos pela atividade e deem informações pessoais extras sobre o assunto.
Orientações:
a .Mostre a pergunta e diga: Now you’re going to talk, in pairs, about your preferences. Use as perguntas no slide para introduzir a atividade.
b. Peça para duplas voluntárias usarem perguntas simples como os exemplos abaixo para demonstrar para a turma como perguntar e responder.
- Do you watch _________________? (name of a cartoon) - Have you ever seen a tutorial? - What did you learn to do? - Is there any other kind of video you often watch?
c. Aloque tempo para que os alunos conversem em pares e em seguinte peça para que alguns voluntários reportem para a sala similaridades ou diferenças entre suas ideias e as do seu parceiro. Exemplo do que eles devem produzir: John and I watch ____________. We also like ___________________.
FEEDBACK
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Amarrar os conhecimentos adquiridos na aula
Expectativa: Que os alunos estejam melhor preparados para ouvir trechos orais e entender a mensagem principal através de informações colhidas dos interlocutores, do objetivo, do contexto e da finalidade.
Orientações: Recapitule a sequência de atividades da aula, enfatize o significado e a importância de cada uma, foque especialmente nas estratégias de compreensão oral apontadas no slide.