Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Portugal para além da África e da América
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Expansão marítima europeia
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas, cartolinas, canetas hidrográficas, lápis, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor), atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruqkJPrRUTPVF44VGJGudwuYK8Uc42ktQr42eHAMsPtjJsjwEaXf4dVx3e4z/his7-02und04-contextualizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UGaUWEv9jWVPp5WDZBSMMJYxUfTCkZPBm29gHJdF4qGVTMbPuKeDAAUS7HGg/his7-02und04-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/16759# - “Decadas da Asia, que tratam dos mares, que descobriram, armadas, que desbaratarão, exercitos, que vencerão, e das acçoens heroicas, e façanhas bellicas, que obrarão os portuguezes nas conquistas do oriente : escritas por Diogo do Couto, cronista e guarda mor da Torre do Tombo do Estado da India”. Acesso em: 23/2/2019.
https://www.umviajante.com.br/camboja/5481-angkor-wat-o-guia-completo - Relato sobre os templos de Angkor Wat e seus tempolos.
Acesso em: 23/2/2019.
http://dicionarios.bbm.usp.br/dicionario - Dicionário da língua portuguesa do século XVIII e XIX. Acesso em: 27/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Você deve dividir a sala em grupos de quatro pessoas (dependendo do número de alunos de sua classe você pode aumentar ou diminuir o número de integrantes, atentando-se para que os grupos não fiquem muito grandes e sejam heterogêneos. Estes grupos permanecerão até o fim da aula). Com a sala em grupos, exiba o meme (caso sua escola não conte com equipamento multimídia, imprima a imagem) para os alunos e, para incentivar o protagonismo, você não deve dar respostas que tragam as respostas claramente.
Pergunte aos grupos sobre o que a imagem está tratando. Peça para que os grupos discutam a imagem e anotem sua resposta para que, no fim desta etapa, possam compartilhar com a turma.
É esperado que os alunos consigam interpretar que é uma analogia ao processo de expansão marítima portuguesa, onde eram procurados uma nova rota para as Índias e especiarias.
Algumas sugestões de perguntas que você pode fazer para incentivar o debate:
- Qual a relação entre a Expansão Marítima e as especiarias?
- Vocês utilizam alguma especiaria na casa de vocês?
Para finalizar, peça para que cada grupo comente o que foi discutido e faça um apanhado de todas as respostas, anotando as principais palavras no quadro.
Caso precise imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruqkJPrRUTPVF44VGJGudwuYK8Uc42ktQr42eHAMsPtjJsjwEaXf4dVx3e4z/his7-02und04-contextualizacao.pdf
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Ainda com a turma dividida em grupos, distribua as atividades 1 e 2 aos grupos para que discutam e respondam o que é pedido.
Na atividade 1 é um mapa das rotas comerciais de Portugal até a Ásia e as atividades levam os alunos à reflexão sobre os motivos dessas rotas.
Para a realização da atividade 1 peça os alunos para relacionarem a Contextualização da aula com o mapa proposto no exercício. Deste modo fica mais compreensível para eles analisarem os objetivos portugueses (se sua escola contar com equipamentos multimídia, deixe a imagem da Contextualização projetada ou, caso contrário, entregue a imagem impressa). A atividade 2 é sobre relatos dos europeus ao chegarem na Ásia, o documento retrata a “escolha do governador para a Índia”. É esperado que os alunos discutam e analisem a dimensão do império português, que abrangeu colônias na América, Ásia e África.
Dê 15 minutos para que os grupos façam as atividades propostas, nos 10 minutos finais dessa etapa, você deve guiar a discussão com base nas respostas dos alunos.
Durante a atividade você deve circular pela sala para auxiliar os grupos, sanar dúvidas, acompanhar como os alunos estão construindo suas respostas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Como forma de Sistematização e avaliação do modo como os alunos compreenderam o que foi lecionado nesta aula, você deve pedir para que produzam um noticiário de época. Neste jornal, os alunos devem escolher uma das atividades trabalhadas e montar uma pequena reportagem sobre algum fato que causou curiosidade ou que tenha achado interessante.
Os alunos podem trabalhar a questão das viagens marítimas para as Índias, por exemplo. Eles podem criar um conteúdo que seja ficção, desde que se baseiem em alguma das fontes como plano de fundo para a reportagem.
Lembre-os da duração da etapa.
Para você saber mais:
Como fazer um jornal mural? - http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/406/fazer-um-jornal-mural.html.
Acesso em: 27/2/2019.
Produzindo um jornal mural - https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/etapa/producao-de-um-jornal-mural/. Acesso em: 27/2/2019.
Como produzir uma pauta jornalística - https://academiadojornalista.com.br/producao-de-texto-jornalistico/como-fazer-uma-pauta-jornalistica/. Acesso em: 27/2/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts, Padlet, Youtube.
Contexto
O objetivo desta aula é identificar alguns aspectos da colonização portuguesa na Ásia no período Moderno.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp ou e-mail os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações, enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Para estimular os alunos a respeito do tema da aula, disponibilize a imagem do Meme e os faça refletir sobre o conteúdo dele:
- Qual relação o meme sugere, entre a caravela as especiarias?
- Vocês utilizam alguma especiaria na casa de vocês? (Dê exemplos para caso os alunos não saibam o que é “especiaria”: cravo, canela, pimentas).
Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções por meio de conversas via mensagens curtas ou participação em videoconferência junto aos colegas.
Problematização
Disponibilize os documentos com o mapa das rotas comerciais de Portugal e o relato sobre os europeus ao chegarem na Ásia, durante o século XVI. Oriente-os que o foco delas é analisar:
- Como Portugal estava envolvido com estes eventos? Quais seus possíveis interesses?
Após responderem as questões, a interação poderá ocorrer por meio de mensagens. Se estiver em um momento de videoconferência, abra o microfone para que alguns comentem as percepções oralmente, enquanto os demais comentam no chat.
Sistematização
Proponha aos alunos a realização de uma matéria de jornal a respeito da História das especiarias. Para isso, terão que relatar a decisiva participação de Portugal na exploração, e adicionar outras informações ou curiosidades as quais tiveram acesso ao longo da aula.
Para promover a interação, os alunos podem entrevistar uns aos outros (via mensagens), quanto as especiarias que mais utilizam em casa, e pesquisar se as famílias têm conhecimentos a relatar quanto a eles (histórias, receitas etc.).
Uma opção é de que esta matéria seja gravada em forma de áudio ou vídeo curto.
Outra opção é de que publiquem, em formato de textos acompanhados de imagens, em redes sociais ou em mural colaborativo, como o Padlet (veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Convide as famílias a assistirem a um episódio de desenho animado que trata sobre As Grandes Navegações e, depois, uma curta videoaula a respeito das especiarias:
“Grandes Navegações”. A Mansão Maluca do Professor Ambrósio. Disponível aqui.
“As especiarias”. História em minutos. Disponível em.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: Aconstrução da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História. A ideia de Novo Mundo ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI02 Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Palavras-chave: Ásia, Colonização, Portugal, Expansão Marítima.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA