Documento com todos os trechos
Plano de Aula
Plano de aula: A visão da conquista espanhola pelo olhar dos ameríndios.
Plano 4 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre As sociedades americanas no tempo da conquista
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos, ou até escrever no quadro as perguntas. É interessante levar lápis grafite e folhas em branco para a atividade final.
Material complementar:
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar as folhas, economizando papel.
Trecho Contexto 1: Nathan WACHTEL. Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina – vol 1, 2 ed. Edusp 2004
Trecho Problematização 1: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 41/42.
Trecho Problematização 2: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 59/60.
Trecho Problematização 3: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 133/134.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre aonde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula.
Compreender a extensão do trauma sofrido pelas sociedades ameríndias após os conflitos e o processo em si da colonização espanhola. Apontar as diversas camadas das sociedades nativas que foram atingidas pelo contato entre os povos.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize a sala em três grupos. Para agilizar, você pode ir apontando para os alunos e contando 1, 2 e 3 e pedindo para cada um com seu número referente se junte, os selecionados com 1, 2 e 3. Indague os alunos sobre conflitos que conhecem, históricos famosos ou até mesmo conflitos pequenos, do dia a dia. A intenção aqui é que eles entendam que sempre há dois lados em um conflito, e, quase sempre, há um lado que tem mais perdas. Cuidado para não se alongar demais nesta discussão, ela tem potencial para isso.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Este é um slide de instrução aos alunos, mostre a eles e peça para que fiquem atentos aos próximos slides e às fontes.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que leiam com calma, é um texto um pouco extenso e precisa de atenção. Peça aos alunos que se perguntem, em relação ao texto: Quais povos estão sendo descritos no trecho? Qual a relação entre eles? É possível notar diferença entre eles? No final, esta relação seria benéfica para ambos os povos ou potencialmente prejudicial para um lado, qual? O texto fala da reação dos povos ameríndios no encontro com os espanhóis, para tanto seria interessante conversar um pouco com os alunos sobre quem foram estes povos, nada muito extenso.
Link para o trecho 1: WACHTEL, Nathan. Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina – vol 1, 2 ed. Edusp 2004
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha:
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente as questões aos grupos. Se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente. As perguntas tendem a levar aos alunos o resultado deste encontro, que foi conflituoso, não pacífico. Aqui, tende a prepará-los para os poemas, eles mostram o quão dramático foi o encontro entre estes dois povos.
Problematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Entregue um trecho para cada grupo, dê a eles 5 minutos para que leiam os trechos, mas não debata sobre eles ainda. A cada 5 minutos entregue outro trecho para cada grupo que ainda não tem, totalizando 15 minutos para que os três grupos leiam os três trechos. Cada poema relata a visão de cada um dos povos, entre incas, maias e astecas. Eles são importantes para demonstrar aos alunos que todos os povos nativo-americanos sofreram com a colonização subsequente ao encontro com os espanhóis.
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha:
Links separados para cada trecho:
Trecho 2: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 41/42.
Trecho 3: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 59/60.
Trecho 4: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp.133/134.
Problematização
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Agora com os poemas lidos, peça aos grupos que discutam sobre os poemas lidos, cada grupo com seus participantes.
Peça a eles para se orientarem nas seguintes questões: Quem são os povos que redigiram ou participaram da construção de cada poema? Dado o resultado do conflito, lendo os poemas, ele foi positivo, de alguma forma, para os povos retratados? De todos os aspectos destacados nos poemas, de destruição e perda, somente as perdas materiais foram importantes? O que mais foi perdido neste conflito, além de terras e edifícios, descrito nos poemas?
A intenção da análise destes poemas é para que os alunos entendam que os povos nativo americanos, durante o conflito da colonização, não tiveram somente perdas materiais, entretanto, a parte espiritual também foi tocada nesta conquista. É possível notar nos poemas o quanto se fala dos deuses e seus feitos, que, aparentemente, foram inúteis neste momento, como se os deuses locais tivessem sido superados pelos deuses dos estrangeiros, você pode tocar neste assunto com os alunos.
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha:
Links separado para cada trecho:
Trecho 2: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 41/42.
Trecho 3: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp. 59/60.
Trecho 4: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios. Relatos astecas, maias e incas. 3ª edição. Petrópolis: Vozes, 1987, pp.133/134.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que cada grupo escolha um poema e destaque no quadro cinco ou seis pontos que mais chamaram a atenção. Diga a eles que não precisam copiar as passagens, mas destacar em uma palavra ou pequena frase o sentimento que chamou a atenção nas passagens selecionadas, isso os ajudará depois na hora de criar o poema final. Sobre o poema, apesar de a classe toda o redigir, não precisa ser extenso, a intenção é que a sensação que se passe é como se a América Latina redigisse um poema, se baseando nos poemas dos nativos da época, sobre como foi a colonização para a vida na América Latina nativa, tanto no aspecto material quanto no espiritual etc.
Materiais complementares
Trecho 1: WACHTEL, Nathan. OS INDÍOS E A CONQUISTA ESPANHOLA
Trecho 2: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios.
Trecho 3: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios
Trecho 4: LEÓN-PORTILLA, Miguel. A conquista da América Latina vista pelos índios
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Canva, Movavi, Loom.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a conquista espanhola com base na visão dos nativos americanos (século XVI).
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui) os materiais e orientações necessários. Os retornos dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Inicie a aula propondo que os alunos apenas reflitam:
- Vocês já presenciaram ou vivenciaram algum conflito?
- Quais eram as partes envolvidas? Quais versões cada uma delas tinha?
- Como se deu o final dele, como cada um deles ficou?
Convide-os a analisarem como isso pode ter ocorrido com relação a conquista espanhola da América. Para isso, eles deverão ler o texto “Os índios e a conquista espanhola” e, depois, responder por escrito:
- Qual conflito pode ser identificado neste texto?
- A partir do texto, qual foi a percepção de indígenas e espanhóis a respeito um do outro?
Incentive-os, se possível, a compartilharem as percepções com os colegas por meio de trocas de mensagens ou participação em videoconferência.
Problematização
Disponibilize os poemas com visões dos povos incas, maias e astecas, a respeito da colonização espanhola. Estipule um tempo e oriente-os a fazerem uma leitura atenta, buscando observar algumas questões:
- A qual povo se refere cada poema?
- O resultado do conflito foi positivo, de alguma forma, para estes povos?
- Quais perdas eles sofreram (materiais ou não materiais)?
Os alunos devem responder às questões no caderno ou arquivos digitais que já fazem uso. Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação. Outra opção é realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada poema: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais grupos interagem avaliando as respostas com mensagens no chat.
Sistematização
Dê aos alunos algumas opções de como podem se expressar quanto a uma visão americana sobre a dominação europeia:
- Produção de texto, como poesia, carta, relatório ou notícia.
- Produção de imagem: charges ou memes (pode ser feito no Canva - veja aqui como usá-lo).
- Produção de áudios ou vídeos curtos. Caso desejem, podem fazer a edição deles em aplicativos de celular (Movavi) ou sites gratuitos (Loom - veja aqui como usá-lo).
Convite às famílias
Vamos conhecer mais sobre a História da nossa América? Convide as famílias a assistirem a vídeos educativos a respeito da conquista da América pelos espanhóis e portugueses e conversar sobre pontos de vista semelhantes e diferentes:
“História dos Astecas e chegada dos espanhóis na América - Contado do México”. Débora Aladim, 04/12/2018. Disponível aqui.
“Extermínio indígena”. Lili Schwarcz, 04/07/2019 Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Felipe Pedoneze
Mentor: Andrea Paula Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política de indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, dos confrontos e das resistências.
Palavras-chave: América pré-colombiana, civilização ameríndia, colonização, mitos da colonização, visão do colonizado.
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