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Plano de Aula
Plano de aula: A visão cíclica de mundo dos nativo americanos e sua relação na conquista espanhola
Sobre este plano
Este slide especificamente não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: É interessante utilizar um projetor, entretanto, não é obrigatório. O projetor é importante para deixar as perguntas sempre presentes enquanto os alunos analisam os documentos, mas você pode imprimir todos os slides e entregar aos grupos ou até escrever no quadro as perguntas. Seria interessante se você levasse lápis de cor e folhas em branco para a atividade final.
Material complementar:
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento para que você possa imprimir e recortar a folha, economizando papel. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJJ28eEHuvEVwEqCcHb8S4N4aff9wJWxpEdncP5v5cJsMb7Sb4XcTdzw93jx/his07-08und02-todos-os-trechos.pdf
Trecho Contexto 1 - “Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina” - Vol 1, 2 ed Edusp 2004, p. 196 de Nathan Watchel.
Trecho Contexto 2: “Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina” - Vol 1, 2 ed. Edusp 2004, p. 196 2 de Nathan Watchel.
Trecho Problematização 1: “Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina” - Vol 1, 2 ed. Edusp 2004, p.197 de Nathan Watchel.
Trecho Problematização 2: “Vision de los vencidos”, pp. 34-35, de León Portilla.
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva ou leia o objetivo da aula para os alunos. É extremamente importante os alunos estarem inteirados sobre onde vão chegar na aula. Tome cuidado para não acabar por tirar dúvidas que os alunos poderão ter posteriormente e que vão ajudá-los a criar o raciocínio proposto pela aula. Organize a sala em duplas ou trios. A proposta é compreender que as sociedades nativas tinham suas visões de mundo baseadas em uma mitologia cíclica, onde ciclos de tempo iriam se concluir, começando novos ciclos com seus processos distintos, diferente da visão escatológica europeia, que colocava o mundo com um fim concreto e nada além daquilo.
Também entender como esta visão cíclica do mundo influenciou no contato com os europeus e, posteriormente, nos combates entre as populações, assim como a visão fatalista, baseada no cristianismo europeu, influenciava a forma como os europeus se relacionavam.
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Indague os alunos sobre as visões de fim de mundo e o pós-“fim de mundo”, o que acontece depois. Cuidado com as respostas, pois esta discussão pode se alongar demais e tomar tempo de outros momentos da aula, que são de extrema importância. O tempo desta atividade é curto, a intenção não é levantar um debate de que se estas visões são válidas ou não, mas sim para contextualizar os alunos para a aula, onde estas visões e noções de fim de mundo e de ciclos irão se confrontar.
Como adequar à sua realidade: O Brasil tem, em sua composição, uma maioria de pessoas com alinhamento à fé cristã. Entretanto, em algumas regiões há uma parcela grande de pessoas que tem outras vertentes religiosas como verdade. Este plano trata da visão cíclica, guiada pela influência da religião Maia, se assim podemos chamar, para se relacionar com o mundo e seus habitantes. Caso você viva em uma região onde a religião cristã, dentro de todas as suas vertentes, não é a de maior expressão, você pode utilizar a visão dessa matriz religiosa para guiar a sua aula. Por exemplo, se você morar no estado da Bahia, você pode utilizar algumas referências de religiões de matriz africana. Também é interessante tratar de alguma religião de matriz indígena no Brasil, caso você more em uma região que isso seja possível.
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Mostre as questões e peça para que anotem no caderno, eles irão precisar para a análise dos próximos trechos. Não é necessário que cada aluno copie: peça para somente um de cada dupla ou trio copiar. As questões são importantes para a análise, então eles só precisam ter elas em mãos.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça para os alunos que discutam entre si, respondam as questões e aguardem.
Link para o arquivo do trecho: Nathan Watchel. Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina - Vol 1, 2 ed Edusp 2004, p. 196
Para este texto em específico, oriente os alunos a pensar no que exatamente ele está tratando. O que este texto relata? Seria uma profecia? Isso que está descrito afetaria, de alguma forma, a maneira como este povo iria ter um primeiro contato com os espanhóis?
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça para os alunos que discutam entre si, que respondam as questões e aguardem.
Link para o arquivo do trecho: Nathan Watchel. Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina - Vol 1, 2 ed Edusp 2004, p. 196
O texto trata de presságios. Indague isso aos alunos: Do que exatamente o texto está falando? Indague, também, o tom das mensagens: Como seria a reação deles ao ter contato com passagens assim? Estes acontecimentos iriam influenciar, de alguma forma, a maneira como eles iriam agir futuramente? E para se relacionar com outras pessoas, estes acontecimentos iriam influenciar nesta troca?
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente as questões aos alunos e, se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente. No tocante à segunda pergunta, você deve falar que, mesmo sendo uma visão da realidade, não quer dizer que esteja errada, pois estes povos não tinham contato com cavalos e armas de fogo. Portanto, mesmo sendo uma visão do que era aquilo, é o ponto de vista deles,
ou seja, é correto e é a realidade para eles.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Espere que os alunos leiam e debatam um momento em relação às perguntas. Você pode sim tirar dúvidas deles sobre algumas palavras. Como, por exemplo, você pode comentar que quando os nativos diziam “veados” na verdade estavam falando sobre os cavalos, mas, como não havia cavalos na América, eles relacionaram com o animal mais parecido para eles.
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJJ28eEHuvEVwEqCcHb8S4N4aff9wJWxpEdncP5v5cJsMb7Sb4XcTdzw93jx/his07-08und02-todos-os-trechos.pdf
Link com o trecho do slide: Nathan Watchel. Os índios e a conquista espanhola. In História da América Latina - Vol 1, 2 ed Edusp 2004, p. 197
Mais uma vez, assim como na análise anterior, indague aos alunos: Qual seria sua reação ao ouvir uma descrição destas? Você se sentiria como se houvesse a possibilidade de entrar em contato com o que foi ali descrito?
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente as questões aos alunos e, se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Espere que os alunos leiam e debatam um momento em relação às perguntas. Você pode sim tirar dúvidas deles sobre algumas palavras. Sempre faça eles relembrarem os trechos já lidos, principalmente o primeiro.
Link com todos os trechos que serão utilizados na aula, em um só documento, para que você possa imprimir e recortar a folha. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZJJ28eEHuvEVwEqCcHb8S4N4aff9wJWxpEdncP5v5cJsMb7Sb4XcTdzw93jx/his07-08und02-todos-os-trechos.pdf
Link com o trecho do slide: León Portilla, Vision de los vencidos, pp. 34-35
Este é um trecho que leva, em sua análise, muito em consideração o que já foi lido. Peça aos alunos para pensar, principalmente em relação ao primeiro texto, o porquê desta reação de Monteczuma ao receber Hernán Cortez. Os dois documentos se relacionam? E com os outros dois apresentados?
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente as questões aos alunos e, se quiser, pode falar brevemente sobre cada uma, mas não é necessário. Só reforce a eles que é importante mantê-las em mente.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Com os grupos com todas as fontes analisadas e discutidas, peça para que façam uma carta de recepção no máximo dez linhas. Reforçe a eles a ideia de que como a visão de mundo dos astecas influenciou neste contato com os espanhóis. A intenção da carta de recebimento é que eles irão contrastar a visão que eles têm de mundo atual com a visão dos astecas que não presumia um final absoluto, mas um final que abre um novo início, e isso poderá ser observado nas cartas.
Para seu auxílio, há dois modelos de carta para os alunos se guiarem. Um deles, o primeiro, é o recebimento de uma entidade benevolente, o outro, o segundo, é para o recebimento de uma entidade menos benevolente e mais adversa.
Um link com um documento para os dois modelos de carta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PTm5qgGZhFGPa8epZ6QwxEkPm76Qav3pb8JkMqr3ENSqYEpmMNVgpxcxPY4Y/carta-modelo.pdf
*Para uma possível próxima aula: Professor, você pode, em um próximo encontro com os alunos, ler algumas cartas e, se alguns grupos quiserem, pedir para eles encenarem a carta como se fosse uma recepção pessoal.
Como adequar à sua realidade:
Para você saber mais: Um glossário para você saber mais sobre alguns termos e palavras utilizados nas orientações e fontes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Felipe Pedoneze
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano.
Objeto(s) de conhecimento: A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI08). Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, confrontos e resistências.
Palavras-chave: América pré-colombiana, Astecas, Tenochtclán, civilização ameríndia, colonização, visão cíclica, profecias.
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