Para você, o que é ser fiel?
Plano de Aula
Plano de aula: A Reforma Protestante
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reformas religiosas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das atividades. Projetor ou, na ausência dele, a opção de imprimir as imagens. É também possível reproduzir os impressos no quadro, ou ainda em papel pardo ou cartolina.
Material complementar:
Para você, o que é ser Fiel?
Quadro de registros
Ficha 1 - As penitências
Fonte visual 1 - O inferno
Ficha 2 - As indulgências
Fonte Visual 2 - Venda de indulgências
Link Ficha 3 - As Críticas ao Abuso Papal
Link Fonte Visual 3 - Basílica de São Pedro
Referências das Imagens:
CARDOSO, Jacinto Levino. Mãos Unidas, 2015. Acervo Pessoal.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Iansã em Salvador, 2017. Acervo Pessoal.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Procissão das Velas em Ouro Preto, 2017. Acervo Pessoal.
PEREIRA, Anderson Bueno. Torcida do Corinthians, 2014. Fotografia. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Torcida_do_Corinthians%2C_no_%C3%BAltimo_jogo_oficial_no_Est%C3%A1diodo_Pacaembu..jpg>. Acesso em: 11/11/2018.
OVIEDO. Amigos, 2008. Fotografia. Disponível em:
< https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amigos_(Oviedo)_(3).jpg?uselang=pt-br>
Acesso em: 11/11/2018.
PEREIRA, Jonas. Culto Religioso na Gráfica do Senado Federal, 2015. Agência Senado. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Missas._Cultos_religiosos_(23131947289).jpg?uselang=pt-br> Acesso em: 11/11/2018.
Autor Desconhecido. O Inferno, séc. XVI. Pintura. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lisboa-Museu_Nacional_de_Arte_Antiga-Inferno-20140917.jpg?uselang=pt>. Acesso em: 11 Nov 2018.
de BREU, Jorg. Venda de Indulgências, séc. XVI. Xilogravura. Disponível em:
Acesso em: 11 Nov 2018.
DE OLIVEIRA, Halley Pacheco. Cruz de Indulgência Igreja da Candelária, 2012. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_da_Candel%C3%A1ria_-_Cruz_de_indulg%C3%AAncia.jpg>. Acesso em: 11/11/2018.
Evangeliodiario. Roma Basílica de São Pedro, 2010. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roma-Bas%C3%ADlica-San-Pedro-FB-004.jpg>.
Acesso em: Interior da Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano.
MOISE, Didler. St. Basílica de Pedro na Cidade do Vaticano, 2007. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St._Peter%27s_Basilica_in_Vatican_City.jpg > Acesso em: 11/11/2018.
Para você saber mais:
Significado da palavra fidelidade.
Disponível em: https://www.significados.com.br/fidelidade/?utm_source=facebook&utm_medium=referral&utm_campaign=Sg_Social&fbclid=IwAR35zfvQLtAhADgp4dop2f33MtpTvzY-b_QwEm1orEzsTh37LH_Dps2ImyU Acesso em: 11/11/2018.
John Wyclif e Jan Huss: Precursores de Lutero. Disponível em:
https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/john-wyclif-e-jan-hus-precursores-de-luter
Documento completo com as 95 Teses de Martinho Lutero. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/95%20Teses%20de%20Lutero.pdf Acesso em: 10/11/2018.
Cinco Solas. Disponível em: https://www.infoescola.com/cristianismo/cinco-solas/ Acesso em11/11/2018. Os cinco princípios dos Reformadores.
Manzotti tira suas dúvidas sobre morte, purgatório, céu, inferno. Disponível em:
https://pt.aleteia.org/2018/10/29/pe-reginaldo-manzotti-tira-suas-duvidas-sobre-morte-purgatorio-ceu-inferno/. Acesso em: 11/11/2018. Visão atual do catecismo segundo Manzotti. Fala também de indulgências.
Santa Sé. Disponível em: http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-it.html. Faça um tour virtual pela Basílica de São Pedro. Acesso em: 11/11/2018.
Ramificações do Cristianismo. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/270954899/Ramificacoes-Do-Cristianismo. Acesso em: 11/11/2018. Sobre os cismas da Igreja Católica.
História da Igreja Católica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/influencia-igreja-historia.htm. Acesso em: 11/11/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: : 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, projetando o slide ou escrevendo no quadro para que a turma faça uma leitura coletiva.
Para Saber mais:
Cátaros: A Heresia dos Séculos. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/cataros-a-heresia-dos-seculos.phtml Acesso em: 11/11/2018. Fala da Cruzada empreendida pelo Papa Inocêncio III aos Cátaros.
Os Valdenses. Disponível em: http://www.aguasvivas.ws/revista/45/espigando2.htm. Acesso em: 11/11/2018. Um dos grupos protestantes antes do protestantismo da Reforma Moderna, brutalmente perseguidos e quase aniquilados depois de decreto real em 1545. Foi um massacre onde se utilizou a fogueira da Inquisição.
Inquisição. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/inquisicao/. Acesso em: 11/11/2018.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente a imagem impressa ou projetada.
Questione seus alunos sobre os seguintes pontos a fim de promover o debate inicial da contextualização:
1 - O que para você é ser fiel?
2- Em quais momentos da vida humana a fidelidade está presente?
3 - Em cada uma das imagens, como a fidelidade é apresentada?
Neste momento é importante valorizar as percepções trazidas pelos alunos e conduzir os mesmos para o entendimento de que ser fiel é ter compromisso com algo ou alguém de forma verdadeira. Estimule-os a partir desta compreensão a compartilhar exemplos próximos. Valorize os relatos trazidos por eles no intuito de que percebam a existência de várias percepções sobre o que é ser fiel.
A fim de preparar os alunos para as outras etapas, estimule-os a pensar sobre o que é ser um fiel no plano religioso. Caso tenha dificuldades na condução do debate, norteie o mesmo com as seguintes questões:
- É possível ser fiel independente da fé que se pratica?
Link para as imagens “Para você o que é ser fiel?” caso precise imprimí-las:
Referências das Imagens:
CARDOSO, Jacinto Levino. Mãos Unidas, 2015. Acervo Pessoal.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Iansã em Salvador, 2017. Acervo Pessoal.
NÓBREGA, Luis Felipe da Silva. Procissão das Velas em Ouro Preto, 2017. Acervo Pessoal.
PEREIRA, Anderson Bueno. Torcida do Corinthians, 2014. Disponível em:
do_Pacaembu..jpg>. Acesso em: 11/11/2018
. OVIEDO. Amigos, 2008. Disponível em:
< https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Amigos_(Oviedo)_(3).jpg?uselang=pt-br>
Acesso em: 11/11/2018.
PEREIRA, Jonas. Culto Religioso na Gráfica do Senado Federal, 2015. Agência Senado. Fotografia. Disponível em:
<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Missas._Cultos_religiosos_(23131947289).jpg?uselang=pt-br>
Acesso em: 11/11/2018.
Para saber mais:
Significado da palavra fidelidade.
Disponível em: <https://www.significados.com.br/fidelidade/?utm_source=facebook&utm_medium=referral&utm_campaign=Sg_Social&fbclid=IwAR35zfvQLtAhADgp4dop2f33MtpTvzY-b_QwEm1orEzsTh37LH_Dps2ImyU Acesso em: 11/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
FICHA 01 - As penitências
Orientações: Divida a turma em trios ou quartetos e inicie o debate estimulando os alunos a discutir o que o artista representa na obra projetada e sua relação com o provérbio descrito abaixo da mesma. Para este momento de análise inicial é sugerido o tempo de 4 minutos.
É esperado que os alunos falem que a imagem representa o Inferno e a associem com o provérbio, abrindo a discussão sobre essa afirmação de que a Igreja Católica é o único caminho para a salvação. Pergunte:
- Vocês concordam que a Igreja Católica é o único caminho para a salvação?
Explore esta discussão e insira as teses de Lutero presentes na “Ficha 01 As penitências” neste momento, aproveitando a polêmica levantada através do debate inicial.
Mantenha a obra projetada e entregue para os alunos as teses da Ficha 1 e o Quadro de registros. Ressalte que o quadro de registros será utilizado durante toda a aula. Estima-se para esta etapa o tempo de 6 minutos.
Para auxiliar os alunos na análise e registro no quadro, utilize o esquema abaixo:
1- Informe aos alunos que eles terão 6 minutos para esta etapa.
2- Peça primeiramente que o grupo leia as teses e procure identificar a visão de Lutero sobre o tema da Ficha 01
3- Após a leitura, solicite aos mesmos que registrem no quadro sua interpretação, respondendo à questão problema.
Caso os alunos tenham dificuldades na interpretação da fonte, peça para que analisem mais uma vez a imagem. Chame a atenção para as palavras no glossário, se houver problemas no entendimento das teses.
É importante que os alunos saiam da análise da Ficha 01 com a compreensão do que é viver em penitência, e que segundo Lutero, a Igreja não pode substituir a penitência. Eles devem relacionar as teses com o provérbio “Fora da Igreja Católica não há Salvação” e com a pintura “O Inferno”, refletindo sobre as consequências para quem questionasse as proposições da Igreja.
Link para o documento da Ficha 1 - As penitências
Link para o quadro de registros:
Link para a Fonte visual 1 - O Inferno
Como adequar à sua realidade: Caso a escola não tenha recursos para impressão das imagens e fichas, prepare previamente alguns cartazes com as teses de Lutero. Ou, se preferir, escreva-as no quadro para que os alunos possam visualizá-las. Peça aos mesmos para registrarem em seu caderno os debates propostos. Em relação à imagem, substitua as mesmas pelos seguintes questionamentos:
- Em sua visão, o que acontece com os pecadores?
- Qual seria a punição àqueles que descumprem as ordens de Deus?
Referência da imagem
Autor Desconhecido. O Inferno, séc. XVI. Pintura. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lisboa-Museu_Nacional_de_Arte_Antiga-Inferno-20140917.jpg?uselang=pt>. Acesso em: 11 Nov 2018.
Para você saber mais:
Sobre a obra “O Inferno”: A visão que foi difundida nos últimos séculos sobre a Igreja Católica se relaciona intimamente com a pintura. De autor desconhecido a obra retrata o inferno ao qual seriam condenados os pecadores que não se redimissem. Assim deviam viver em penitência para expiar seus pecados, uma vez que homens e mulheres eram vistos como pecadores por natureza.
O Inferno. Disponível aqui: http://www.museudearteantiga.pt/colecoes/pintura-portuguesa/o-inferno. Acesso em: 11/11/2018. Mais Informações específicas sobre esta obra no Museu de Arte Antiga que detém a sua guarda.
John Wyclif e Jan Huss: Precursores de Lutero. Disponível em:
https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/john-wyclif-e-jan-hus-precursores-de-lutero.htm. Acesso em 11/11/2018.
Documento completo com as 95 Teses de Martinho Lutero. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/95%20Teses%20de%20Lutero.pdf Acesso em: 10/11/2018.
Cinco Solas. Disponível em:. https://www.infoescola.com/cristianismo/cinco-solas/. Acesso em11/11/2018. Os cinco princípios dos Reformadores.
Manzotti tira suas dúvidas sobre morte, purgatório, céu, inferno. Disponível em:
https://pt.aleteia.org/2018/10/29/pe-reginaldo-manzotti-tira-suas-duvidas-sobre-morte-purgatorio-ceu-inferno/. Acesso em: 11/11/2018. Visão atual do catecismo segundo Manzotti. Fala também de indulgências.
Problematização
Ficha 02 - As indulgências
Orientações: Entregue para os alunos a Ficha 02 - As indulgências. Estimule os alunos a debaterem o que o artista representa na obra projetada e sua relação com o tese descrita abaixo da mesma, lançando as seguintes questões:
- O que o artista representa nesta cena projetada?
- Quem são os personagens retratados?
- Quem está vendendo?
- O que aconteceria com os fiéis e também com seus mestres que acreditassem estar salvos através da compra da indulgência, segundo Lutero?
É esperado que os alunos falem que a imagem representa o comércio, e que percebam que nesta relação de troca estão comerciantes, pessoas comuns e da Igreja. Ajude-os a compreender que trata-se de Venda de indulgências, diga que a Igreja vendia relicários, imagens e outros artigos em troca da salvação. Se eles não perceberem sozinhos, mostre a eles a ação que ocorre na cena e associe com a tese, abrindo a discussão:
- O que é necessário para o fiel alcançar a salvação?
- A compra de indulgência ajuda ou atrapalha o objetivo do fiel de conseguir a salvação?
Mantenha a obra projetada e solicite que continuem a preencher o quadro de registros. Ressalte que o quadro de registros será utilizado durante toda a aula.
É importante que os alunos saiam da análise da Fonte 02 com a compreensão sobre o que é a indulgência, relacionando a gravura com a tese projetada. Espera-se que percebam o que estava em jogo: Ser um bom fiel, conseguir a salvação, e a indulgência como instrumento constante de abuso do clero aos seus fiéis. Era uma situação que corrompia a fé e a Igreja.
Link para a Ficha 2 - As Indulgências
Link Fonte Visual 2 - Venda de Indulgências
Como adequar a sua realidade: Caso a escola não tenha recursos para impressão das imagens e fichas, prepare previamente alguns cartazes com as teses de Lutero. Se não puder fazer isso, escreva-as no quadro para que os alunos possam visualizá-las. Peça aos mesmos para registrarem em seu caderno os debates propostos. Em relação à imagem, substitua as mesmas pelos seguintes questionamentos:
- O que você acha sobre adquirir um objeto para garantir a salvação?
- E sobre pagar para receber perdão ou salvação?
Referências de Imagens:
de BREU, Jorg. Venda de Indulgências, séc. XVI. Xilogravura. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/55/Jeorg_Breu_Elder_A_Question_to_a_Mintmaker_c1500.png. Acesso em: 11 Nov 2018.
de Oliveira, Halley Pacheco. Cruz de Indulgência Igreja da Candelária, 2012. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Igreja_da_Candel%C3%A1ria_-_Cruz_de_indulg%C3%AAncia.jpg>. Acesso em: 11/11/2018.
Problematização
Orientações:
FICHA 03 - As críticas ao abuso papal
Chame a atenção dos alunos para a chegada da conclusão desta etapa. Inicie um rápido debate com os mesmos sobre as duas fotos, com os seguintes questionamentos:
1 - Reconhecem este local?
2 - Qual é a importância dela para os católicos?
3 - O que ela representa para a Igreja Católica?
É esperado que os alunos falem que as fotos são da Basílica de São Pedro no Vaticano e que é o local onde o Papa comanda a Igreja Católica. Alguns estudantes podem começar a associação da imagem com a tese de Lutero descrita abaixo da imagem.
É o momento de inserir a Ficha 03 e os alunos explorarem nos grupos as teses.
Não se esqueça de manter a obra projetada durante o desenvolvimento da atividade.
Link Ficha 3 - As Críticas ao Abuso Papal
Link Fonte Visual 3 - Basílica de São Pedro
É importante que os alunos saiam da análise da Ficha 03 com a compreensão do porquê das críticas de Lutero ao papa e à Igreja, relacionando-as com as fotografias e com a tese projetada. Espera-se que percebam o enriquecimento da Igreja e os abusos aos fiéis, que ia contra os valores do cristianismo.
Evangeliodiario. Roma Basílica de São Pedro, 2010. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roma-Bas%C3%ADlica-San-Pedro-FB-004.jpg>. Acesso em: Interior da Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano.
MOISE, Didler. St. Basílica de Pedro na Cidade do Vaticano, 2007. Fotografia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:St._Peter%27s_Basilica_in_Vatican_City.jpg > Acesso em: 11/11/2018.
Para saber mais:
Santa Sé. Disponível em: <http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-it.html>. Faça um tour virtual pela Basílica de São Pedro. Acesso em: 11/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: A proposta de sistematização desta atividade está no próximo slide. Neste primeiro momento, é importante aproximar da realidade dos alunos os reflexos da Reforma Protestante para a História das sociedades. O infográfico apresenta as novas denominações religiosas que surgiram a partir deste movimento.
Ainda em grupos, projete o infográfico ou faça sua impressão de modo que cada grupo de alunos receba uma cópia.
Em seguida, peça para os alunos identificarem a presença ou não de sua denominação cristã, caso comunguem dessa fé. Se comungarem de outra fé peça que compartilhem qual, do mesmo modo os que não tenham religião ou ateus. É importante nesta etapa que os alunos compreendam que a Reforma Protestante possibilitou o surgimento de novas denominações cristãs, baseadas na livre interpretação proposta por Lutero.
Esta etapa tem a duração de 3 minutos, não devendo provocar debates em cima deste infográfico. O momento é somente de apresentar aos alunos os impactos da Reforma Protestante.
Infográficos para a Atividade:
https://ipbicara.files.wordpress.com/2015/10/arvore-genealc3b3gica.jpg?w=690&h=945
Para saber mais: Caso haja interesse da turma sobre a temática, expanda o debate em outros momentos e proponha aos alunos tarefas de pesquisa sobre a origem de sua denominação religiosa. Como material de apoio, é possível utilizar o infográfico intitulado Ramificações do Cristianismo disponibilizado abaixo.
Ramificações do Cristianismo. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/270954899/Ramificacoes-Do-Cristianismo. Acesso em: 11/11/2018. Sobre os cismas da Igreja Católica.
História da Igreja Católica. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/influencia-igreja-historia.htm. Acesso em: 11/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Ainda em grupos, a atividade tem como objetivo a apropriação da importância das Teses de Lutero para a mudança das relações do fiel com a Igreja, bem como suas implicações. Para tanto, solicite aos alunos que produzam três teses direcionadas a Igreja ou denominação religiosa a qual professam sua fé. Caso tenha alunos que sejam ateus ou não tenham religião, solicite aos mesmos que produzam teses direcionadas ao sistema político nacional.
Poderão consultar o quadro de registros produzido na atividade da Problematização, embora estejam totalmente livres para criar outras novas.
Ao final da atividade, solicite que um aluno de cada grupo socialize verbalmente suas teses com os colegas. Proponha ainda que colem suas teses no Mural da Sala, assim como Lutero fez na Igreja de Wittemberg.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é compreender a Reforma Protestante a partir das teses de Lutero.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize o conjunto de imagens da Contextualização. Os alunos devem observá-las e apenas refletir:
- Para você, o que é ser fiel?
- Em quais momentos da vida humana a fidelidade está presente?
- Em cada uma das imagens, como a fidelidade é apresentada?
- É possível ser fiel a uma crença independente da fé que se pratica?
Para promover a interação entre a turma, organize um quiz virtual ou uma nuvem de palavras, mapeando as percepções iniciais dos alunos quanto ao tema.
- Como fazer quiz com o Mentimeter (disponível aqui - ative a tradução).
- Como fazer uma nuvem de palavras com o Mentimeter (disponível aqui).
Problematização
Disponibilize a imagem da pintura “Inferno” acompanhada do provérbio. Questões para refletir:
- O que o artista representa nesta obra?
- Qual relação entre a imagem e o provérbio?
Disponibilize as teses da Ficha 1 e o Quadro de registros. Eles devem fazer a leitura e depois anotar as informações que são solicitadas na ficha de registros no campo “Penitência”. As questões a serem analisadas são:
- Qual a visão de Penitência para Martinho Lutero?
- Para ele, a Penitência pode ser sacramental, feita com um padre ou bispo?
- A ideia de Penitência de Lutero vai contra a ideia do provérbio visto antes?
Disponibilize a imagem da Venda de indulgências e as teses da Ficha 2. Os alunos devem analisar ambos e registrar no campo “Indulgências”:
- Quem são os personagens retratados? O que estão fazendo?
- Qual é a definição de indulgência?
- Segundo Lutero, o que aconteceria com os fiéis e seus mestres que acreditassem estar salvos através da compra da indulgência?
Disponibilize as fotos da Basílica de São Pedro e as teses da Ficha 3. Os alunos devem analisar ambos e registrar no campo “críticas ao abuso papal”:
- Este é o local de onde o Papa comanda a Igreja Católica. O que chama sua atenção com relação a estrutura dele?
- Segundo Lutero, qual abuso cometido pelo Papa para construir a Basílica de São Pedro?
Para promover a interação entre os alunos, é interessante que você proponha um quiz virtual a respeito das ideias de Lutero. Ele pode ser elaborado no Mentimeter, por meio de grupos de Whatsapp ou durante uma videoconferência.
Sistematização
Disponibilize o infográfico para que observem o impacto causado pelas teses de Lutero, culminando no surgimento de novas vertentes religiosas. Oriente-os a criar 3 teses contestando ou propondo novas práticas para um sistema religioso ou político. Sugira que pesquisem notícias referentes às críticas a uma determinada vertente religiosa/política ou entrevistem pessoas da família para saber o que consideram como pontos que devem ser melhorados.
Para registrá-las e promover o compartilhamento, podem utilizar um mural virtual colaborativo, como o Padlet (veja aqui como usá-lo aqui).
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre Martinho Lutero e a Reforma Protestante, indique o vídeo educativo: 500 anos da Reforma Protestante. Nerdologia, 24/10/2017. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Vanessa Cardoso
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo
Objeto (s) de conhecimento: Reformas religiosas: a cristandade fragmentada
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI05) Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Palavras-Chave: Conceito de fiel, Reforma Protestante, 95 Teses, Lutero, Indulgências
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