Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A ciência produzindo a modernidade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modernidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9YDFutDhubHWX7dQ7rhd4FUG3gmeV9j8kNXUQR8FZd7sNgVtk6eGahDZ3HEh/his07-01und02-contextualizacao.pdf
Estações do Conhecimento:
Ficha de análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBYzhg83fmq29cCBHrYyfcxey2mjppk2MpvfhQVFRVpt7b3ZcSRMgeSzs5Hb/his07-01und02-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf
Estação Método Científico: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wxgAtFSafBfdZM9SgqEsJcbMxyXge99QqDKRv2BgGzC777hngbZSc6rYe9BH/his07-01und02-resolucao-metodo-cientifico.pdf
Estação Medicina: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gM4wh6rW6K9NB28gfcwvqMaBQRnvQmJPnTKp9rdWHTt4hcUCC95sQZYMW3yK/his07-01und02-resolucao-estacao-medicina.pdf
Estação Astronomia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vqznFgDnNPsWWXuX3vyxsSuAsaek4gUcdy6Bub83TwWvkDdBVTc5vF4GF8ND/his07-01und02-resolucao-estacao-astronomia.pdf
Estação Tecnologia: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZnucqGPDQ5QBUSUYddv5JzWcqMM6WQjhCuE4YnEXrJw7WEKmWdPJBTACZHfQ/his07-01und02-resolucao-estacao-tecnologia.pdf
Material complementar: Leonardo da Vinci, o desbravador do corpo humano - http://www.unicamp.br/unicamp/ju/568/leonardo-da-vinci-o-desbravador-do-corpo-humano
Para você saber mais: https://www.youtube.com/watch?v=2IS7DZeqOao.
https://www.youtube.com/watch?v=eRDBggKy0js.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Se necessário, insira aqui links ou explicações sobre conceitos que o professor deverá utilizar nesta etapa do plano. É o mesmo conteúdo que você colocou no primeiro slide. Fique especialmente atento a este item - e recorra ao especialista, se necessário - se o seu plano é voltado
aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, antes de iniciar a Contextualização, divida a sala de aula em seis grupos de trabalho que deverão ser mantidos durante toda a atividade.
A dinâmica desta aula está baseada no conceito de “Rotação por estações”, portanto busque fazer as intervenções passo a passo, conforme descrito abaixo:
- Considerando uma turma com 36 alunos, organize grupos com quatro componentes, totalizando, assim, nove grupos. Estes mesmos grupos deverão permanecer nessa formação até o fim da aula. (Em turmas com maior ou menor número de estudantes, leia o tópico “Como adequar à sua realidade” onde encontrará maiores informações sobre a condução da atividade.). Atente para a formação dos grupos para que os mesmos sejam o mais heterogêneo possível, de modo que os alunos possam se ajudar e também desenvolver-se durante a aula.
Obs: Para turmas com maior ou menor números de alunos, leia a seção Como adequar à sua realidade.
- Organize o grupo de maneira que permita a circulação de material entre eles no sentido horário.
- Peça que observem a imagem projetada e anotem o que o grupo pensa em relação à pergunta apresentada e às perguntas abaixo:
1 - Que motivo levou estes homens a pensar nestes elementos há mais de 500 anos?
2 - Será que eles acertaram em seus estudos ou mudou muita coisa com o passar dos anos?
3 - O que vocês imaginam que estava ocorrendo neste período que incentivou estes homens a pensar em sistemas tão diferentes entre si? Será que eles apresentam alguma ligação?
Deixe 3 minutos para que os grupos reflitam e discutam suas respostas. Peça para que um representante de cada grupo socialize suas discussões e vá anotando as principais ideias no quadro.
Termine a Contextualização ligando os pontos que os alunos trouxeram em suas falas e mostrando que o pensamento renascentista abriu caminhos para muitas das coisas que sabemos e temos hoje como verdades científicas como a esfericidade da Terra e que o centro de nosso sistema solar é o Sol.
Como adequar à sua realidade: Professor, a dinâmica da Rotação por estações é facilmente adaptável à realidade de sua turma. A proposta apresentada contempla o número de quatro componentes, mas é possível adequar este número para mais ou para menos, de acordo com o seu contexto.
Utilize a lógica de formar grupos em múltiplos de 3 (três), para que todos os alunos consigam ter acesso ao material da aula. Sendo assim, você terá quantas rotações forem necessárias para atender o total da turma, sempre considerando a formação de três grupos para cada uma delas (não esqueça de preparar a quantidade de material que atenda à quantidade das rotações).
Por exemplo: Em uma sala com 24 alunos, você pode formar seis grupos com quatro integrantes, para a realização de duas rotações.
Mas se tiver uma sala com 48 alunos, pode formar 12 grupos com quatro componentes. Se entender que 12 grupos é um número muito elevado,
pode também distribuir os alunos de forma que tenha nove grupos, sendo seis deles com cinco componentes e três com seis componentes.
É preciso garantir o equilíbrio no número de estudantes de cada grupo, ainda que não seja possível formá-los exatamente com a mesma quantidade.
Vale destacar a importância de grupos com número reduzido de alunos para facilitar as discussões e valorizar assim a colaboração entre eles, sempre que possível.
Importante: Se tiver uma sala com poucos estudantes, garanta a formação mínima de três grupos, para que seja possível a realização de pelo menos uma rotação completa, com o mínimo de três componentes.
Se sua escola não contar com equipamentos multimídia, pode imprimir seis folhas e distribuir em cada grupo. Você pode usar um cronômetro online para auxiliar no tempo das atividades.
Link do material utilizado na Contextualização:
Link cronômetro online: https://relogioonline.com.br/cronometro/.
Para você saber mais: Possivelmente os alunos não saberão muito a respeito do Renascimento, mas não será necessário entrar na discussão do tema.
O objetivo aqui é relacionar que o nosso conhecimento científico foi moldado há muitos anos e que até hoje utilizamos de bases construídas no período.
A escolha das imagens foi feita para ilustrar que aqueles que integravam o pensamento renascentista sistematizaram o conhecimento sobre o corpo humano, estudando-o; Leonardo da Vinci, já tinha pensado em um protótipo de um paraquedas e Galileu, ancorado em alguns outros estudos, afirmou
que o heliocentrismo era correto.
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-regional/videos/v/usp-faz-teste-para-descobrir-se-paraquedas-de-leonardo-da-vinci-funciona-mesmo/2456057/. - USP faz teste para descobrir se paraquedas de Leonardo da Vinci funciona mesmo.
https://superdetetives.wordpress.com/2011/04/05/confeccionando-paraquedas-de-da-vinci/. Confeccionando o paraquedas de Da Vinci.
Problematização
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Professor, mantenha a sala dividida em seis grupos. Esta atividade é baseada no conceito de “Rotação por estações” e você deverá instruí-los sobre os seguintes pontos:
- Teremos três estações para seis grupos, ou seja, sempre dois grupos trabalharão com a mesma estação.
- Os membros do grupo deverão participar ativamente das discussões.
- Cada grupo deverá ter:
- Uma pessoa que escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo.
- Uma pessoa para alertar ao grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
- Uma pessoa para pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
- Uma pessoa responsável por levar o material da estação para o próximo grupo.
- Todos os grupos deverão ficar com suas fichas de análises para anotar os pontos de cada uma das estações de conhecimento.
Ficha de análise das estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBYzhg83fmq29cCBHrYyfcxey2mjppk2MpvfhQVFRVpt7b3ZcSRMgeSzs5Hb/his07-01und02-ficha-de-analise-das-estacoes.pdf
Estação - Método científico
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wxgAtFSafBfdZM9SgqEsJcbMxyXge99QqDKRv2BgGzC777hngbZSc6rYe9BH/his070-01und02-resolucao-metodo-cientifico.pdf
Professor, imprima o documento sobre o Método científico e distribua para cada uma das equipes antes de iniciar a rotação das estações. O material consiste em explicar os princípios do Método científico e apresentar a ferramenta que os grupos utilizarão para analisar o que é proposto em cada estação.
Destaque que o Método científico foi consolidado no período Renascentista e inicie a discussão com os seguintes questionamentos:
1 - Quando vocês querem saber o motivo de algo ou como funciona alguma máquina, como fazem?
2 - Observando estes passos, o que vocês compreendem como método científico?
3 - Qual a importância de seguir o método científico?
4 - Acreditam que este método ainda é utilizado atualmente?
Faça a leitura do documento com a classe e vá exemplificando, conforme demonstrado abaixo. Esta etapa é importante pois é o ponto central da aula em todas as estações os alunos se guiarão por estas instruções.
- Observação: Levante a questão com os alunos de que se observa que a maioria das estrelas brilha. Então poderíamos nos perguntar:
Qual a razão para o brilho das estrelas?
- Hipótese: Seguindo a ideia de descobrir o motivo das estrelas brilharem, a pessoa poderia levantar a hipótese que há algum tipo de explosão no interior dos astros que emite este brilho que vemos a distância.
- Experiência: Para comprovar a hipótese de que há explosões nas estrelas, podemos observar os astros diariamente, pesquisar os materiais que as compõem e se há a alguma ligação desses compostos com as explosões que geram o brilho.
- Análise: Ao pesquisar e observar as estrelas, o cientista percebeu que todas possuem algum gás em seu interior. Então ele pode formular a seguinte lei: “Todas estrelas que brilham têm gases em seu interior”.
- Teoria: “Todas as estrelas possuem em seu interior gases que, após passar por processo de fusão nuclear, emitem energia em formas de raios gama”.
No final desta etapa, distribua o material das Estações Medicina, Tecnologia e Astronomia para os grupos e inicie a rotação.
Estação - Medicina
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gM4wh6rW6K9NB28gfcwvqMaBQRnvQmJPnTKp9rdWHTt4hcUCC95sQZYMW3yK/his07-01und02-resolucao-estacao-medicina.pdf
O objetivo é que os alunos compreendam, nesta estação, que os estudos do corpo humano foram um dos grandes marcos do período Renascentista.
Na ciência moderna temos muitas influências destes pensadores. Por meio do Método científico foi possível entender melhor o funcionamento e a constituição de nosso corpo.
Se os alunos apresentarem dificuldades em interpretar as imagens você pode levá-los a refletir de modo mais objetivo com as seguintes questões:
- O que o autor retratou nestes desenhos?
- Como vocês acham que ele fazia estas ilustrações?
- Ele se apoiou em outros estudos?
- Será que o que ele desenhou/observou estava correto?
- O que os homens estão fazendo na pintura que se chama A lição de Anatomia do Dr. Tulp?
Desenhos da anatomia do corpo, feitos por Leonardo da Vinci. Link: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/568/leonardo-da-vinci-o-desbravador-do-corpo-humano. Acesso em: 25/11/2018.
A lição de Anatomia do Dr. Tulp, Rembrandt. Link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=dr+tulp&title=Special%3ASearch&profile=default&fulltext=1#/media/File:The_Anatomy_Lesson.jpg. Acesso em: 25/11/2018.
Estação - Astronomia
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gM4wh6rW6K9NB28gfcwvqMaBQRnvQmJPnTKp9rdWHTt4hcUCC95sQZYMW3yK/his07-01und02-resolucao-estacao-medicina.pdf
Nesta estação os alunos deverão observar que muitos dos princípios básicos que sabemos do universo atualmente são provenientes de observações dos cientistas renascentistas. No slide temos o modelo proposto por Copérnico para indicar que o Sol seria o centro do universo e, não como se imaginava, a Terra (teoria que seria comprovada por Galileu); o estudo das fases da Lua, feito por Galileu.
Se os alunos apresentarem dificuldades em interpretar as imagens, você pode levá-los a refletir de modo mais objetivo com as seguintes questões:
- No centro da imagem de Copérnico vemos que está representado o Sol. O que ele quis dizer com isso?
- Nos desenhos das fases da Lua, podemos perceber que Galileu desenhou as crateras e tinha clareza de que as fases são determinadas pela sombra que a Terra faz na lua. Como ele chegou a esta conclusão?
Esquema proposto por Copérnico sobre o heliocentrismo. Link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=heliocentrism&title=Special%3ASearch&profile=default&fulltext=1. Acesso em: 25/11/2018.
Estudo das fases da Lua feito por Galileu. Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei#/media/File:Galileo_moon_phases.jpg Acesso em: 25/11/2018.
Estação - Tecnologia
Tempo sugerido para a etapa: 7 minutos.
Link para impressão do material - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZnucqGPDQ5QBUSUYddv5JzWcqMM6WQjhCuE4YnEXrJw7WEKmWdPJBTACZHfQ/his07-01und02-resolucao-estacao-tecnologia.pdf
O objetivo desta estação é que os alunos conheçam e discutam a respeito de objetos que foram inventados no período Renascentista e que utilizamos até hoje. No slide está apresentado:
- A “Prensa móvel”, invenção de Gutenberg que possibilitou uma revolução no modo como as pessoas descrevem o mundo.
- Um protótipo de um paraquedas, desenhado por Leonardo da Vinci.
Se os alunos apresentarem dificuldades em interpretar as imagens, você pode levá-los a refletir, de modo mais objetivo com as seguintes questões:
- A prensa móvel e o paraquedas são inventos que utilizamos até hoje. Vocês acham que estes aparelhos continuam sendo os mesmos que foram projetados neste período? Se não, o que mudou?
- Qual a razão que levou estes homens a pensar nestes sistemas? Houve algo novo para que tivessem estas ideias?
Modelo de prensa móvel de 1811, mesmo modelo inventado por Johann Gutenberg, no período do Renascimento. Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Prensa_m%C3%B3vel#/media/File:Handtiegelpresse_von_1811.jpg. Acesso em: 25/11/2018.
Modelo de paraquedas desenvolvido por Leonardo Da Vinci. Link: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=parachute+da+vinci&title=Special:Search&go=Go#/media/File:%D0%9F%D0%B0%D1%80%D0%B0%D1%88%D1%8E%D1%82.jpg. Acesso em: 25/11/2018
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, a proposta de Sistematização consiste em que os grupos levantem suas próprias problemáticas, baseados no método científico.
Esta atividade deverá ser proposta aos alunos como forma de verificar a aprendizagem e a assimilação do conteúdo, observando se o objetivo da aula foi alcançado por todos.
Você deve pedir para que os grupos proponham, no tempo estipulado, uma reflexão sobre o modo como a escola se organiza e como pode ser melhorada.
Por meio da observação, os alunos devem discutir quais são os principais problemas enfrentados e escolher um para pensar em uma solução, levantando seus questionamentos sobre o motivo de haver aquele problema e o modo como será sanado.
No final da atividade os grupos deverão apresentar para a turma o que foi identificado e qual seria a solução proposta.
Como já exposto, os grupos deverão seguir as etapas do Método científico, relembre à classe que estes passos são:
- Observação.
- Hipótese.
- Análise.
- Experiência.
- Teoria.
Cada grupo deve seguir os seguintes tópicos para a apresentação:
- O que foi observado.
- Qual o motivo de terem escolhido aquele problema e a razão de ser um problema.
- Qual a solução encontrada pelo grupo.
A apresentação dos grupos deverá ser criativa. Estimule-os a elaborar cartazes (cartolinas, papel kraft), desenhos, memes, paródias, músicas etc. para apresentarem. Após a produção dos trabalhos você deve fixá-los na sala para que todos tenham acesso (ou na escola, se julgar interessante). Durante a produção, fique disponível aos alunos para auxiliá-los e passe em todos os grupos acompanhando a produção.
Como adequar à sua realidade: Professor, você pode alterar a Sistematização para as diversas realidades de suas turmas. Nosso propósito é que os alunos expressem o que aprenderam na aula e produzam um material utilizando destas informações. Outra sugestão de atividade que você pode sugerir a seus alunos é que discutam, seguindo os mesmos passos do Método científico, algo que lhes parece um mistério, por exemplo, o motivo de o céu ser azul;
a razão de o combustível ser necessário para o carro andar.
Para você saber mais: Crie memes que vão viralizar com o gerador online e gratuito do Canva https://www.canva.com/pt_br/criar/memes/. Acesso em: 26/11/2018.
Como fazer uma paródia. https://historiadigital.org/tutoriais/como-fazer-uma-parodia-musical/. Acesso em: 26/11/2018.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, imagem ou link), Whatsapp.
- Optativas: Hangouts.
Contexto
O objetivo desta aula é investigar como se desenvolveu o pensamento científico “moderno”.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma, ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos as três imagens, e selecione algumas perguntas centrais para reflexão, por exemplo:
- Que motivos levam estudiosos a estudar estes elementos há mais de 500 anos?
- Estes estudos podem sofrer alterações ao longo do tempo?
Neste primeiro momento, as perguntas servem para levantar algumas percepções a serem retomadas posteriormente. Elas não precisam ser, necessariamente, respondidas no caderno, mas incentive-os, se possível, a compartilhar as percepções por meio de mensagens curtas ou participação em videoconferência.
Problematização
Caso pretenda manter a atividade em grupos, peça que os alunos criem grupos de trabalho no Whatsapp para interação.Também é possível realizá-la coletivamente em videoconferência, dividindo os alunos que devem interagir na leitura e análise de cada documento: enquanto parte deles participa se expressando oralmente, os demais interagem avaliando as respostas com mensagens no chat. As questões centrais para análise de cada documento são:
- Documento método científico: qual a importância de utilizarmos o “método científico” em nosso cotidiano e em nossas pesquisas?
- Documento Medicina: como Da Vinci criou as gravuras sobre o corpo humano?
- Documento Astronomia: como imagina que Copérnico chegou à teoria heliocêntrica?
- Documento Tecnologia: o que precisa ser feito para que estes conhecimentos atravessem os anos?
Sistematização
É interessante que você proponha que os alunos realizem o roteiro de Método Científico para analisar as pesquisas que têm sido empreendidas a respeito do Covid 19, por exemplo, com relação aos medicamentos e vacinas em teste. A partir disso, podem realizar um relatório no formato de um Checklist de cada procedimento observado e as conclusões .
Convite às famílias
Convide as famílias a observarem o documento com o modelo de Método Científico e, a partir disso, seguindo os mesmos passos, analisar algum tema de seu interesse. Estação Método Científico (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nóbrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.
Objeto(s) de conhecimento: A construção da ideia de modernidade e seus impactos na concepção de História.A ideia de Novo Mundo ante o Mundo Antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
Habilidade(s) da BNCC: (EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
Palavras-chave: Método científico, Renascimento, modernidade.
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