GEO7_04UND01 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Distribuição da população no território brasileiro
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos demográficos do Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
O propósito deste plano é trabalhar a distribuição espacial da população brasileira. Reconhecendo localidades superpovoadas e áreas com presença de vazios demográficos. A compreensão dessas diferenças a partir da influência de aspectos econômicos, históricos e naturais.
Materiais necessários:
- Folhas sulfite
- Lápis de escrever e borracha
Material complementar:
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62G5TfQBCsxkQUtEExFN5t42XtFChRbuhsahRXNGujprG3RVhfy53RrmP3NS/geo7-04und01-contextualizacao.pdf
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2sZEczknGhQjMJTxHbteWvWHgcHe4VqgF5AFhhqMeFQwzJZKR5xEvkxXRzd/geo7-04und01-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (média de nenhum habitante por quilômetro quadrado). Aliás, essa irregularidade na distribuição das populações pode ser notada em vários continentes.
Em geral, as populações concentram-se na faixa litorânea, já as localidades no interior são pouco povoadas. Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos. Os litorais são utilizados para as trocas comerciais, o que estimula a economia, e historicamente foram as “portas” de entrada dos imigrantes que chegavam por via marítima.
Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais.
Os espaços urbanos, principalmente os municípios inseridos em regiões metropolitanas, tendem a concentrar um número elevado de habitantes, como São João do Meriti/RJ (mais de 13 mil habitantes por quilômetro quadrado). Por outro lado, os municípios localizados no interior, que apresentam a combinação de grande extensão territorial e população absoluta reduzida, têm densidades demográficas pequenas, como Japurá/AM (0,13 habitante/km²).
Mais informações sobre a distribuição populacional no Brasil:
BAGLINI, Rodrigo. Brasil: Aula 04 - Distribuição e crescimento da população brasileira - ENEM. 2017 (09m33s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CpVaN-piyd8>. Acesso em 28 jan 2019.
População. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em 28 jan 2019.
Como calcular porcentagem: guia prático. Stoodi. Disponível em: <https://www.stoodi.com.br/blog/2013/10/10/como-calcular-porcentagem-de-um-valor/>. Acesso em 28 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
Contextos prévios:
Para realização da ação propositiva, é interessante que os estudantes saibam fazer cálculo de porcentagem simples.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula projetando o slide ou escrevendo no quadro.
Questione os estudantes se eles acreditam que o Brasil seja um país muito ou pouco povoado.
Explique que o termo povoado corresponde a quantidade de habitantes pela área.
Comente com estudantes que nesta aula devemos entender que existem formas diferentes de ocupar os espaços. Também é importante compreender alguns fatores que influenciam na distribuição das populações.
Para você saber mais:
O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (média de nenhum habitante por quilômetro quadrado). Aliás, essa irregularidade na distribuição das populações pode ser notada em vários continentes.
Em geral, as populações concentram-se na faixa litorânea, já as localidades no interior são pouco povoadas. Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos. Os litorais são utilizados para as trocas comerciais, o que estimula a economia, e historicamente foram as “portas” de entrada dos imigrantes que chegavam por via marítima.
Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais.
Os espaços urbanos, principalmente os municípios inseridos em regiões metropolitanas, tendem a concentrar um número elevado de habitantes, como São João do Meriti/RJ (mais de 13 mil habitantes por quilômetro quadrado). Por outro lado, os municípios localizados no interior, que apresentam a combinação de grande extensão territorial e população absoluta reduzida, têm densidades demográficas pequenas, como Japurá/AM (0,13 habitante/km²).
Mais informações sobre a distribuição populacional no Brasil:
BAGLINI, Rodrigo. Brasil: Aula 04 - Distribuição e crescimento da população brasileira - ENEM. 2017 (09m33s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CpVaN-piyd8>. Acesso em 28 jan 2019.
População. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em 28 jan 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Ao projetar o slide com a paisagem da floresta (espaço natural), peça para que os estudantes façam uma breve descrição da paisagem. Pergunte se existe a evidência de elementos humanos, e o que dificultaria a presença de populações nesse espaço.
Caso não tenha o recurso da imagem, faça uma representação no quadro, ou questione os estudantes sobre a dificuldade das populações humanas ocuparem florestas muito densas, ou outros espaços inóspitos como desertos, montanhas, áreas cobertas por neves.
Questione os estudantes se existem outros tipos de espaços, os quais, sejam difíceis encontrar a presença humana.
A imagem de uma residência no meio rural e de um espaço urbano, vai servir para trazer o elemento humano nas paisagens e embasar a comparação a respeito da presença humana. Em ambas, não há presença de pessoas nas imagens, mas as construções e a forma como os espaços estão organizados servem para estimular a comparação da quantidade de pessoas que habitam esses espaços. As imagens estão em planos diferentes, mas é possível estimular a imaginação dos alunos.
Se a foto da zona rural, fosse tirada no mesmo plano da paisagem da cidade, seriam capturadas muitas construções? Ou se na foto da cidade, apenas um ou dois prédios fossem captados pela imagem, será que teriam mais pessoas em um prédio, do que numa casinha na zona rural?
Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62G5TfQBCsxkQUtEExFN5t42XtFChRbuhsahRXNGujprG3RVhfy53RrmP3NS/geo7-04und01-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Há espaços naturais difíceis de serem povoados em sua região? Uma serra muito íngreme, extremos climáticos que dificultam a presença humana? Utilize essas características regionais para aproximar o tema dos estudantes.
Contextualização
Orientações: Ao projetar o slide com a paisagem da floresta (espaço natural), peça para que os estudantes façam uma breve descrição da paisagem. Pergunte se existe a evidência de elementos humanos, e o que dificultaria a presença de populações nesse espaço.
Caso não tenha o recurso da imagem, faça uma representação no quadro, ou questione os estudantes sobre a dificuldade das populações humanas ocuparem florestas muito densas, ou outros espaços inóspitos como desertos, montanhas, áreas cobertas por neves.
Questione os estudantes se existem outros tipos de espaços, os quais, sejam difíceis encontrar a presença humana.
A imagem de uma residência no meio rural e de um espaço urbano, vai servir para trazer o elemento humano nas paisagens e embasar a comparação a respeito da presença humana. Em ambas, não há presença de pessoas nas imagens, mas as construções e a forma como os espaços estão organizados servem para estimular a comparação da quantidade de pessoas que habitam esses espaços. As imagens estão em planos diferentes, mas é possível estimular a imaginação dos alunos.
Se a foto da zona rural, fosse tirada no mesmo plano da paisagem da cidade, seriam capturadas muitas construções? Ou se na foto da cidade, apenas um ou dois prédios fossem captados pela imagem, será que teriam mais pessoas em um prédio, do que numa casinha na zona rural?
Imagens da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/62G5TfQBCsxkQUtEExFN5t42XtFChRbuhsahRXNGujprG3RVhfy53RrmP3NS/geo7-04und01-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Há espaços naturais difíceis de serem povoados em sua região? Uma serra muito íngreme, extremos climáticos que dificultam a presença humana? Utilize essas características regionais para aproximar o tema dos estudantes.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Após realizar a comparação dos diferentes tipos de espaços, chega o momento de questionar como a população do Brasil, cerca de 210 milhões de habitantes, se distribui no território.
É importante expor o dado sobre a população absoluta do Brasil e comentar que nosso país é um dos mais populosos do mundo. Se necessário, explique que o termo populoso se refere à quantidade absoluta de habitantes de um lugar. Faça uma comparação das populações absolutas de países, ou mesmo cidades conhecidas por eles. Por exemplo:
Populações absolutas (estimativas):
Rep. Popular da China: 1,370 bilhão
Brasil: 209 milhões
Fed. Russa: 146 milhões
Reforce a questão: Como esses 209 milhões de habitantes estão distribuídos no espaço brasileiro?
Para você saber mais:
O povoamento ou ocupação territorial do Brasil é irregular, ou seja, apresenta lugares densamente povoados (muitos habitantes por quilômetro quadrado) e vazios demográficos (média de nenhum habitante por quilômetro quadrado). Aliás, essa irregularidade na distribuição das populações pode ser notada em vários continentes.
Em geral, as populações concentram-se na faixa litorânea, já as localidades no interior são pouco povoadas. Lugares que favorecem a presença humana são disputados, como proximidades de cursos d’água (córregos, rios e lagos), terrenos planos com solos férteis e climas amenos. Os litorais são utilizados para as trocas comerciais, o que estimula a economia, e historicamente foram as “portas” de entrada dos imigrantes que chegavam por via marítima.
Já, os lugares com grande densidade de vegetação (como as florestas tropicais), escassez de água potável e temperaturas extremas dificultam o povoamento, e em muitas regiões são verdadeiros vazios populacionais.
Os espaços urbanos, principalmente os municípios inseridos em regiões metropolitanas, tendem a concentrar um número elevado de habitantes, como São João do Meriti/RJ (mais de 13 mil habitantes por quilômetro quadrado). Por outro lado, os municípios localizados no interior, que apresentam a combinação de grande extensão territorial e população absoluta reduzida, têm densidades demográficas pequenas, como Japurá/AM (0,13 habitante/km²).
Mais informações sobre a distribuição populacional no Brasil:
BAGLINI, Rodrigo. Brasil: Aula 04 - Distribuição e crescimento da população brasileira - ENEM. 2017 (09m33s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CpVaN-piyd8>. Acesso em 28 jan 2019.
População. IBGE. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao.html>. Acesso em 28 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Cada uma das estações apresenta um desafio relacionado a distribuição da população brasileira e a densidade demográfica.
Estação 1:
Mapa Concentração da População - A população absoluta do Brasil é de, aproximadamente, 210 milhões de habitantes. O mapa indica que quase 60% da população vive na faixa litorânea. Quantos milhões de habitantes corresponde a 60% da população brasileira?
Estação 2:
Mapa Político do Brasil - Os estados mais extensos são os mais populosos. Ou seja, quanto maior o estado, mais pessoas vivem nele. Verdadeiro ou falso?
Estação 3:
Mapa de Densidade Demográfica. Fora da faixa litorânea do país, existem lugares com grandes densidades demográficas? Cite três.
Estação 4:
Mapa de Distribuição da População. Por que o interior é menos povoado que a faixa litorânea? Indique ao menos uma razão.
atividade de rotação por estações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2sZEczknGhQjMJTxHbteWvWHgcHe4VqgF5AFhhqMeFQwzJZKR5xEvkxXRzd/geo7-04und01-acao-propositiva.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta etapa, os grupos devem criar breves textos em forma de poema sobre algumas características da distribuição populacional no território brasileiro. Entre as sugestões, é possível abordar:
- a distribuição populacional irregular entre litoral e interior
- a distribuição populacional entre áreas rurais e centros urbanos
- lugares superpovoados no Brasil
- lugares considerados vazios demográficos no território brasileiro.
Próximo do final da sistematização, os poemas podem ser recitados pelos grupos.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e internet.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que a aula analisará a distribuição da população brasileira no território nacional.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a compreender dois conceitos fundamentais para a análise demográfica: densidade demográfica, país povoado e país populoso. Solicite que os estudante façam uma pesquisa e registrem no caderno os significados desses três conceitos que serão utilizados a seguir.
Ação propositiva
A ação propositiva segue o conteúdo proposto no plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes, o que nos obriga, neste caso, a alterar consideravelmente a proposta original, de rotação de estações. A primeira adaptação necessária é a alteração do arquivo da atividade, disponível na ação propositiva, para etapas de pesquisa em vez de rotação de estações.
Como são atividades pontuais e pouco extensas, é possível manter as cinco para realização via ensino remoto. No arquivo, constam todas as instruções e os materiais necessários para a realização da atividade. Atente-se apenas ao tempo necessário para a realização da atividade completa.
Sistematização
Peça que cinco estudantes da turma façam um áudio comentando o que responderam em cada atividade. Compartilhe os áudios com a turma. Você pode escolher os cinco alunos ou pedir que se candidatem por meio de mensagem ao grupo do WhatsApp ou e-mail.
Convite às famílias
Convide os familiares a conhecerem um pouco mais sobre os dados da população brasileira no Portal do IBGE, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Yamaguti
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender as formas com que a população brasileira está distribuída nos território considerando fatores naturais, históricos e econômicos.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE04) Analisar a distribuição territorial da população brasileira, considerando a diversidade étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática), assim como aspectos de renda, sexo e idade nas regiões brasileiras.
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