GEO7_12UND01_planejamento (1)
Plano de Aula
Plano de aula: Biodiversidade brasileira
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas territoriais de conservação e preservação ambiental no Brasil
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07GE12) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A mencionada habilidade será trabalhada nesta aula por meio de comparação das áreas ambientais no Brasil, tendo como objeto de pesquisa e comparação, o espaço escolar, sendo ela, uma habilidade de desenvolvimento inicial para a contextualização da grande biodiversidade presente no Brasil.
Materiais necessários: Revistas para recorte; tesouras; colas; cartolinas; canetinhas e lápis de cor.
Material complementar:
Tabela de análise da paisagem (Contextualização):
Mapa mudo do Brasil (Ação Propositiva):
Mapa - Biomas do Brasil (Contextualização)
Para você saber mais:
A grande biodiversidade brasileira é resultado de diversos elementos naturais. Quando combinados apresentam essa grande variedade em sua fauna, flora, clima, relevo e hidrografia. Uma das características mais observadas acerca da diversidade natural do Brasil deve-se a sua variedade paisagística, resultado de uma grande extensão latitudinal do Brasil somado à influência das massas de ar e disposição do relevo. Sendo assim, o Brasil apresenta formações fitogeográficas que transitam de áreas semiáridas a espaços extremamente úmidos, trazendo características endêmicas ao Brasil.
Materiais didáticos:
MENDONÇA, Cláudio. Clima, o que é, fatores e elementos. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/clima-o-que-e-fatores-e-elementos.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.
BAGLINI, Rodrigo. Geografia: Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano). 2018 (16min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s>. Acesso em: 25 jan 2019.
______________. GEOGRAFIA - Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano) - PARTE 02. 2018 (13min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s>. Acesso em: 25 jan 2019.
Materiais acadêmicos:
AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003.
ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: EdUsp, 2001.
STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
Contextos prévios:
Para o desenvolvimento efetivo desta aula, é necessário que o professor já tenha desenvolvido em sala de aula alguns conceitos, elementos e fatores climáticos, tais como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
Peça para os alunos assistirem de maneira antecipada duas vídeo aulas sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros a fim de contextualizar a grande biodiversidade brasileira solicitando para realizar os exercícios que se encontram na descrição dos vídeos. Caso os alunos não tenham acesso a internet, pesquise em algum livro didático da escola algum material que sirva de leitura prévia para a compreensão da biodiversidade brasileira.
Aula 01- https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s
Aula 02- https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s
A aula deverá ser realizada num espaço aberto da escola que apresente alguma paisagem natural que sirva para contextualizar as discussões;
Organize os alunos num grande círculo, preferencialmente num terreno no qual o solo esteja aparente.
Pergunte aos alunos se o Brasil apresenta uma grande ou uma pequena variedade paisagística. Convide-os a refletirem sobre as diferenças paisagísticas do bairro em que eles moram. Para isso dê pistas de reflexão para eles como as diferenças observáveis na vegetação, na temperatura e altitude de diferentes lugares onde transitam;
Comente com os alunos sobre a temperatura dos climas e as diferenças de relevo que contribuem bastante para a mudança paisagística de um lugar para o outro
Fonte das imagens:
ABNEY, Chris. Plant, jungle, flora and palm tree. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/qLW70Aoo8BE>. Acesso em: 10 fev 2019.
PONS, Andrew. Macaw parrot. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/lylCw4zcA7I>. Acesso em: 10 fev 2019.
ARNOLD, Sam. Iguaçu Falls, Brazil. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/Cky5M2gFzuI>. Acesso em: 10 fev 2019.
Como adequar à sua realidade: Utilize referências da cidade/estado em que você mora para contextualizar melhor o tema da aula e torná-la mais significativa para o aluno. Essas informações podem ser adquiridas durante a preparação da aula no site da prefeitura de sua cidade ou da secretaria do meio ambiente de seu município.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Entregue aos alunos esta tabela de análise e peça para apontarem, seguindo as perguntas da tabela, quais são as impressões que eles percebem das paisagens da escola. Para isso seria importante comparar a diversidade paisagística do entorno com algum bioma - ou mesmo uma área urbanizada que apresenta manchas e fragmentos de algum bioma. Caso seja necessário utilize como referência a localização dos biomas do Brasil utilizando este mapa do IBGE: https://drive.google.com/file/d/1_dmJPAaF8-5KNyPFeYNWvpzuUq5OmodU/view?usp=sharing
Convide-os a circular pela escola anotando as características das paisagens naturais. Deixe os alunos à vontade, para levantar o conhecimento prévio de análise em relação ao espaço natural.
Durante a contextualização da aula, circule entre os alunos trazendo a eles reflexões do tipo.
- Qual é a altura da vegetação que você observa na escola?
- A escola apresenta uma diversidade paisagística em seu entorno?
- Você consegue identificar algumas características dos biomas brasileiros?
- O bairro onde você mora tem as mesmas características das vegetações da escola?
Tabela para análise da paisagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MpZnBy6kMn68Jpch87PWHaCEADqZtAMTw7VkSWGSDd9xMcPyepPngsJWE55m/geo7-12und01-tabela-de-analise-da-paisagem.pdf
Fonte da imagem:
Aaron Burder. Unsplah. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/6jYoil2GhVk>. Acesso em: 10 fev 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com as informações colhidas na etapa de contextualização, organize os alunos em roda e inicie uma discussão. Convide os alunos a compartilhar as anotações que realizaram.
· Durante as explanações dos alunos convide-os a observar constantemente as paisagens que estão em volta deles, complementando as observações escritas nas tabelas com conceitos importantes da Geografia como fatores e elementos geográficos.
· Dinamize a atividade por meio do controle do tempo da ação, convidando no máximo 04 alunos para apresentar suas observações, a fim de não prejudicar a dinâmica na ação propositiva.
Para você saber mais:
MENDONÇA, Cláudio. Clima, o que é, fatores e elementos. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/clima-o-que-e-fatores-e-elementos.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.
BAGLINI, Rodrigo. Geografia: Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano). 2018 (16min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s>. Acesso em: 25 jan 2019.
______________. GEOGRAFIA - Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano) - PARTE 02. 2018 (13min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s>. Acesso em: 25 jan 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Entregar cartolinas e revistas para os alunos e organizar a roda em alguns grupos.
Solicitar que produzam um mosaico do mapa do Brasil utilizando elementos que demonstrem a grande biodiversidade do território brasileiro.
Para isso, entregue para os alunos um mapa mudo do Brasil, disponível no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPdAHShjGz9Wb2gQ4RgZXsRsrpjjAdVjPyQ3sYp2rnz53Mvpgv9fm3pYXEzq/geo7-12und01-mapa-mudo.pdf
Durante o desenvolvimento da atividade, circule entre os grupos sempre construindo os elementos que valorizam o grande biodiversidade do Brasil. Utilize como base de aprofundamento os links disponíveis na seção Para Você Saber Mais .
Fonte das imagens:
Fonte: Ashkan Forouzani/ Unsplash Photos Disponível em: <https://unsplash.com/photos/5nwog4xjpNY>. Acesso em: 10 fev 2019.
Para você saber mais:
A grande biodiversidade brasileira é resultado de diversos elementos naturais.Quando combinados apresentam essa grande variedade em sua fauna, flora, clima, relevo e hidrografia. Uma das características mais observadas acerca da diversidade natural do Brasil deve-se a sua variedade paisagística, resultado de uma grande extensão latitudinal do Brasil somado à influência das massas de ar e disposição do relevo. Sendo assim, o Brasil apresenta formações fitogeográficas que transitam de áreas semiáridas a espaços extremamente úmidos, trazendo características endêmicas ao Brasil.
Materiais didáticos:
MENDONÇA, Cláudio. Clima, o que é, fatores e elementos. Uol Educação. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/clima-o-que-e-fatores-e-elementos.htm>. Acesso em: 24 jan 2019.
BAGLINI, Rodrigo. Geografia: Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano). 2018 (16min25seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sB177pxEwtM&t=11s>. Acesso em: 25 jan 2019.
______________. GEOGRAFIA - Domínios morfoclimáticos- Resumo (7° ano) - PARTE 02. 2018 (13min47seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=acnDgWBgvjs&t=1s>. Acesso em: 25 jan 2019.
Materiais acadêmicos:
AB’SABER, Aziz. Os Domínios de Natureza no Brasil. São Paulo: Ateliê, 2003.
ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: EdUsp, 2001.
STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com o mosaicos desenvolvidos pelos alunos, solicite que criem um texto para apresentação coletiva ao lado dos mesmos, utilizando como referência as anotações realizadas na tabela de análise, as conclusões da roda de conversa e os elementos apontados no mosaico da ação propositiva.
Por se tratar de uma construção coletiva, inicie o texto com uma frase já pré- estabelecida por você e, na sequência, peça para os alunos, em ordem, ir completarem a história com pequenas frases sempre relacionadas à escrita produzida pelo colega. Não é necessário que todos os alunos participem, uma vez que pode ser feita por comentários, sugestões e até mesmo através da leitura do texto final.
Ao fim da aula cole os mosaicos junto ao texto em algum espaço de circulação da escola, para que todos possam observar o que foi desenvolvido na aula e refletirem acerca da grande biodiversidade do Brasil em âmbito nacional e local.
Fonte da imagem:
Fonte: SIKKEMA, Kelly. Blank paper and pencil. Unsplash Photos. Disponível em: <https://unsplash.com/photos/4JxV3Gs42Ks>. Acesso em: 10 fev 2019.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais) e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula eles aprenderão sobre a biodiversidade brasileira.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de sensibilizar os estudantes para a questão da biodiversidade. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o quadro de observação da paisagem editado. A edição necessária é que, em vez de observar a paisagem da escola, os estudantes observarão, para preenchimento, a paisagem ao redor da residência deles. Envie, junto com o arquivo editado, o mapa de biomas do Brasil para consulta. Diga que esse mapa pode ser encontrado também nos Atlas Geográficos.
Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta no plano de aula, com a adaptação de que a atividade deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro presencial. Envie por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica o arquivo com o mapa mudo do Brasil. Peça que os estudantes construam um mosaico de paisagens representando a biodiversidade brasileira. Para inspirá-los, solicite que assistam ao vídeo disponível aqui, que mostra diversas paisagens brasileiras. Oriente ainda, professor, que esse mosaico seja feito com desenhos e/ou recortes de jornais ou revistas. O importante é dar conta de representar a ideia da biodiversidade brasileira.
Sistematização
A partir do mosaico pronto, solicite que os estudantes elaborem um parágrafo explicativo. Peça que enviem o parágrafo em formato de arquivo de texto junto com uma fotografia do mosaico, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica. Avalie a possibilidade de socialização dos trabalhos produzidos com a turma.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre a biodiversidade brasileira assistindo, junto com o estudante, ao documentário produzido pela USP, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Rodrigo Baglini
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objetivo(s) de aprendizagem: Reconhecer a grande biodiversidade presente no território brasileiro
Habilidade (s) da Base: EF07GE12 Comparar unidades de conservação existentes no Município de residência e em outras localidades brasileiras, com base na organização do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA