GEO7_07UND05 - Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: As redes de comunicação
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Redes e integração territorial
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta neste plano é estabelecer a relação entre espaço e rede de comunicação, mais especificamente, a internet. Desse modo será feita uma breve introdução sobre redes de comunicação a partir do correio. A leitura dos mapas será importante para a compreensão do acesso à internet.
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite, rolo de barbante (ou outro tipo de linha, de preferência grossa) e fita (ou clipes).
Material complementar:
GEO7_07UND05 - Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pM5WeGJ2HbWgwqdEu9gFX7T4FGgpYXBbpU8dYssubeGNsWVMpFXJHfYdMcHN/geo7-07und05-contextualizacao.pdf
GEO7_07UND05 - Sistematização:
Link para os mapas:
Distribuição mundial de cabos submarinos e Acesso à internet: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pvDh7UubuzwSMH8vJVEVDj5N5bTxmeVwhg2jtZ6Hgyf4rK6737aptkHcRmWQ/geo7-07und05-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Questione os estudantes a respeito do significado das palavras projetadas (ou escritas no quadro). Permita que se expressem, tentando explicar o significado para eles, provavelmente irão exemplificar com alguns sistemas de comunicação conhecidos: internet, televisão e rádio.
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Ao mostrar a imagem da caixa de correios da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) comente sobre a natureza geográfica da comunicação. Questione o que deve ser feito para enviar uma carta para outra pessoa. Nesse momento é importante relacionar a ação com a necessidade de percorrer um espaço por meio de algum tipo de transporte (desde a bicicleta do carteiro até os aviões a serviço dos Correios).
Pergunte aos alunos se eles já viram uma caixa de correios na rua, ou se já tiveram a experiência de receber ou enviar uma carta. Provavelmente, muitos irão comentar sobre a utilização da internet, nesse momento, é oportuno mostrar o próximo slide.
Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pM5WeGJ2HbWgwqdEu9gFX7T4FGgpYXBbpU8dYssubeGNsWVMpFXJHfYdMcHN/geo7-07und05-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade:
Os serviços postais da ECT no Brasil tem cobertura nacional, pode ser que não existam caixas postais em seu município. Existe agência dos Correios na localidade onde se encontram? É bastante utilizado, ou existem outros meios para realizar a comunicação?
E o acesso à internet? Os alunos tem acesso nas suas residências, escolas, aparelhos celulares?
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Internet. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>. Acesso em: 18 jan 2019
Contextualização
Orientações: Nesse momento da contextualização a leitura do mapa deve ser priorizada. Tal representação ilustra a distribuição do acesso a internet por domicílios em porcentagem nos estados.
É importante realizar algumas ponderações:
- O mapa não ilustra o número de usuários da internet, apenas a conexão residencial.
- Existem formas de acessar a internet que independem de acesso a telefonia fixa ou outros serviços de cabeamento, como acesso via antenas de rádio, wi-fi compartilhado em locais públicos, redes 3G e 4G dos celulares.
A intenção ao utilizar o mapa é ilustrar a desigualdade de acesso no território brasileiro, o que pode ter uma série razões. Tais reflexões serão feitas pelos estudantes durante a etapa de sistematização.
Ainda sobre a leitura do mapa, a desigualdade pode ser verificada pelos extremos: apenas o Distrito Federal possui mais de 62,01% dos domicílios com acesso à internet, enquanto Maranhão e Piauí apresentavam menos de 30% de seus domicílios com acesso à rede mundial de computadores. Os dados são do ano de 2013.
Contextualização:
Como adequar à sua realidade:
Os serviços postais da ECT no Brasil tem cobertura nacional, mas pode ser que não existam caixas postais em seu município. Existe agência dos Correios na localidade onde se encontram? É bastante utilizado, ou existem outros meios para realizar a comunicação?
E o acesso à internet? Os alunos têm acesso nas suas residências, escolas, aparelhos celulares?
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Internet. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>. Acesso em: 18 jan 2019
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Partimos do princípio que o estudante usufrua da comunicação proporcionada pelas novas tecnologias da informação, como a telefonia móvel com acesso a internet, mas poucos entendem como funciona a transmissão de dados entre os telefones.
Não faz parte de nossa proposta, explicar detalhadamente como ocorre essa transmissão, e sim atribuir conexões que não ocorrem apenas via sinais de antenas.
Questione se os estudantes já ouviram falar do cabos, inclusive submarinos, que permitem a conexão e troca de dados na internet.
É a partir dessas dúvidas que a ação propositiva irá ser desenvolvida.
Como adequar à sua realidade:
Se os alunos não tiverem acesso a celulares, mas tiverem acesso à internet por meio de computadores na escola, questione
como esses dispositivos trocam informações. Como é possível obter informações de diversos lugares do mundo.
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Internet. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>. Acesso em: 18 jan 2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações: A ação será dividida em duas etapas.
Para a primeira etapa os estudantes devem ser divididos em grupos, de modo que exista uma proporção numérica de integrantes, ou seja, se a turma conta com 36 estudantes, cada grupo deve ter seis integrantes. É importante que cada grupo receba uma denominação, sugiro que seja o nome dos continentes e/ou subcontinentes.
Nesse primeiro momento, peça aos estudantes que escrevam mensagens ou façam desenhos com o destino a outro grupo, se for necessário, faça um sorteio determinando qual será o destino da mensagem de cada grupo.
Agora, utilizando as linhas de barbantes devem ligar os lugares onde cada grupo se encontra a mesa do professor. Faça com que os barbantes que conectam os grupos ao professor forme um circuito. Essa ação é importante pois as mensagens serão penduradas no barbante (com clipe ou fita) e conforme o grupo vá puxando o barbante, a mensagem será levada da mesa do grupo para a mesa do professor.
Nesse primeiro momento, a intenção é centralizar toda a movimentação de mensagens na carteira do professor, o que será lento, pois o fluxo de mensagens dependem da capacidade de um nó na rede distribuir tudo. Aqui estamos representando a configuração atual de boa parte da rede de cabos submarinos de internet que estão ligados aos Estados Unidos.
Na segunda etapa, os estudantes podem criar mais conexões utilizando os barbantes. Não devem depender mais da ligação com a mesa do professor.
Outras mensagens podem ser confeccionadas e destinadas, agora, para no mínimo dois grupos.
A movimentação das mensagens ficarão a cargo dos grupos que devem estar conectados entre si.
A intenção é mostrar como o aumento das conexões físicas entre os cabos aumenta a velocidade e a quantidade de informações trocadas.
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Internet. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>. Acesso em: 18 jan 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesse momento de finalização da aula, os dois mapas apresentados devem estimular o entendimento de que, apesar da existência de uma infraestrutura de conexão entre os continentes (Mapa: Distribuição mundial de cabos submarinos), o acesso a internet se mantêm desigual (Mapa: Acesso à internet 2014).
Dessa constatação, que inclusive reforça a existência de uma desigualdade dentro do território brasileiro, os estudantes devem apontar quais são obstáculos ao acesso à internet (acesso à energia elétrica, nível de renda e padrões de consumo, controle de acesso a informação como instrumento político e outras conclusões).
Sistematização:
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Internet. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>. Acesso em: 18 jan 2019
Sistematização
Orientações: Nesse momento de finalização da aula, os dois mapas apresentados devem estimular o entendimento de que, apesar da existência de uma infraestrutura de conexão entre os continentes (Mapa: Distribuição mundial de cabos submarinos), o acesso a internet se mantêm desigual (Mapa: Acesso à internet 2014).
Dessa constatação, que inclusive reforça a existência de uma desigualdade dentro do território brasileiro, os estudantes devem apontar quais são obstáculos ao acesso à internet (acesso à energia elétrica, nível de renda e padrões de consumo, controle de acesso a informação como instrumento político e outras conclusões).
Sistematização:
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Internet. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>. Acesso em: 18 jan 2019
Sistematização
Orientações: Nesse momento de finalização da aula, os dois mapas apresentados devem estimular o entendimento de que, apesar da existência de uma infraestrutura de conexão entre os continentes (Mapa: Distribuição mundial de cabos submarinos), o acesso a internet se mantêm desigual (Mapa: Acesso à internet 2014).
Dessa constatação, que inclusive reforça a existência de uma desigualdade dentro do território brasileiro, os estudantes devem apontar quais são obstáculos ao acesso à internet (acesso à energia elétrica, nível de renda e padrões de consumo, controle de acesso a informação como instrumento político e outras conclusões).
Sistematização:
Para você saber mais:
As redes de comunicação se assemelham às redes de transportes quando constatamos que ambas precisam de infraestrutura para que os fluxos ocorram. A natureza desses fluxos podem ser distintas quanto a natureza daquilo que se desloca, nas redes de transporte há deslocamento de matéria (mercadorias, objetos, material vivo e outros), já nas redes de comunicação a informação constitui um elemento imaterial, ou seja, não é palpável.
Podemos entender os fluxos
É claro que essas informações estão associadas a objetos palpáveis, como cartas, jornais, livros, telefones, rádios, smartphones e outros. Por tanto, são viabilizadas por redes que envolvem sistemas de transporte (no caso dos materiais impressos), cabos, antenas, satélites e tem uma natureza geográfica, ou seja, estão distribuídas no espaço.
Outra questão é o acesso às informações, e a essas redes de comunicação. Nesse caso, existem questões de natureza econômica, política e, até, barreiras geográficas.
Acesso à internet 2014. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_acesso_internet.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
Cabo que liga Fortaleza a Angola vai melhorar conexão da internet no Brasil. Jornal Hoje, 12/03/2018 (2min). Disponível em: <https://globoplay.globo.com/v/6572510/>. Acessado em: 19 jan 2019.
LOUREIRO, Rodrigo. Tudo o que você precisa saber sobre os cabos submarinos de internet. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cabos-submarinos/57006>. Acesso em: 20 jan 2019.
Meios de Comunicação - 2013. Mapas IBGE. Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_meios_de_comunicacao.pdf>. Acesso em: 18 jan 2019.
THÉRY, Hervé. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
Internet. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet>. Acesso em: 18 jan 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais); internet e YouTube.
Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.
Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica. Escreva que nesta aula vocês discutirão as redes de comunicação e sua distribuição no Brasil.
Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de iniciar o estudo das redes de comunicação no Brasil. Peça aos estudantes que pesquisem que redes de comunicação temos no Brasil. Atente-os ao fato de que as redes de comunicação não se limitam à questão tecnológica e ao uso da internet. Peça que façam uma lista no caderno de Geografia do que descobriram a respeito dessas redes.
Ação propositiva
A ação propositiva será substancialmente alterada neste plano adaptado pois a proposta original não se adequa ao ensino remoto. A partir da identificação dos diferentes tipos de comunicação e das redes estabelecidas, peça que os estudantes acessem o mapa de redes de comunicação do Atlas do IBGE, disponível aqui. São seis mapas que representam a distribuição dos diferentes tipos de comunicação no Brasil. Oriente os estudantes a observarem os mapas com atenção, em especial as legendas, e responderem no caderno de Geografia: 1) Descreva as informações mais significativas de cada mapa; 2) Existe algum padrão na distribuição dos diferentes tipos de comunicação entre os estados brasileiros? Justifique a sua resposta; 3) Podemos relacionar os mapas com a desigualdade no Brasil?
Sistematização
Selecione alguns estudantes, ou peça que se voluntariem, para fazerem uma gravação em áudio das respostas dadas a cada atividade. Desse conjunto, selecione uma boa resposta a cada questão e socialize com a turma. Peça que cada estudante faça a correção de sua resposta com base nos áudios enviados.
Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre a história dos meios de comunicação no Brasil assistindo, junto com os estudantes, ao documentário da TV Brasil disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Guilherme Yamaguti
Mentor: Laiany Santos
Especialista: Murilo Rossi
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 7°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Entender o funcionamento das redes de comunicação, e conhecer a desigualdade de acesso às redes de comunicação no território brasileiro.
Habilidade (s) da Base: (EF07GE07) Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
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