Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e entre na história.
Apresente a questão disparadora:
- Como reconhecer um lugar no planeta onde provavelmente não haja vulcões e terremotos?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
A atividade consiste em ajudar a personagem Edna, apresentada no Contexto desse plano de aula, a saber quais são os destinos de viagem que ela possa ir segura, sem riscos de visitar locais em que haja vulcões ou terremotos.
Os grupos poderão utilizar o Google Earth para pesquisar em quais pontos do planeta estão os lugares que a personagem Edna gostaria de visitar na viagem pelo mundo. A página pode ser acessada no link (disponível aqui).
Envie aos grupos os arquivos disponíveis na aba “materiais e atividades”, para apoiá-los na missão.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem as conclusões. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo.