Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Este plano é uma aula introdutória para o estudo de novos materiais e novas tecnologias. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Esta aula trata de máquinas que impactaram a sociedade de alguma forma, conforme ocorreram as Revoluções Industriais. A seguir um breve resumo sobre cada uma das Revoluções Industriais:
- Primeira: desenvolvimento da indústria têxtil e equipamentos mecânicos, como máquinas à vapor;
- Segunda: desenvolvimento da indústria química, motor à combustão, eletricidade e comunicação (telefone, rádio e televisão);
- Terceira: automatização das linhas de produção e desenvolvimento da robótica;
- Quarta: desenvolvimento da internet como meio de interligar setores, produtos, indústrias e comércio. É a Revolução atual, ainda em desenvolvimento, iniciada por volta de 2000.
Para melhor desenvolvimento dessa aula, recomenda-se fortemente que leia os seguintes texto:
CAVALCANTE, Z.V., A importância da Revolução Industrial no mundo da Tecnologia, disponível em : https://www.unicesumar.edu.br/epcc-2011/wp-content/uploads/sites/86/2016/07/zedequias_vieira_cavalcante2.pdf ,
BRANCO, A. L.; Revoluções Industriais: Primeira, Segunda e Terceira Revoluções, disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/revolucoes-industriais-primeira-segunda-e-terceira-revolucoes.htm
PERASSO, V., O que é a 4ª Revolução Industrial- e Como ela Afeta nossas Vidas, disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309
Materiais necessários para a aula: Fichas e tabuleiro impresso (modelo e instruções do jogo no material complementar, um dado, ou três pedaços de papel numerados de 1 à 3 para sorteio de quantas casas serão caminhadas. A leitura dos textos propostos acima são essenciais para nortear a resolução do jogo, caso você não domine ou não tenha conhecimento sobre alguma das revoluções industriais. Note que a 4º Revolução apresenta apenas 1 casa com equipamento, portanto, todos os grupos devem preencher esse.
Caso não seja possível imprimir um tabuleiro para cada grupo, há um exemplo, similar a uma tabela que você poderá usar e reproduzir no quadro para que cada grupo copie. Nesse caso, há a possibilidade de inserir mais máquinas e equipamentos. Note que também há um modelo de ficha que pode ser seguido, mas fica a seu critério seguir ou modelo ou fazer as alterações que achar necessárias.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as tecnologias que marcaram cada revolução industrial, e que eles serão encarregados de imaginar como cada uma dessas tecnologias revolucionaram e impactaram a sociedade, assim que inseridas no cotidiano social.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes. Em seguida, pergunte se eles já pensaram sobre as mudanças que algumas máquinas causaram na sociedade, diga também que cada imagem apresentada neste slide representa uma época distinta da história das Tecnologias e que esta por sua vez, é dividida em Revoluções Industriais, por fim peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:
- Quais mudanças aconteceram na sociedade com a invenção do trem à vapor?
- Depois do advento do motor a combustão, quais máquinas observamos?
As respostas podem variar bastantes, partindo de “ O que é um trem à vapor?” ou “O que é um motor a combustão?”. No caso da primeira, aponte para o slide onde localiza o trem, mas em qualquer uma das duas explique brevemente o que é cada um, como “algo à vapor indica o uso de vapor de água e algo com um motor à combustão indica que é necessário o uso de um combustível”, como também as respostas podem ser mais profundas como “novos meios de transporte”. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão organizar os impactos sociais de cada revolução industrial em um jogo de tabuleiro”.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tabuleiro para os alunos. Diga que algumas das máquinas, equipamentos e indústrias estão dispostas no tabuleiro e que a aula norteará-los. Leia, então, a questão disparadora e entregue as fichas, há um modelo de ficha também disponível no link acima. Caso não seja possível entregar o tabuleiro e as fichas impressas, entregue uma cartolina ou algumas folhas sulfite em branco para cada grupo e peça para copiarem o tabuleiro projetado ou desenhado no quadro.
Para as fichas, peça para dividirem em quatro partes, ou dobrando ou desenhando uma linha para limitar cada quadrante. Explique que esse papel será usado como uma ficha de registro e que cada quadrante deve representar um impacto (Impacto Ambiental, Impacto Social, Impacto Econômico, Impacto no modo de vida).
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Explique para a sala como o jogo funciona. Diga que cada grupo deverá lançar o dado ou sortear um número para andar entre as casas. Após cair em uma casa, deverão preencher a ficha para a máquina presente na casa. Isso deve ser repetido 4 vezes, uma máquina/equipamento para cada revolução. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar, os alunos podem apresentar as respostas para toda a turma. Pergunte o que levou cada grupo a preencher as fichas dessa maneira, mas não se preocupe em elaborar qualquer definição nesse momento.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade, preenchendo a frase desse slide. Peça que um aluno de cada grupo compartilhe suas respostas, principalmente as que forem diferentes das já apresentadas. Anote no quadro as respostas. Lembre-se que esse é o primeiro contato com o tema “Revolução Industrial”, então não exija respostas que necessitem de grande reflexão, como êxodo rural, qualificação de mão-de-obra. Podem aparecer respostas como, por exemplo, carro; impacto ambiental: emissão de gás poluente/acúmulo de pneu em lixões; impacto social: linhas de produção fordista/emprego em indústria/produto de desejo coletivo; impacto econômico: produto caro/alto valor agregado; impacto na forma de vida: novo meio de transporte rápido.
O debate é importante para que os alunos indiquem as alterações sociais imaginadas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências. Destaque que não há resposta correta e que algumas tecnologias tiveram tanto impactos positivos como negativos, como é o caso do carro e do avião, que usam combustíveis fósseis e emitem gases poluentes.