Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Como identificar a cobertura vacinal de nossa escola?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Faça um sorteio entre os grupos para que cada um fique responsável por investigar pessoas diferentes. Por exemplo: grupo 1 investiga os alunos de uma determinada turma, grupo 2 de outra, grupo 3 investiga os professores da escola, e assim por diante.
Etapa 1: Planejamento da pesquisa
Oriente os grupos a planejarem como farão a investigação: qual ferramenta utilizarão, se farão por meio de formulário (pode ser usado o Google forms), se por meio de enquetes em redes sociais, qual a melhor maneira de alcançar o público alvo, quais informações serão investigadas e como organizar os dados.
Etapa 2: Realizar a pesquisa
Avalie a pesquisa elaborada pelos grupos. Se necessário, dê devolutivas para aperfeiçoar. Oriente os grupos a pôr a pesquisa em prática e coletar os dados.
Sistematização
Auxilie os grupos a verificarem se a estratégia utilizada foi eficiente para coleta de dados e oriente-os no armazenamento desses dados. A análise será feita na aula seguinte.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante a refletirem sobre como são as pesquisas, o que é necessário e como as ferramentas podem ser utilizadas.