Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta aula não faz parte de uma sequência específica, mas tem como intuito o fechamento de uma sequência de aulas sobre esta habilidade ou sobre a vacinação.
Materiais necessários para a aula: para esta aula está disponível uma ficha para impressão. Também poderão ser utilizados eletrônicos como computadores, tablets e celulares para criação dos materiais de divulgação, bem como papéis, canetinhas, lápis-de-cor ou outros materiais de acordo com as ideias e as possibilidades dos alunos e da escola.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula para a classe.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos. Instigue-os a relembrar neste momento e trazerem os tópicos trabalhados nas aulas sobre vacinas e anote numa cartolina ou no quadro para que todos possam visualizá-los. Assim, facilita-se a escolha pelo que pode ser abordado na produção do material de divulgação de cada grupo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Para esta atividade os alunos devem estar divididos em grupos. Uma sugestão é que se utilize dos tópicos levantados durante a provocação com a questão disparadora, pedindo que os alunos se inscrevam para trabalhar com os tópicos que tem mais afinidade, formando assim pequenos grupos. Procure limitar o número de grupos em um número que seja acessível para o acompanhamento do trabalho, como de 4 a 6. Uma vez definida essa etapa, distribua a folha na qual eles farão um breve planejamento do material a ser produzido, esmiuçando o que devem abordar daquele tópico, como abordar e o meio para isso (vídeo, animação, infográfico ou outros - ver material complementar). Atente-se que na folha há um espaço para construção de um roteiro se os alunos escolherem criar um vídeo ou animação. Definir as etapas é muito importante para ter clareza de onde pretende-se partir e onde queremos chegar com a mídia que será produzida.
Uma vez definido o trabalho, auxilie os alunos sobre como proceder com suas ideias. Um vídeo: poderá ser estilo jornal (com alunos sentados apresentando dados ou com entrevistas, por exemplo) ou estilo documentário (com alguém falando sobre assunto ou algumas pessoas conversando) e então devem definir um local para a filmagem, podendo utilizar de um celular (na horizontal) ou webcam de um computador. O vídeo pode ainda ser estilo animação, desenhando em papéis ou no quadro e filmando ou tirando fotos, em ambos é possível adicionar uma narração na edição do vídeo (por exemplo o vídeo sugerido no Contexto dessa aula). Alguns sites podem auxiliar na produção de vídeos e animações pelos alunos caso tenham acesso à internet como: https://www.powtoon.com/home/.
Caso escolham material impresso ou escrito: os alunos podem criar um folheto em papel ou no computador utilizando o Google Documentos ou Apresentações, por exemplo. Explique a importância de ser visualmente chamativo e que é interessante conter imagens que ilustrem sobre o que estão explicando. Caso tenham acesso à internet, sugerimos dois sites interessantes para criação de infográficos: https://piktochart.com/ e https://www.easel.ly/.
Independente da forma escolhida para produção de material, oriente os alunos que devem produzir suas próprias imagens, mesmo que inspiradas em imagens já existentes, preservando os direitos autorais. Caso necessitem se orientar por um texto já existente, de livros ou da internet, devem citar suas fontes e não fazer uma cópia do texto, utilizando-o apenas de referência para a produção do próprio texto.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Utilize os minutos finais para provocar os grupos sobre onde serão disponibilizadas essas informações. Se escritas, serão impressas e expostas em algum local da escola ou serão distribuídas para leitura? Se em vídeo, serão disponibilizadas no Youtube, exibidas para as turmas, enviadas em redes sociais da escola, como Facebook ou outra? Se uma imagem, será impressa ou enviada em redes sociais de acesso da escola? Dada as escolhas do grupo, oriente como fazê-lo ou que irão pesquisar juntos a possibilidade. Para que sejam possíveis essas escolhas, reitera-se a importância da produção das próprias imagens e de textos originais, mesmo que inspirados em outros já existentes. É importante que você também não se esqueça que a publicação de imagens de alunos, seja por fotos ou por vídeos, depende de uma autorização de uso de imagens. Sempre verifique, junto à gestão da escola, como proceder nessas situações.