Atividade para impressão 2 - Mão na Massa - Descobrindo a vacina
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a vacina
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Programas e indicadores de saúde pública
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma aula introdutória sobre o funcionamento das vacinas, com foco no desenvolvimento da primeira vacina, contra a varíola.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula será necessário imprimir o material de apoio para a elaboração de um experimento. Também é possível elaborar um material para os alunos tendo como base o documento, caso não seja possível imprimi-lo.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula para situá-los sobre o tema a ser trabalhado. Neste momento é possível que eles tragam alguma informação que já conheçam o assunto. Acolha as informações, mas é interessante deixar que as dúvidas sejam respondidas no decorrer da aula ou na própria Sistematização.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete este slide para a classe ou apresente estas informações a eles. Este contexto é importante para que aquilo que será trabalhado faça sentido na realidade dos alunos. Os dados contidos neste slide podem ser encontrados nas páginas a seguir, caso queira consultar: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/informe-publicitario-tempo-de-saude/platb/2013/10/07/vacinacao-garante-queda-na-taxa-de-mortalidade-infantil-brasileira/ e http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34202-onu-registra-aumento-da-expectativa-de-vida-no-brasil .
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente a Questão disparadora para a classe. Anote as ideias e as hipóteses que surgirem e explique aos alunos que elas serão retomadas mais para a frente.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou imprima a atividade (link no próximo slide). Este slide é a introdução do Mão na massa, sendo que o corpo da atividade está proposto no próximo slide. Utilize os primeiros 5 ou 6 minutos do tempo sugerido para esta introdução e o restante do tempo para a atividade a seguir. É interessante que os alunos sejam motivados a fazer perguntas neste momento, ajudando-os a recolher informações para conseguirem solucionar o mistério. Você poderá acessar os links descritos para obter mais informações sobre a varíola, o experimento e as conclusões do médico inglês nos links abaixo. Conhecer a história real ajudará a conduzir a atividade e a Sistematização.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u734951.shtml
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Divida os alunos em trios ou pequenos grupos. Apresente as observações do médico no slide e/ou na atividade impressa. Incentive os alunos a procurar a relação entre não contrair mais a varíola com a atividade das pessoas e com os sintomas apresentados. Procure, ao passar nos grupos, verificar se os alunos estão considerando todas as observações para pensar suas hipóteses, apontando eventuais discordâncias. Relembre-os, se necessário, de alguma observação ou dado. Peça que eles registrem tudo em uma folha ou no caderno. É importante reservar os últimos 5 minutos desta atividade para que os grupos troquem suas hipóteses e ideias a fim de que colaborem com os outros. Você pode neste momento pedir para que dois grupos se unam, por exemplo, e então faça perguntas que fomentem a avaliação e a melhoria do experimento como: As hipóteses fazem sentido para a pergunta? O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)? Podemos melhorar este experimento? De que forma?. Se preferir entregar estas perguntas aos grupos, poderá imprimir este documento neste link. Assim pode-se guiar a troca de ideias e garantir que os grupos se auxiliem na resolução deste mistério.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Apresente este slide à classe ou disponibilize as informações no quadro. Esta é a primeira parte da Sistematização e é interessante dividir o tempo de forma que os últimos 4 minutos fiquem reservados para o próximo slide. É importante destacar com a classe que os processos vivenciados nesta aula pelos alunos são muito parecidos com aquele que um cientista passa para resolver problemas e propor soluções nas mais diversas áreas da ciência e, também, da medicina. Enquanto apresentar a história real do doutor Jenner e o processo para o desenvolvimento da primeira vacina contra a varíola, é importante reconhecer os pontos de encontro com as hipóteses vindas da Questão disparadora e da resolução do mistério e os experimentos que os alunos desenvolveram na atividade. Incentive-os também a fazer este movimento e trazer seus experimentos e hipóteses neste momento, relacionando-os às ideias do médico. As hipóteses que se distanciarem muito da história real não precisam ser descartadas, elas podem servir para reflexão do grupo no sentido de uma nova forma de resolver o mistério ou encontrar os problemas, esclarecendo possíveis erros conceituais.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Finalize a Sistematização apresentando estas informações por meio da projeção do slide ou de forma oral. Pretende-se neste momento destacar que os avanços na medicina não param e que as vacinas hoje são muito mais seguras, não causando mais doenças e reações tão fortes como era no caso da varíola.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam as matérias “ONU registra aumento da expectativa de vida no Brasil” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora aos estudantese peça a eles que reflitam sobre:
- Como surgiu a primeira vacina?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferencia ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie aos grupos o arquivo “Um mistério a ser solucionado”, disponível na aba “materiais e atividades”, e desafie-os a solucionarem o mistério.
Estabeleça um prazo para que os grupos lhe enviem as hipóteses e as estratégias para testá-las.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e oriente os grupos a compartilharem as hipóteses e estratégias para testá-las. Motive a turma a fazer uma análise, perguntando após cada apresentação:
- As hipóteses fazem sentido para a pergunta?
- O experimento é bom para testar a(s) hipótese(s)?
- Podemos melhorar este experimento? De que forma?
Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar motivando o estudante a refletir sobre as hipóteses e as implicações dela.
Descobrindo a vacina
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Investigar o processo que levou ao descobrimento da primeira vacina.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07Cl10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07Cl11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elka Waideman Martinez
Mentor: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza