Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o título da aula e explique aos alunos que eles irão conhecer o bioma Mata atlântica, suas principais características, bem como os principais seres vivos que nele habitam e a relação do homem com o bioma.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a imagem aos alunos e peça que eles comentem o que puderam observar e compreender sobre ela.
Charge por Mauricio Rett. www.cartunista.com.br
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a pergunta para a turma. Solicite aos estudantes que exponham pontos de vista e opiniões sobre a pergunta e que discutam sobre ela. Deixe-os refletir a respeito da questão e instigue a curiosidade deles.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: O tempo total do Mão na massa é de 30 minutos, sendo 3 minutos para a leitura dos textos e para assistir o vídeo, 17 minutos para o ensaio da encenação, 9 minutos para as apresentações cênicas das equipes e mais 1 minuto para observação das imagens complementares. Organize a sala em três equipes e distribua os textos disponíveis aqui.
Equipe 1 receberá o texto 1, equipe 2 receberá o texto 2 e equipe 3 receberá o vídeo disponível em: <https://bit.ly/2zc6Pth > (Distribua 5 ou 6 textos para a equipe 1 e para a equipe 2, para que todos possam conhecer o texto).
Diga aos alunos que eles deverão ler o texto correspondente à sua equipe ou assistir ao vídeo, de acordo com a distribuição. Peça às equipes formadas que encenem os textos e o vídeo trabalhado. Comece pela ordem: equipe 1, depois equipe 2 e, por fim, equipe 3. Após as encenações, entregue um documento contendo imagens complementares para que os alunos observem ilustrações de seres vivos e condições do bioma mata atlântica de acordo o que abordaram nos textos e vídeo (distribua 2 cópias para cada equipe). As imagens complementares estão disponíveis aqui.
Depois, peça aos estudantes que abordem os aspectos da Mata Atlântica, mediante material disponibilizado e apresentações das equipes. Você poderá fazer algumas perguntas, como por exemplo: Como é o clima da Mata Atlântica? Quais animais são típicos da Mata Atlântica? E quais plantas? Como é a relação do homem com a Mata Atlântica?
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Sugere-se que os alunos ocupem 8 minutos para o preenchimento do fluxograma e 7 minutos para as apresentações deles. Após as encenações, peça às equipes que produzam um fluxograma apresentando os aspectos da Mata Atlântica.
O fluxograma e um eventual gabarito, estão disponíveis aqui. Imprima e entregue um fluxograma para cada equipe. Ao entregar um fluxograma para as equipes, entregue também uma tesoura e oriente os alunos para que escolham, dentre as imagens complementares que receberam no Mão na massa, um animal para representar a fauna e uma planta, para representar a flora. Após a construção do fluxograma, cada equipe deverá compartilhar com a turma o que colocou nele e, no momento da apresentação, mostrar as duas imagens que escolheram. Eles poderão mostrar o animal no momento que estiverem falando da fauna e a planta quando estiverem falando da flora (fauna e flora são partes integrantes do fluxograma). Verifique se os fluxogramas estão corretamente preenchidos.