Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou escreva no quadro o título da aula e leia para os alunos. Comente com os alunos que eles irão conhecer a história das máquinas térmicas e analisar como se deu o seu aprimoramento.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a questão disparadora para os alunos. Diga para os alunos pensarem no surgimento das máquinas térmicas e como se deu seu aprimoramento até os dias de hoje.
Mão na massa
Orientações: Monte o varal em um espaço na sala utilizando o barbante. Deixe à disposição os pregadores, um ou dois para cada ficha. Solicite aos alunos que formem uma roda de conversa para discutirem sobre as informações obtidas nos textos. Avise aos alunos que prestem atenção nas informações apontadas durante as discussões, pois eles terão que colocar as fichas em uma ordem cronológica.
Peça que os grupos falem sobre as máquinas que leram e as informações que retiraram do texto explicando como essas máquinas funcionam e como se deu o seu aprimoramento, quando foram construídas, se obtiveram sucesso, e se há algum exemplo dessas máquinas nos dias atuais. Gerencie o tempo para que os alunos façam essa discussão em até 10 minutos.
Após a roda de conversa, peça aos alunos que, um grupo de cada vez, pendurem as suas fichas no varal, usando os pregadores, de forma que elas fiquem em uma ordem cronológica (5 minutos restantes).
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora “Quais foram as primeiras máquinas térmicas bem-sucedidas e como se deu o seu aprimoramento?”. Verifique se o varal está na ordem correta e se achar que alguma ficha está fora da ordem coloque-a no lugar correto e explique para os alunos o motivo da mudança. Peça que um aluno de cada grupo, vá até o varal e anote no caderno, na ordem cronológica de acontecimento (pelo menos o nome da máquina, o ano em que foi construída e o tipo de combustível utilizado), como Richard Trevithic, primeiro trem a vapor, movido a vapor e, assim, sucessivamente. Os alunos, após fazerem suas anotações, compartilham com os colegas de grupo. Pergunte aos alunos o que eles analisaram sobre o aprimoramento das máquinas térmicas, a sua utilidade e o que é usado para o seu funcionamento, citando alguns exemplos. Ao final da aula, espera-se que os alunos conheçam a história das máquinas térmicas e consigam analisá-la levando em conta a forma como se deu seu aprimoramento.