Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre a investigação da cobertura vacinal na escola e deve trabalhado posteriormente ao CIE7_10VE08.
Materiais necessários para a aula: Material para anotações como cadernos, folhas, canetas e lápis e material para produção de tabelas, gráficos e esquemas como régua, transferidor e compasso.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o título da aula aos alunos. Relembre-os que, na aula anterior, eles planejaram e executaram a pesquisa sobre a cobertura vacinal na escola e diga que hoje irão trabalhar com os dados que foram coletados.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Esse contexto propõe que, antes de pedir aos alunos para tabular e analisar os dados, todos possam exercitar esse movimento em conjunto de forma rápida. Assim, passando pelas perguntas “Como este gráfico foi construído?”, “O que podemos inferir através da análise desse gráfico?” e
“Quais as possíveis conclusões?”, discuta com os alunos que os dados foram obtidos e analisados pelo IBGE e também foram retirados de entrevistas e questionários, depois foram transferidos os números obtidos para um gráfico, tornando visível os resultados. Pode-se inferir, assim, que a desnutrição, principal causa do déficit de altura e de peso esteve em queda desde 1974 até hoje, enquanto a obesidade seguiu o caminho contrário, aumentando muito sua taxa na população. Outras informações sobre essa análise, que podem ajudar nessa discussão estão no artigo: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?busca=1&id=1&idnoticia=1699&t=pof-20082009-desnutricao-cai-peso-criancas-brasileiras-ultrapassa-padrao-internacional&view=noticia
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Neste caso a questão disparadora não tem a intenção do levantamento de hipóteses, mas de guiar os alunos sobre movimento farão durante esta aula: analisar os dados sobre a cobertura vacinal da escola que eles mesmos coletaram por meio de uma pesquisa na aula anterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Repasse com os alunos os movimentos para a análise de uma pesquisa, pedindo que sigam os passos descritos no slide. Se estiverem trabalhando em pequenos grupos, como sugerido na aula passada, ande por esses grupos guiando os estudantes na tabulação dos dados, sugerindo o melhor tipo de gráfico para cada pesquisa. Por exemplo, um gráfico de barras pode ser interessante para comparar índices de diferentes salas, mas não para comparar apenas duas variáveis, sendo nesse caso mais interessante talvez um gráfico de pizza. Peça que eles relatem para você, o que estão descobrindo, assim, eles precisarão formular frases sobre as descobertas. Ouça e faça os ajustes necessários, como apontar erros de raciocínio ou na elaboração de uma conclusão. Para a conclusão, é interessante que os alunos relacionem os dados encontrados na escola com aquilo que já aprenderam sobre vacinação e saúde pública no Brasil. Peça que um dos membros de cada grupo registre resultados e conclusões por escrito para, em seguida, compartilhar com a classe.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Neste momento, peça que cada grupo exponha seus dados, gráficos, esquemas, resultados e conclusões para toda a sala, de forma que as equipes possam comparar com seus próprios dados. Faça um resumo do que for apresentado em um caderno ou no quadro, para organizar uma discussão de encerramento, a fim de que os estudantes respondam à questão disparadora “O que significam os dados sobre a cobertura vacinal da escola?”. Neste momento final, é interessante também questionar: Precisamos agir frente a esses dados? Seria necessária alguma campanha de vacinação na escola?