Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide e leia para os alunos. Comente com os alunos que, durante o decorrer da aula, eles irão identificar a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o slide ou imprima, disponível no link: https://bit.ly/2zpU10k, cole no quadro e leia para os alunos identificando as bombas de gasolina (G), etanol (E), diesel (D) e gás natural veicular(GNV). Peça aos alunos que observem a imagem e reflitam sobre “Qual o combustível mais usado nos automóveis, motos, caminhões, ônibus...” Questione: Será que existem outras opções de combustíveis? Quais combustíveis são renováveis e quais não são renováveis? Neste momento, não precisa responder as perguntas, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a questão disparadora “Qual a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais?” Peça aos alunos para pensarem de onde vêm os combustíveis que mais usamos no dia a dia.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: O tempo total no Mão na massa é de 30 minutos, sendo 15 minutos para a primeira atividade (slide 5) e 15 minutos para a segunda atividade (slide 6). Peça aos alunos que formem grupos de 4 alunos cada. Entregue um número para cada um dos alunos de cada grupo (números de 1 a 4). Imprima os textos disponíveis no link https://bit.ly/2C4ZXiA e entregue um texto para cada grupo (se for formado mais de quatro grupos, repita os textos, por exemplo, 8 grupos: 2 texto 1, 2 texto 2, 2 texto 3, e 2 texto 4). Peça aos alunos que leiam o texto com atenção, discutam sobre o que lerem e façam anotações das conclusões no caderno. Oriente os alunos que serão formados novos grupos, por isso todos têm que prestar atenção no que leram para que possam compartilhar com o novo grupo que será formado.
Mão na massa
Orientações: Reorganize os alunos formando novos grupos, sendo: grupo 1 – todos os alunos que receberam o número 1; grupo 2 – todos que receberam número 2 e, assim, sucessivamente. Entregue um kit de imagens de combustíveis, disponível no link: https://bit.ly/2DpAS2M para cada grupo. Peça aos alunos que utilizem as imagens, discutam e escrevam sobre o que foi lido anteriormente, especificando a origem de cada combustível, como ele é obtido e diferenciando-os em renováveis e não renováveis, montando em conjunto um painel interativo. Explique aos alunos que eles irão apresentar o painel para a turma e que eles terão um minuto e meio para isso.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou imprima o slide disponível no link https://bit.ly/2zpssEw, cole no quadro e leia o texto para os alunos. Retome a questão disparadora “Qual a origem dos combustíveis mais usados nos dias atuais? Peça aos grupos que apresentem o seu painel, um por vez, explicando a origem de cada combustível e diferenciando-os em renováveis e não renováveis. Estabeleça um tempo de um minuto e meio para cada apresentação. Peça que colem o painel na parede da sala ou no corredor do lado de fora, para que todos possam apreciá-los e conhecer a origem dos combustíveis. Ao final da aula, espera-se que os alunos consigam identificar a origem dos combustíveis que são mais usados nos dias atuais.