Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: para esta aula é necessário disponibilizar cópias impressas do material sugerido para o Mão na Massa, além de acesso ao material impresso de pesquisa ou à fontes de pesquisa, como a internet.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente o título da aula para os alunos. Explique que estudaremos sobre a Onça-pintada, para melhor compreender sobre a extinção de espécies animais.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: apresente o slide à classe. Pergunte aos alunos se eles reconhecem esses animais: tubarão-branco e lobo-guará. Pergunte também se conseguem listar outros animais que estejam em risco de extinção.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: apresente a questão disparadora aos alunos. Recolha as respostas que eles apresentarem para que sejam retomadas durante a sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: organize a turma em 6 grupos para essa atividade. O objetivo é que cada grupo pesquise uma característica da onça-pintada, para que a sala reconheça os hábitos e a biologia desse animal. Esse exercício será realizado através do material produzido, que deve ser entregue impresso aos alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3KKHU9UYf6yUprGJzuySYqk5aFRbSrDMgpR8AAyWtTSjSVVZHXZgdgFGwaAN/atividade-para-imprimir-mao-na-massa-cie7-08ve02.pdf. A imagem da onça-pintada está dividida em seis partes, cada uma deverá ser designada a um grupo para que pesquisem sobre o tema (habitat e alimentação - que aparecem duas vezes, reprodução e papel ecológico). Combine com os alunos que o tempo para pesquisa é de 15 minutos. Ao final da pesquisa, eles deverão montar a figura da onça-pintada corretamente. Você poderá disponibilizar uma fita adesiva para que eles possam colar na parede, no quadro ou fazendo a montagem no chão, se posicionando em roda ao redor da figura.
Finalizado esse processo, explique que você lerá sobre alguns acontecimentos. A cada impacto ambiental ou mudança de característica no ambiente ao redor da onça-pintada, eles precisam identificar, em um dos temas pesquisados, a correspondência com o acontecimento lido retirando a folha do lugar. Para aqueles temas que aparecem duas vezes, retirar apenas uma das folhas por vez. Quando terminar de explicar a atividade, inicie a leitura do documento [https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pfmVAZ7xtFRfyuPeeRDMztQvtdEDKWEcuFGFgXQbf9jYeYrUpA8cjsVmjFNZ/narrativa-para-atividade-mao-na-massa-cie7-08ve02.pdf] . Dê o tempo necessário para que os alunos reconheçam qual folha poderá ser retirada da montagem em cada item. Ao final, restará apenas a parte sobre papel ecológico, sobre a qual deverá ocorrer a sistematização.
Sugestão de links para pesquisa: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/nossas_solucoes_no_pantanal/protecao_de_especies_no_pantanal/onca_pintada/
http://procarnivoros.org.br/index.php/animais/onca-pintada-panthera-onca/
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: após o movimento de leitura e desmembramento da imagem da Onça-pintada pelos impactos ambientais, os alunos terão apenas a figura sobre o papel ecológico da onça-pintada. Uma das formas de preservar este animal, é mantendo em equilíbrio as populações das suas presas, incluindo grandes roedores como a capivara e outros predadores como os jacarés.
Faça perguntas aos alunos que os levem a pensar sobre a questão disparadora, como:
- O que podemos listar como causas de extinção?
- Os impactos ambientais retiraram a onça-pintada do ambiente. Sem ela cumpre-se o seu papel ecológico?
Inclua, nesse momento, a retomada das possíveis respostas dadas no momento de apresentação da questão disparadora. É interessante aprofundar a discussão para outros animais, como dispersores de sementes e polinizadores, por exemplo. Com a diminuição das populações ou extinção dessas espécies, não é possível manter o equilíbrio dos ecossistemas que ocupam, uma vez que haverá menos frutos disponíveis para os animais frugívoros. Cabe também explorar a questão da pesquisa para pensar a conservação das espécies, uma vez que a dinâmica proposta permite compreender que, conhecendo o animal, podemos entender onde interferir para protegê-lo. Dessa forma, também é possível compreender as consequência da diminuição da sua população ou, até mesmo, da sua extinção, para o ecossistema que vivem. Ao final, construa com os estudantes um parágrafo coletivo que sistematize o que compreenderam sobre a importância da preservação e as consequências das extinções de espécies.