Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Entregue a cada grupo um copo dosador (medidor), esse copo pode ser um Béquer do laboratório de química da escola, ou um medidor de cozinha, ou ainda um copo produzido com a base de garrafa pet.
No copo de medidas, o professor deve acrescentar do lado da medida 500 ml, o valor 500 cm³.
Os alunos devem preencher a tabela de relação de grandezas.
Propósito:Reconhecer a relação entre 1000 cm³ e 1 litro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientação: Observando as informações da tabela, espera-se que os alunos relacionem 1000cm³ a 1 litro, consequentemente, que 1000 litros correspondem a 1.000.000 cm³ , que é o produto de 100cm x 100cm x 100cm, ou 1m x 1m x 1m, e finalmente, que 1 m³ corresponde a 1000 litros.
Essa relação completa a tabela de Relação de grandezas.
Propósito:Reconhecer a relação entre 1 m³ e 1000 litros.
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)
Orientação:
Para a realização dessa atividade os alunos deverão realizar algumas conversões de grandezas.
De início, determinar o volume da piscina, o que pode ser feito através do produto das grandezas comprimento, largura e altura da água, utilizando m³ ou convertendo m em cm e determinar o volume em cm³.
É importante que o professor observe se essas relações estão corretas. Um caminho interessante é a conversão das unidades de comprimento em metros por centímetros, já que a informação do exercício é que 500cm³ equivalem a 500ml.
Permita que os alunos utilizem calculadoras, para que o foco do exercício não recaia nos cálculos. O professor pode auxiliar a turma nas operações que os alunos apresentem dificuldade.
Discuta com a Turma: Como a relação 500cm³ para 500ml pode ser utilizada em m³ e litros?
Propósito: Utilizar as relações entre grandezas de capacidade e volume.
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Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Auxiliar os alunos na relação 1000cm³ = 1000ml = 1 litro, assim o cálculo do volume utilizando cm passa a ter significado. 1000000 cm³ = 1000 litros ou 1m³ = 1000 litros.
Reflexão: Como a relação 500cm³ para 500ml pode ser utilizada em m³ e litros?
Propósito: Utilizar as relações entre grandezas de capacidade e volume.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 7)
Orientação: Auxiliar os alunos na relação 1000cm³ = 1000ml = 1 litro, assim o cálculo do volume utilizando cm passa a ter significado. 1.000.000 cm³ = 1000 litros ou 1m³ = 1000 litros.
Discuta com a turma: Como a relação 500cm³ para 500ml pode ser utilizada em m³ e litros?
Propósito: Utilizar as relações entre grandezas de capacidade e volume.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar suas tabelas e os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
Sabemos que cm³ se relaciona diretamente com ml, e as outras grandezas? Qual é a relação de dm³ e litro e m³ e litros?
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresentação dos resultados da tabela, destacando as relações entre as grandezas.
Propósito: Definição que 1 m³ corresponde a 1000 litros.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.
Propósito: Reconhecer as relações entre capacidade e volume, com destaque, 1 m³ representam 1000 litros.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13 e 14)
Orientação: Auxiliar os alunos na relação 1000cm³ = 1000ml = 1 litro, assim o cálculo do volume utilizando cm passa a ter significado. 1000000 cm³ = 1000 litros ou 1m³ = 1000 litros.
Discuta com a turma: Como a proposta da escola é ter 200 peixes de 6 cm cada, portanto 6 litros de água por peixe, temos:
200 peixes x 6 litros = 1 200 litros
Como a relação 500cm³ para 500ml pode ser utilizada em m³ e litros?
Relações :
a)1 m³ equivale a 1000 litros de água, portanto o aquário necessita ter 1,2 m³ de volume.
b)1 dm equivale a 10 cm, 1 dm³ equivale a 1 litro de água, 1 dm equivale a 10 cm, Portanto 1 dm³ equivale a 10cm x 10cm x 10cm ou 1000 cm³. Sendo assim 1000 cm³ equivale a 1 litro.
Multiplicando 1 200 litros por 1000, teremos 1200000 cm³
Propósito: Utilizar as relações entre grandezas de capacidade e volume.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 13 e 14)
Orientação: Auxiliar os alunos na relação 1000cm³ = 1000ml = 1 litro, assim o cálculo do volume utilizando cm passa a ter significado. 1000000 cm³ = 1000 litros ou 1m³ = 1000 litros.
Discuta com a turma: Como a proposta da escola é ter 200 peixes de 6 cm cada, portanto 6 litros de água por peixe, temos:
200 peixes x 6 litros = 1 200 litros
Como a relação 500cm³ para 500ml pode ser utilizada em m³ e litros?
Relações :
a)1 m³ equivale a 1000 litros de água, portanto o aquário necessita ter 1,2 m³ de volume.
b)1 dm equivale a 10 cm, 1 dm³ equivale a 1 litro de água, 1 dm equivale a 10 cm, Portanto 1 dm³ equivale a 10cm x 10cm x 10cm ou 1000 cm³. Sendo assim 1000 cm³ equivale a 1 litro.
Multiplicando 1 200 litros por 1000, teremos 1200000 cm³
Propósito: Utilizar as relações entre grandezas de capacidade e volume.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar