Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula.
Propósito: Apresentar o objetivo de aprendizagem para os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente a atividade para os alunos. Esta atividade deverá ser realizada oralmente para que os alunos ativem seus conhecimentos prévios. Para isso, se possível, use o projetor ou reproduza o diálogo no quadro.
Propósito: Relembrar o conceito de potenciação com base fracionária, possibilitando um bom desenvolvimento do aluno na atividade principal.
Discuta com a Turma:
Faça algumas perguntas para provocar a reflexão dos alunos. Por exemplo:
- Qual o conceito de potenciação?
- Qual operação está relacionada à potenciação?
- Em uma potenciação, qual é a função da base? E do expoente?
- O cálculo realizado na atividade está correto? Qual o erro cometido?
- Qual seria o resultado correto?
Material complementar para impressão:
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Imprima a atividade para os alunos, divida a classe em duplas e deixe que eles façam a atividade. Caminhe pela sala, observando o desenvolvimento da atividade pelos alunos. Caso seja necessário, recorra ao guia de intervenção.
Discuta com a turma:
Caso seja necessário, durante o desenvolvimento da atividade instigue os alunos com perguntas do tipo:
- Quais operações estão envolvidas nessa atividade?
- Vocês perceberam algum padrão no cálculo de meia-vida?
- De que forma podemos representar 1000/2 como uma operação de multiplicação?
- Como o uso de potências poderia nos auxiliar a resolver essa questão?
Propósito: Reforçar o significado de potenciação com base fracionária.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Imprima a atividade para os alunos, divida a classe em duplas e deixe que eles façam a atividade. Caminhe pela sala, observando o desenvolvimento da atividade pelos alunos. Caso seja necessário, recorra ao guia de intervenção.
Discuta com a turma:
Caso seja necessário, durante o desenvolvimento da atividade instigue os alunos com perguntas do tipo:
- Quais operações estão envolvidas nessa atividade?
- Vocês perceberam algum padrão no cálculo de meia-vida?
- De que forma podemos representar 1000/2 como uma operação de multiplicação?
- Como o uso de potências poderia nos auxiliar a resolver essa questão?
Propósito: Reforçar o significado de potenciação com base fracionária.
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
- Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?
Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
- Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?
Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.
Discussão de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 a 8)
Orientação: Peça que os alunos compartilhem as suas respostas com toda a turma. Incentive as duplas a responderem alguma questão do exercício ou do discuta com a turma. Utilize o quadro para listar as diferentes formas de raciocínio. Ressalte com os alunos que os erros são parte importante no aprendizado, e que, eles ajudam a construir um conhecimento sólido.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram para chegar às respostas?
- Alguém pensou em utilizar potência para solucionar a questão?
Propósito: Compartilhar e discutir as soluções encontradas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete esse slide ou faça uma cópia no quadro. Apresente para a turma o resumo do que foi desenvolvido e questione aos alunos se ficou alguma dúvida.
Propósito: Resumir o que foi aprendido durante a aula e avaliar as atividades desenvolvidas.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu de novo durante a aula de hoje?
- Quais as dificuldades encontradas?
- Alguém tem alguma dúvida?
- O que vocês acharam da aula de hoje?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Imprima essa atividade e distribua para os alunos. Se não for possível, você poderá escrevê-la no quadro. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Guarde o minuto final para a correção. Faça um levantamento dos resultados obtidos, e, se for possível, discuta com os alunos as estratégias de resolução. Como há resoluções que não envolvem uso de potências, a atividade pode ser considerada parcialmente correta mas, finalizada a correção, indique aos alunos qual expressão envolvendo potência de frações poderia ser utilizada durante a atividade (ou também permita que essa explicação seja dada por algum aluno que tenha utilizado esse resolução). O objetivo da aula terá sido atingido para aqueles alunos que conseguiram expressar suas resoluções usando potência.
Propósito: Verificar o conhecimento do aluno adquirido durante a aula.
Material complementar para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar