Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecer a ordem na resolução das operações em escritas aritméticas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Problematizando as expressões numéricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.
Objetivo específico
- Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
- Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.
Conceito-chave
- Ordem de resolução da operações nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.
Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.
Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?
Retomada
Tempo previsto: 7 minutos (Slides 3, 4 e 5)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da importância da ordem de resolução das expressões, discutindo a hierarquia das operações matemáticas.
Propósito: Retomar a ordem de resolução das expressões matemáticas.
Discuta com a turma:
- O que acontece com a expressão quando não inicio a resolução pelas multiplicações ou divisões?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ordem de resolução da expressão matemática, bem como a importância da hierarquia das operações matemáticas.
Discuta com a turma:
- Quais as possíveis expressões matemáticas que representam as questões do problema?
- A resolução das expressões segue alguma ordem hierárquica das operações matemáticas?
- Qual é a importância da ordem de resolução das expressões?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e testamos essas hipóteses, as quais validamos algumas, e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da hierarquia das operações matemáticas e a importância da ordem de resolução das operações nas expressões matemáticas.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Por que ao organizarmos a expressão matemática para representar as vendas do cinema naquele dia, agrupamos a quantidade de ingressos à sessão? (Ideia de multiplicação quantidade x sessão)
- Como devemos proceder a resolução das expressões? Devemos seguir alguma ordem de resolução para as expressões matemáticas? (Enfatizar a ideia a ordem da resolução das expressões - iniciar pelas multiplicações e divisões, e seguir para as adições e subtrações)
- Questionar como os alunos veem a matemática. (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem)
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância dos sinais de associação, bem como a ordem da operações matemáticas na resolução das expressões matemáticas.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia da ordem de resolução nas expressões matemáticas, em situações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com a utilização do sinal de associação. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito em jogo.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_10ALG04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer uma videochamada de grupo pelo WhatsApp e que eles terão cerca de 10 minutos para resolver o problema proposto. Oriente-os a registrar suas estratégias no caderno para consultarem durante a aula. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o slide da Atividade Principal. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar a foto das suas conclusões para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Estimule os alunos a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensaram para resolver o problema. Você pode convidar um aluno de cada grupo para comentar sua resolução. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Professor, essa aula tem como objetivo analisar o papel dos sinais de associação nas expressões numéricas. Explore essa atividade com boas perguntas, aproveite as orientações do “Discuta com a turma”. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa. Caso sua aula não seja síncrona, organize essa proposta pelo WhatsApp, enviando o problema e fazendo a discussão por áudios ou mensagens de texto. Para a devolutiva você pode gravar um áudio ou um podcast e enviar para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana de Lima Gregorutti
Mentor: Carla Simone de Albuquerque
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
Analisar o papel dos sinais de associação (parênteses) na resolução de expressões aritméticas simples, relacionando a ordem de resolução das operações na expressão.
Objetivo específico
- Explorar a hierarquia entre as operações em uma escrita aritmética.
- Relacionar a ordem de resolução das operações na expressão.
Conceito-chave
- Ordem de resolução da operações nas expressões.
Recursos necessários
- Lápis, papel e atividades impressas (ou confeccionadas).