Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie a aula propondo aos alunos que leiam a situação-problema no primeiro slide e tentem responder. Após um tempo, verifique como os alunos resolveram a operação de adição. Deixe que os alunos se expressem e, em conjunto, montem suas estratégias. Peça aos alunos para analisarem as informações e dizerem em que elas diferem e como eles fariam para calcular o total de toneladas das duas viagens. Espera-se que consigam representar a fração em número decimal e o número decimal em fração. É importante que percebam que ao efetuar adição e subtração de um número fracionário por uma fração, deve-se transformar um deles para facilitar os cálculos. Use as respostas dos alunos como forma de levá-los a concluir que na resolução de um problema devemos representar todas as grandezas da mesma forma, para que elas conversem entre si.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos sobre a representação de números racionais em forma de decimal.
Discuta com a turma:
- Que processo foi usado para representar a fração em número decimal?
- Como faremos com a fração que tem o denominador diferente de potência de 10?
- Como sabemos onde se deve colocar a vírgula?
- Como se lê esses números decimais?
- O que significa o número que fica antes da vírgula?
Materiais complementares para impressão:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)
Orientações: Avise aos alunos que eles resolverão este problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam o problema do slide 4, dê tempo para que pensem um pouco e em seguida mostre o texto do slide 5.
Deixe que tentem resolvê-lo em pequenos grupos, compartilhando estratégias. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações decimais e frações equivalentes para resolver o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Como você representa 34 cm em metros?
- Como você pode descobrir o tamanho de cada pedaço de tecido?
- É possível somar uma fração e um número escrito na forma decimal?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 4 e 5)
Orientações: Avise aos alunos que eles resolverão este problema. Oriente-os a refletir com calma sobre o problema, sem se preocupar em chegar ao resultado. Explique que o importante é propor estratégias para abordar o problema, e então testá-las. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Peça aos estudantes para que leiam o problema do slide 4, dê tempo para que pensem um pouco e em seguida mostre o texto do slide 5.
Deixe que tentem resolvê-lo em pequenos grupos, compartilhando estratégias. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Incentivar os alunos para que mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações decimais e frações equivalentes para resolver o problema proposto.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram, e peça para que alguns registrem suas respostas na lousa. Nesse momento da aula o mais importante é que os alunos busquem identificar respostas iguais e consigam mostrar seus raciocínios uns aos outros, defendendo seu ponto de vista. A resposta correta deve surgir naturalmente desse debate, sem ser dada pelo professor. Ressalte a importância do erro no processo de aprendizagem, mostrando aos alunos como os erros deles levaram não só a uma reflexão que levou a turma à resposta correta, como também a um aprendizado de conteúdo. Pergunte aos alunos se compreenderam como o quadro foi feito e se fizeram diferente.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento. Comparar as respostas dos grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
- Qual caminho você utilizou para concluir a fração?
- Existe outra maneira de determinar a resposta?
- Existe mais de uma solução?
- Qual filha é a mais velha? E a mais nova?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Concluir e retomar a ideia central da aula. Verifique se algum aluno possui dúvidas sobre equivalência de frações. Ressalte que para representar fração em decimal, encontramos frações equivalentes de forma que o denominador seja potência de 10. No caso, a fração do slide não tem uma fração decimal que seja equivalente a ela, por isso o resultado não é um decimal exato.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula e evidenciar o conceito de adição e subtração de fração a partir do uso de fração equivalente.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão respondendo a questão. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada aluno
Discuta com a turma:
- Você entendeu o que o problema propôs?
- Como fez para identificar qual fração representa o número decimal pedido?
- Quais etapas você fez para resolver este problema?
- Como chegou à resposta?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar