Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Probabilidade e as formas de representá-la
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade e suas aplicações
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Objetivos específicos
- Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento nas formas fracionária, decimal e percentual a partir de relações entre experimentos e conhecimentos prévios sobre números racionais e porcentagem.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade (5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
- Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
- Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)
Conceito-chave
Probabilidade
Recursos necessários
Ficha para sorteio impressa, copos descartáveis ou outro recipiente, Atividade Principal e de Raio X impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento nas formas fracionária, decimal e percentual a partir de relações entre experimentos e conhecimentos prévios sobre números racionais e porcentagem.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação:Comece a aula retomando a probabilidade de um determinado evento ocorrer é determinada pela razão entre o número de casos favoráveis em relação ao total de resultados possíveis. Apresente o slide para a turma, pergunte sobre as estratégias que eles usariam para resolvê-lo e tome nota de suas observações no quadro.
Propósito: Retomar o conceito de probabilidade.
Discuta com a turma:
- Quantas opções de resultado temos ao lançar um dado?
- E quantas delas são maiores que 2?
- Como calculamos a probabilidade desse evento?
- A qual conjunto pertence esse número que calculamos?
- O que podemos fazer para que o resultado fique o mais simples possível?
- O que significa simplificar uma fração?
- E se usássemos dois dados, qual seria a probabilidade de ter uma soma maior que dois? Ela seria maior, menor ou igual a que calculamos?
(Obs.: Relembre com os alunos o conceito de frações equivalentes e que existem infinitas frações equivalentes a esse resultado encontrado.)
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a turma em duplas e entregue as fichas de sorteio disponíveis e a atividade principal. Oriente os alunos a cortar e dobrar essas fichas de maneira uniforme. Providencie copos descartáveis ou outro recipiente qualquer para cada equipe colocar os números do sorteio. Assim que tudo estiver organizado, peça para que um integrante de cada dupla sorteie o primeiro número, anote o resultado e devolva o número para o copo. Após isso, permita que os pares discutam e resolvam as questões propostas sozinhos antes que seja sorteado o segundo número da rodada. Caso surja alguma dificuldade por parte dos alunos, consulte o guia de intervenção. Enquanto as duplas pensam nos questionamentos propostos circule pela sala e verifique as estratégias de resolução propostas por eles e as dificuldades que estão tendo durante o processo, caso precise faça as perguntas do discuta com a turma para auxiliar no processo de aprendizagem.
Propósito: Reconhecer o espaço amostral de um experimento aleatório e realizar cálculo de probabilidade em sorteio.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desses questionamentos? Você poderia me explicar?
- Por que você está resolvendo dessa maneira? Teria uma outra maneira?
- O número retirado pelo primeiro membro da dupla o coloca em situação de vantagem? Explique sua resposta.
- Por que o resultado de sorteio foi diferente em cada dupla?
- Seria possível que a primeira pessoa de cada dupla sorteasse o mesmo número? Você acha que esse tipo de coincidência pode acontecer com frequência? Justifique.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a turma em duplas e entregue as fichas de sorteio disponíveis e a atividade principal. Oriente os alunos a cortar e dobrar essas fichas de maneira uniforme. Providencie copos descartáveis ou outro recipiente qualquer para cada equipe colocar os números do sorteio. Assim que tudo estiver organizado, peça para que um integrante de cada dupla sorteie o primeiro número, anote o resultado e devolva o número para o copo. Após isso, permita que os pares discutam e resolvam as questões propostas sozinhos antes que seja sorteado o segundo número da rodada. Caso surja alguma dificuldade por parte dos alunos, consulte o guia de intervenção. Enquanto as duplas pensam nos questionamentos propostos circule pela sala e verifique as estratégias de resolução propostas por eles e as dificuldades que estão tendo durante o processo, caso precise faça as perguntas do discuta com a turma para auxiliar no processo de aprendizagem.
Propósito: Reconhecer o espaço amostral de um experimento aleatório e realizar cálculo de probabilidade em sorteio.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desses questionamentos? Você poderia me explicar?
- Por que você está resolvendo dessa maneira? Teria uma outra maneira?
- O número retirado pelo primeiro membro da dupla o coloca em situação de vantagem? Explique sua resposta.
- Por que o resultado de sorteio foi diferente em cada dupla?
- Seria possível que a primeira pessoa de cada dupla sorteasse o mesmo número? Você acha que esse tipo de coincidência pode acontecer com frequência? Justifique.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a turma em duplas e entregue as fichas de sorteio disponíveis e a atividade principal disponível (material para impressão). Oriente os alunos a cortar e dobrar essas fichas de maneira uniforme. Providencie copos descartáveis ou outro recipiente qualquer para cada equipe colocar os números do sorteio. Assim que tudo estiver organizado, peça para que um integrante de cada dupla sorteie o primeiro número, anote o resultado e devolva o número para o copo. Após isso, permita que os pares discutam e resolvam as questões propostas sozinhos antes que seja sorteado o segundo número da rodada. Caso surja alguma dificuldade por parte dos alunos, consulte o guia de intervenção. Enquanto as duplas pensam nos questionamentos propostos circule pela sala e verifique as estratégias de resolução propostas por eles e as dificuldades que estão tendo durante o processo, caso precise faça as perguntas do discuta com a turma para auxiliar no processo de aprendizagem.
Propósito: Reconhecer o espaço amostral de um experimento aleatório e realizar cálculo de probabilidade em sorteio.
Discuta com a turma:
- O que você entendeu desses questionamentos? Você poderia me explicar?
- Por que você está resolvendo dessa maneira? Teria uma outra maneira?
- O número retirado pelo primeiro membro da dupla o coloca em situação de vantagem? Explique sua resposta.
- Por que o resultado de sorteio foi diferente em cada dupla?
- Seria possível que a primeira pessoa de cada dupla sorteasse o mesmo número? Você acha que esse tipo de coincidência pode acontecer com frequência? Justifique.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Este momento é para que os alunos entendam algumas das diferentes estratégias e representações possíveis para resolução do problema e compartilhem suas observações. Como o experimento é aleatório, escolha o resultado de algumas das duplas (2 ou três dependerá do progresso da discussão) para utilizar como exemplo e peça que eles compartilhem suas observações com a classe. Você pode chamá-los para ir até a frente ou ouvir suas observações e pedir a eles que as anotem no quadro, para a turma visualizar, explicando seu ponto de vista a todos. O quadro de soluções do slide seguinte apresenta todas as respostas possíveis do experimento. Apresente-o depois da discussão.
Propósito: Analisar e discutir as estratégias de resolução encontradas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Este momento é para que os alunos entendam algumas das diferentes estratégias e representações possíveis para resolução do problema e compartilhem suas observações sobre o problema. Como o experimento é aleatório, escolha o resultado de algumas das duplas (2 ou três dependerá do progresso da discussão) para utilizar como exemplo e peça que eles compartilhem suas observações com a classe. Você pode chamá-los para ir até a frente ou ouvir suas observações e pedir a eles que as anotem no quadro, para a turma visualizar, explicando seu ponto de vista a todos. O quadro de soluções do slide seguinte apresenta todas as respostas possíveis do experimento. Apresente-o depois da discussão.
Propósito: Analisar e discutir as estratégias de resolução encontradas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Este momento é para que os alunos entendam algumas das diferentes estratégias e representações possíveis para resolução do problema e compartilhem suas observações sobre o problema. Como o experimento é aleatório, escolha o resultado de algumas das duplas (2 ou três dependerá do progresso da discussão) para utilizar como exemplo e peça que eles compartilhem suas observações com a classe. Você pode chamá-los para ir até a frente ou ouvir suas observações e pedir a eles que as anotem no quadro, para a turma visualizar, explicando seu ponto de vista a todos. O quadro de soluções do slide seguinte apresenta todas as respostas possíveis do experimento. Apresente-o depois da discussão.
Propósito: Analisar e discutir as estratégias de resolução encontradas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Este momento é para que os alunos entendam algumas das diferentes estratégias e representações possíveis para resolução do problema e compartilhem suas observações sobre o problema. Como o experimento é aleatório, escolha o resultado de algumas das duplas (2 ou três dependerá do progresso da discussão) para utilizar como exemplo e peça que eles compartilhem suas observações com a classe. Você pode chamá-los para ir até a frente ou ouvir suas observações e pedir a eles que as anotem no quadro, para a turma visualizar, explicando seu ponto de vista a todos. O quadro de soluções do slide seguinte apresenta todas as respostas possíveis do experimento. Apresente-o depois da discussão.
Propósito: Analisar e discutir as estratégias de resolução encontradas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Este momento é para que os alunos entendam algumas das diferentes estratégias e representações possíveis para resolução do problema e compartilhem suas observações sobre o problema. Como o experimento é aleatório, escolha o resultado de algumas das duplas (2 ou três dependerá do progresso da discussão) para utilizar como exemplo e peça que eles compartilhem suas observações com a classe. Você pode chamá-los para ir até a frente ou ouvir suas observações e pedir a eles que as anotem no quadro, para a turma visualizar, explicando seu ponto de vista a todos. O quadro de soluções do slide seguinte apresenta todas as respostas possíveis do experimento. Apresente-o depois da discussão.
Propósito: Analisar e discutir as estratégias de resolução encontradas.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: A partir desse slide serão apresentadas as demais representações da probabilidade. Continue usando os exemplos da duplas e após as duplas concluírem apresente todas possibilidades que estão nos slides para que eles possam comparar com as próprias. Existem três maneiras de se representar probabilidade e para resolver essa questão o aluno deve ter dois conhecimentos prévios sobre representação de fração em decimal e representação de decimais em porcentagem.
Propósito: Analisar e discutir as estratégias de resolução encontradas.
Discuta com a turma:
Ao questionar sobre as representações que existem da probabilidade pergunte a eles:
- Seria possível expressar o total de elementos do espaço amostral por um número inteiro? E os resultados obtidos para a probabilidade?
- A que conjunto pertencem os resultados do cálculo?
- Por que nenhum dos valores percentuais encontrados foi menor que 10%? Isso vai se repetir em todos os experimentos?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Os questionamentos desse slide têm por objetivo levar o aluno a refletir sobre o fato de que um sorteio é um fenômeno aleatório, e, portanto, incerto.
Propósito: Analisar e discutir as estratégias de resolução encontradas.
Discuta com a turma:
Ao questionar sobre o por quê dos sorteios não sairem como previsto questione:
- Se eu jogar um dado, o resultado dependerá da minha vontade ou de sorte? E uma moeda?
Essas questões têm o objetivo de que eles não associem probabilidade somente à sorte.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente os slides ou escreva no quadro e oriente a turma a tomar nota dos conceitos desenvolvidos durante a aula.
Propósito: Formalizar o conteúdo abordado na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade e resuma os conceitos trabalhados na aula e as as representações da probabilidade trabalhados com a turma.
Propósito: Fazer um breve resumo e reflexão do conteúdo abordado na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos que vocês viram na aula de hoje?
- Vocês possuem alguma dúvida?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.
Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.
Imprimir para seus alunos.
Discuta com a turma: (se necessário)
- É possível afirmar que uma pessoa tem mais chances de não ganhar nenhum prêmio do que de ganhar algum? Justifique sua resposta.
- Por que, na sua opinião, a representação percentual de probabilidade foi a escolhida para a pergunta, e não a fracionária ou decimal?
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_23PES01
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, meio de comunicação combinado com os alunos
- Opcionais: dois dados numéricos
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Raio X.
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. É interessante que eles possam manipular dados convencionais, durante a atividade, para auxiliar na investigação. Com antecedência, solicite a eles que providenciem dois dados numéricos. Organize um fórum: verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos propostos no “Discuta com a turma” e solicite aos alunos que enviem suas respostas em formato de texto ou imagem.
Raio X
Para dar continuidade à discussão do momento anterior, compartilhe com os alunos o slide do Raio X e peça que eles resolvam a atividade proposta. Caso sua aula seja síncrona e os alunos disponham de whatsapp, organize os alunos em quartetos e peça que façam uma videochamada de grupo para resolverem juntos a atividade. Oriente-os que após 10 minutos eles voltarão para o grande grupo onde vocês farão a discussão das soluções da atividade, que é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Neste momento, estimule os alunos a usarem ferramentas de áudio ou vídeo, ou mesmo o Meet para o compartilhamento. Estimule-os a falar como pensaram para resolver o problema. Para guia-los, lance as perguntas presentes no item “Discuta com a turma”. Estimule-os a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
Objetivos específicos
- Calcular a probabilidade de ocorrência de um determinado evento nas formas fracionária, decimal e percentual a partir de relações entre experimentos e conhecimentos prévios sobre números racionais e porcentagem.
Conhecimentos prévios
- Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
- Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
- -Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
- Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade (5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
- Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes forma de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
- Equação de primeiro grau (6º Ano, álgebra, EF06MA13)
Conceito-chave
Probabilidade
Recursos necessários
Ficha para sorteio impressa, copos descartáveis ou outro recipiente, Atividade Principal e de Raio X impressas.