Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Paralelas e Perpendiculares
Plano 1 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Construção de paralelas e perpendiculares com réguas, esquadros e softwares
Por: Paula Vieira Soares
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares
Objetivos específicos
Definir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo de retas.
Conceito-chave
Retas paralelas e retas perpendiculares.
Recursos necessários
- Régua;
- Papel de seda;
- Sulfite;
Sugestões de leitura:
SMOOTHEY, Marion. Coleção Investigação Matemática - Atividades e Jogos com Ângulos. Scipione. São Paulo - SP. 1997. (Paradidático);
IMENES, Luiz Márcio. Coleção Vivendo a Matemática - Geometria das dobraduras. Scipione. São Paulo - SP. 1995. (Paradidático);
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Definir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo de retas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Compartilhe os objetivos desta aula com seus alunos.
Propósito: Fazer com que os alunos tenham ciência do assunto a ser tratado. Isso ajuda a deixá-los em estado de prontidão.
Movimentando as Retas
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Queremos que os alunos compreendam os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares. Sempre que dobramos um papel sobre uma dobra feita previamente, como orientado no aquecimento, o resultado é uma reta perpendicular à original. Isso acontece porque quando dobramos sobre a primeira reta, isso equivale a dobrar perpendicularmente à esta. Como isso ocorre sempre, quando fazemos isso diversas vezes, teremos várias retas paralelas entre si, todas perpendiculares à primeira.
A primeira parte da atividade é perceber que todas as retas são perpendiculares à primeira. A princípio, deixe que eles tirem suas conclusões sem interferir. Lembre-os que, primeiramente, devem tentar entender a relação de cada nova reta com a original. Perguntas: “Eu tinha uma reta que surgiu com a primeira dobra. Depois eu dobrei novamente e fiquei com uma segunda reta. Qual a relação entre essas duas?”; “Essas duas retas formam quantos ângulos? Como são esses ângulos? Qual a relação entre esses ângulos?”. Queremos que eles percebam que duas retas perpendiculares formam quatro ângulos congruentes. Peça que marquem os quatro ângulos e os meçam usando o transferidor. Feito isso, você pode parar a atividade para definir o conceito de ângulo reto. “Quando duas retas se interceptam e formam entre si quatro ângulos congruentes, dizemos que essas retas são perpendiculares e esses ângulos são chamados de ângulos retos. Como vocês viram com o transferidor, cada um deles mede 90º”.
Depois dessa parada, vamos retomar a atividade olhando para a relação das quatro retas entre si. Peça que observem as quatro retas e digam o que conseguem observar. Novamente, deixe que primeiro eles pensem sem interferência, deixe que discutam entre si e troquem impressões. Perguntas: “Se eu aumentasse cada uma dessas retas, elas iriam se cruzar?”; “Vamos olhar essa reta (escolha qualquer uma), eu consigo achar um ponto nessa reta que também está em uma dessas outras?” (Eles podem dizer que tem o ponto de intersecção entre a reta original e a reta que usamos como exemplo. Ótimo. Eles sabem o que queremos dizer com um ponto em comum e isso é muito bom. Agora diga que, tudo bem, mas se ignorarmos a reta original, eu consigo encontrar um ponto em comum entre as outras?).
Agora você pode dar uma segunda parada para definir retas paralelas. Todas as retas desenhadas estão sobre um mesmo plano, o plano do papel. Quando duas retas, em um mesmo plano, não tem nenhum ponto em comum, dizemos que essas retas são paralelas.
Propósito: Construir os conceitos de retas perpendiculares e retas paralelas.
Discuta com a turma:
- Eles já viram que uma das retas é perpendicular à primeira. O mesmo vale para as outras?
- Todas são perpendiculares à primeira. E se uma delas não fosse perpendicular à primeira as outras poderiam ser?
Movimentando as Retas
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Queremos que os alunos compreendam os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares. Sempre que dobramos um papel sobre uma dobra feita previamente, como orientado no aquecimento, o resultado é uma reta perpendicular à original. Isso acontece porque quando dobramos sobre a primeira reta, isso equivale a dobrar perpendicularmente à esta. Como isso ocorre sempre, quando fazemos isso diversas vezes, teremos várias retas paralelas entre si, todas perpendiculares à primeira.
A primeira parte da atividade é perceber que todas as retas são perpendiculares à primeira. A princípio, deixe que eles tirem suas conclusões sem interferir. Lembre-os que, primeiramente, devem tentar entender a relação de cada nova reta com a original. Perguntas: “Eu tinha uma reta que surgiu com a primeira dobra. Depois eu dobrei novamente e fiquei com uma segunda reta. Qual a relação entre essas duas?”; “Essas duas retas formam quantos ângulos? Como são esses ângulos? Qual a relação entre esses ângulos?”. Queremos que eles percebam que duas retas perpendiculares formam quatro ângulos congruentes. Peça que marquem os quatro ângulos e os meçam usando o transferidor. Feito isso, você pode parar a atividade para definir o conceito de ângulo reto. “Quando duas retas se interceptam e formam entre si quatro ângulos congruentes, dizemos que essas retas são perpendiculares e esses ângulos são chamados de ângulos retos. Como vocês viram com o transferidor, cada um deles mede 90º”.
Depois dessa parada, vamos retomar a atividade olhando para a relação das quatro retas entre si. Peça que observem as quatro retas e digam o que conseguem observar. Novamente, deixe que primeiro eles pensem sem interferência, deixe que discutam entre si e troquem impressões. Perguntas: “Se eu aumentasse cada uma dessas retas, elas iriam se cruzar?”; “Vamos olhar essa reta (escolha qualquer uma), eu consigo achar um ponto nessa reta que também está em uma dessas outras?” (Eles podem dizer que tem o ponto de intersecção entre a reta original e a reta que usamos como exemplo. Ótimo. Eles sabem o que queremos dizer com um ponto em comum e isso é muito bom. Agora diga que, tudo bem, mas se ignorarmos a reta original, eu consigo encontrar um ponto em comum entre as outras?).
Agora você pode dar uma segunda parada para definir retas paralelas. Todas as retas desenhadas estão sobre um mesmo plano, o plano do papel. Quando duas retas, em um mesmo plano, não tem nenhum ponto em comum, dizemos que essas retas são paralelas.
Propósito: Construir os conceitos de retas perpendiculares e retas paralelas.
Discuta com a turma:
- Eles já viram que uma das retas é perpendicular à primeira. O mesmo vale para as outras?
- Todas são perpendiculares à primeira. E se uma delas não fosse perpendicular à primeira as outras poderiam ser?
Movimentando as Retas
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Queremos que os alunos compreendam os conceitos de retas paralelas e retas perpendiculares. Sempre que dobramos um papel sobre uma dobra feita previamente, como orientado no aquecimento, o resultado é uma reta perpendicular à original. Isso acontece porque quando dobramos sobre a primeira reta, isso equivale a dobrar perpendicularmente à esta. Como isso ocorre sempre, quando fazemos isso diversas vezes, teremos várias retas paralelas entre si, todas perpendiculares à primeira.
A primeira parte da atividade é perceber que todas as retas são perpendiculares à primeira. A princípio, deixe que eles tirem suas conclusões sem interferir. Lembre-os que, primeiramente, devem tentar entender a relação de cada nova reta com a original. Perguntas: “Eu tinha uma reta que surgiu com a primeira dobra. Depois eu dobrei novamente e fiquei com uma segunda reta. Qual a relação entre essas duas?”; “Essas duas retas formam quantos ângulos? Como são esses ângulos? Qual a relação entre esses ângulos?”. Queremos que eles percebam que duas retas perpendiculares formam quatro ângulos congruentes. Peça que marquem os quatro ângulos e os meçam usando o transferidor. Feito isso, você pode parar a atividade para definir o conceito de ângulo reto. “Quando duas retas se interceptam e formam entre si quatro ângulos congruentes, dizemos que essas retas são perpendiculares e esses ângulos são chamados de ângulos retos. Como vocês viram com o transferidor, cada um deles mede 90º”.
Depois dessa parada, vamos retomar a atividade olhando para a relação das quatro retas entre si. Peça que observem as quatro retas e digam o que conseguem observar. Novamente, deixe que primeiro eles pensem sem interferência, deixe que discutam entre si e troquem impressões. Perguntas: “Se eu aumentasse cada uma dessas retas, elas iriam se cruzar?”; “Vamos olhar essa reta (escolha qualquer uma), eu consigo achar um ponto nessa reta que também está em uma dessas outras?” (Eles podem dizer que tem o ponto de intersecção entre a reta original e a reta que usamos como exemplo. Ótimo. Eles sabem o que queremos dizer com um ponto em comum e isso é muito bom. Agora diga que, tudo bem, mas se ignorarmos a reta original, eu consigo encontrar um ponto em comum entre as outras?).
Agora você pode dar uma segunda parada para definir retas paralelas. Todas as retas desenhadas estão sobre um mesmo plano, o plano do papel. Quando duas retas, em um mesmo plano, não tem nenhum ponto em comum, dizemos que essas retas são paralelas.
Propósito: Construir os conceitos de retas perpendiculares e retas paralelas.
Discuta com a turma:
- Eles já viram que uma das retas é perpendicular à primeira. O mesmo vale para as outras?
- Todas são perpendiculares à primeira. E se uma delas não fosse perpendicular à primeira as outras poderiam ser?
A casa do Robô
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Separe os alunos em duplas. Cada dupla receberá um labirinto. O mais importante nesta atividade é o registro dos alunos. Eles deverão usar a nomenclatura correta e fazer com que o caminho seja percorrido apenas seguindo as orientações. Para garantir que as orientações são suficientes para que o robô chegue à sua casa, peça que eles troquem suas instruções com outra dupla. Cada dupla terá que percorrer o caminho de acordo com as orientações e verificar se chega ou não à casa do robô. No final da atividade peça às duplas que não conseguiram chegar ao final, que tentem explicar qual foi a dificuldade: a dificuldade pode ser a interpretação das instruções, a utilização incorreta da nomenclatura, falha na contagem das casas, etc.
Propósito: Utilização da nomenclatura correta e dos conceitos aprendidos na aula, visando a compreensão mais aprofundada dos mesmos.
Materiais complementares para impressão:
A casa do Robô
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Separe os alunos em duplas. Cada dupla receberá um labirinto. O mais importante nesta atividade é o registro dos alunos. Eles deverão usar a nomenclatura correta e fazer com que o caminho seja percorrido apenas seguindo as orientações. Para garantir que as orientações são suficientes para que o robô chegue à sua casa, peça que eles troquem suas instruções com outra dupla. Cada dupla terá que percorrer o caminho de acordo com as orientações e verificar se chega ou não à casa do robô. No final da atividade peça às duplas que não conseguiram chegar ao final, que tentem explicar qual foi a dificuldade: a dificuldade pode ser a interpretação das instruções, a utilização incorreta da nomenclatura, falha na contagem das casas, etc.
Propósito: Utilização da nomenclatura correta e dos conceitos aprendidos na aula, visando a compreensão mais aprofundada dos mesmos.
Soluções
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Apresente uma das soluções possíveis e peça que os alunos que não conseguiram chegar à casa do robô seguindo orientações dos colegas apresentem suas dificuldades. Peça que digam o que poderia ser mudado para que eles conseguissem resolver a atividade mais facilmente.
Propósito: Fazer com que os alunos consigam descobrir as dificuldades mais comuns e as possíveis soluções para as mesmas.
Retas paralelas e retas perpendiculares
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Formalizar os conceitos tratados na aula.
Propósito: Apresentar os conceitos formais para os alunos e frisar a importância do uso da nomenclatura correta e da compreensão das características principais de retas paralelas e perpendiculares.
Retas em toda parte
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fale com os alunos sobre situações em que aparecem retas paralelas e perpendiculares. Os trilhos de trem são um exemplo clássico da aplicação do conceito de paralelismo e é importante mostrar que o funcionamento dos trens depende dessa particularidade. Nas construções, em geral, usamos muitos ângulos retos. A maior parte dos edifícios é formada por paredes perpendiculares entre si.
Propósito: Mostrar que os conceitos estudados não são restritos à sala de aula.
Discuta com a turma:
- Peça que os alunos deem outros exemplos de retas paralelas e perpendiculares.
Retas e mais retas
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Essa atividade deve ser feita individualmente.
Propósito: Verificação da aprendizagem dos conteúdos tratados na aula.
Materiais complementares para impressão:
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_17GEO01
Recursos
- Necessários: folha sulfite, caderno, lápis
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Video: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-lines/parallel-perp/v/parallel-and-perpendicular-lines-intro
Para este plano, foque na etapa: A casa do robô (atividade principal)
Movimentando as retas
Se sua aula for síncrona (Meet, Hangout, Zoom), você pode fazer junto com seu aluno e discutir os conceitos de paralelismo e perpendicularismo (slides 1 a 3). Siga as orientações do plano de aula. Caso não seja possível, envie pelo WhatsApp ou deixe impresso na escola. Envie as instruções para que eles realizem em casa e grave um áudio com as conclusões para que as verificações sejam feitas após as realizações. É importante que os conceitos de retas paralelas e perpendiculares sejam compreendidos.
A casa do robô (Atividade Principal)
Compartilhe o slide (slide 6) pelo WhatsApp ou outro meio de comunicação combinado com eles (Meet, Hangout, Zoom). Sugira que os alunos desenhem no caderno a imagem compartilhada ou desenhem na malha quadriculada. Oriente-os que o robô precisa chegar na casa verde. Você pode dividir a atividade em dois momentos: primeiro, pedir que tracem o caminho, anotando o percurso até a casa verde; depois pedir que eles tracem o menor caminho fazendo o registro. É importante nessa atividade que eles usem a nomenclatura e os conceitos corretos na escrita do caminho a percorrer. Incentive as diferentes soluções no primeiro trajeto e compartilhe com a turma para que percebam e vejam se, com as instruções dadas pelos colegas, realmente se chega na casa do robô.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
O vídeo da Khan Academy a seguir pode ser usado para ampliar compreensões acerca do entendimento dessas representações, para alunos que possuem acesso à internet https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-lines/parallel-perp/v/parallel-and-perpendicular-lines-intro
Retas e mais retas
Envie essa atividade como ampliação dos conceitos trabalhados em aula. Se der tempo, realize na própria aula.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Paula Vieira Soares
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA21) Construção de retas paralelas e perpendiculares, fazendo uso de réguas, esquadros e softwares
Objetivos específicos
Definir os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo de retas.
Conceito-chave
Retas paralelas e retas perpendiculares.
Recursos necessários
- Régua;
- Papel de seda;
- Sulfite;
Sugestões de leitura:
SMOOTHEY, Marion. Coleção Investigação Matemática - Atividades e Jogos com Ângulos. Scipione. São Paulo - SP. 1997. (Paradidático);
IMENES, Luiz Márcio. Coleção Vivendo a Matemática - Geometria das dobraduras. Scipione. São Paulo - SP. 1995. (Paradidático);
BOALER, Jo. Mentalidades Matemáticas. 1ª ed. Porto Alegre - RS. Penso, 2018,
DOLCE, Osvaldo. POMPEO, José Nicolau. Fundamentos da Matemática. Volume 9 - Geometria Plana. São Paulo - SP. Atual, 2005