Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Operando com dados de diferentes tipos de informações visuais
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre As quatro operações, seus significados e aplicações
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas que exijam a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual
Conceito-chave
Utilização das quatro operações com dados de informações visuais.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problemas que exijam a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo os questionamentos do slide aos alunos. É importante que cada um deles falem um pouco sobre suas experiências e vivências.
Você pode trazer para a sala de aula algumas revistas de supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, entre outros meios e até mesmo projetar no slide algum tipo de anúncio, fazendo questionamentos aos alunos como:
Qual o preço do produto _______? E se eu levar dois deles?
Em quantas vezes posso parcelar?
Há outras opções mais baratas?
Propósito: Refletir junto dos alunos a respeito da importância do conhecimento das quatro operações em situações cotidianas que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 7)
Orientações: O principal objetivo desta atividade está centrado em os alunos aprenderem e praticarem a leitura, interpretação e execução de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Esta habilidade é de grande importância na nossa vida, uma vez que estamos constantemente nos deparando com anúncios que trazem promoções, parcelamentos, descontos, entre outras vantagens que precisam ser interpretadas e analisadas corretamente.
Inicie esta atividade solicitando que os alunos formem duplas e façam uma leitura e discussão das informações trazidas no enunciado da atividade. Você pode projetá-la no slide e também entregar aos alunos uma versão impressa. Certifique-se de que todos entenderam a ideia de considerar o resto da divisão como uma parcela adicional. Em seguida, peça para que todas as duplas respondam a atividade em seus cadernos, registrando sempre de que forma pensaram e as contas efetuadas.
Enquanto os alunos respondem, circule pela sala e observe as principais dúvidas e estratégias de resolução utilizadas pelos alunos. Caso alguma dupla não consiga iniciar a atividade, ou apresentem dúvidas que podem comprometer o processo de resolução, faça perguntas que os encaminhem para uma resolução correta, evitando dar dicas ou respostas que os impeçam de pensar e desenvolver estratégias de resolução.
Consulte o guia de intervenções para encontrar algumas perguntas e intervenções que pode ser feitas neste momento da aula.
Propósito: Proporcionar aos alunos um momento de investigação, colaboração e aprendizagem com uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.
Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.
Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.
No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.
É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.
Discuta com a turma:
Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?
Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?
O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.
Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.
Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.
No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.
É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.
Discuta com a turma:
Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?
Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?
O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8 a 10)
Orientação: Inicialmente, no slide 8, solicite que uma das duplas de alunos apresentem suas resoluções, quais produtos escolheram e o valor total das compras. Peça também para que digam as quantidades de cada produto e por que escolheram nessas quantidades. Pergunte então se outras duplas responderam de maneira diferente e os valores das compras aos quais elas chegaram.
Informe então que os produtos representados no slide são os que poderiam ser escolhidos para se obter o melhor valor.
Passe para o slide 9, e apresente a tabela com os valores unitários de cada produto, quantos poderiam ser escolhidos e os valores total por produto. Pergunte então se os alunos têm alguma dúvida em relação às quantidades de produtos escolhidas.
No slide 10, apresente o menor valor possível para as compras de Ana e também o valor das parcelas. Pergunte se os alunos também chegaram a esta conclusão ou se encontraram dificuldades.
É possível que alguns alunos tenham chegado a divisões com resto ao dividir o valor total das compras pelas diferentes quantidades de parcelas possíveis. Nestes casos, informe aos alunos o que estava destacado no enunciado da atividade “considere o resto como uma parcela adicional.”, e veja junto com a turma qual seria o valor das parcelas e da parcela adicional.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam e compartilhem os percursos trilhados na resolução do desafio apresentado.
Discuta com a turma:
Você já vivenciou alguma situação semelhante a esta de Ana, onde foi necessário calcular o valor total de compras?
Você costuma buscar os produtos com o menor preço no supermercado, junto de seus pais?
O que você acha da atitude de Ana de buscar os produtos com o menor preço e qualidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre as quatro operações em situações como esta, e também reforce a ideia de que podemos sempre buscar as melhores opções de compra se soubermos identificar os produtos com os menores preços e boa qualidade.
Propósito: Reforçar a importância do conhecimento das quatro operações em situações que exijam o tratamento de diferentes tipos de informação visual.
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.
Materiais complementares para impressão:
Raio x
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno, suas estratégias e eventuais dúvidas que possam ter prevalecido.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem do conteúdo estudado.
Para os Alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: grupo de Whatsapp, caderno, lápis.
- Opcionais: Google Meet, Hangouts, Teams.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Se a aula for síncrona, compartilhe a tela do seu computador com a “Atividade principal” do slide número 6. Ele contém a lista de compras que a Ana, a personagem do problema, precisa comprar. Ela precisa comprar produtos de acordo com a quantidade que precisa de forma econômica e só pode financiar no cartão de crédito em 6 vezes, com parcelas de R$50,00. O que sobrar fica para a última parcela.
Peça para eles reproduzirem a tabela no caderno ou envie pelo Whataspp. Em seguida, compartilhe o slide 7 onde está o catálogo do mercado com vários produtos. Ana precisa escolher e comparar os preços de acordo com a demanda. Essa é uma situação problema que exige a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual. Portanto, peça para os estudantes observarm, pensarem, investigarem e fazerem os registros no caderno. Ao final, eles podem enviar pelo Whataspp as soluções e você socializá-las pelo Meet, Hangouts, Teams ou outro meio de comunicação.
Se a aula for assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando alguns caminhos. Você pode deixar a atividade impressa na escola, de acordo com o seu planejamento. Pode compartilhar alguns registros de alunos impressos e pedir para eles comentarem os caminhos escolhidos e compararem com os que fizeram. Eles podem colar no caderno e criar um repertório com soluções de um mesmo problema.
Convite às famílias
Sugira aos aluno que envolvam as pessoas que estão ao redor nas discussões das estratégias matemáticas. Ressaltamos sempre a importância da interação nesse momento remoto e dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando.
Você pode sugerir que as famílias montem, de forma fictícia, uma “Cesta do Bem”. Para isso, precisam procurar preços de alguns produtos. Eles podem pesquisar na internet, em sites de Hipermercados ou Lojas que conhecem. Caso não tenham acesso à internet, podem olhar em folhetos ou jornais. Esse pode ser um bom momento de aproximar familiares e estudantes para conversarem sobre o momento que estão passando e quem sabe falar sobre solidariedade e empatia.
Oriente explicando que essa não é uma obrigação e sim uma sugestão, pois sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometida.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas que exijam a realização de operações com dados de diferentes tipos de informação visual
Conceito-chave
Utilização das quatro operações com dados de informações visuais.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;