Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Nosso leite de cada dia.
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de problemas de medidas envolvendo grandezas
Descrição
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Planejar a medida de caixas de leite com capacidade para 250ml e 500ml.
Conceito-chave
Medidas de volume e capacidade.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Embalagens de leite longa vida.
- Instrumentos de medida, tais como régua, trena.
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Planejar a medida de caixas de leite com capacidade para 250ml e 500ml.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Nessa atividade, os alunos deverão determinar o volume de embalagens de leite longa vida vendidas nos mercados.
- O professor pode trazer ou solicitar aos alunos que tragam embalagens vazias para medição em sala de aula.
- Interessante que sejam embalagens de diferentes marcas, pois existem variações nas medidas.
- As medidas e os resultados de volumes deverão ser anotados na Tabela disponível.
Propósito: Realizar as medidas e cálculo de volume de caixas de leite e observar os diferentes resultados.
Discuta: Os diferentes resultados entre as diferentes marcas.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação: Apresente aos alunos informação sobre consumo de leite em nosso país clicando aqui.
- Comente sobre as diversas embalagens utilizadas para comercialização do leite, e discuta o formato do leite em “caixinha”.
(Facilidade de armazenamento,higiene, economia, entre outros).
Discuta com a Turma:
- Qual será o motivo da caixa de leite longa vida ter, em sua maioria, o formato paralelepípedo, não cilíndrico, ou garrafa ou outros formatos?
Propósito: Apresentar a atividade aos alunos.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação: Ainda introduzindo o assunto, comente sobre os novos padrões de consumo, considerando o número de pessoas que moram sozinhas. Para contextualizar melhor o tema, utilize a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo disponível aqui. (com acesso em 21/01/2018).
Discuta com a Turma:
- As embalagens padronizadas com 1 litro de leite, disponíveis no comércio em geral, são adequadas às pessoas que moram sozinhas? E as embalagens de café, de leite, de pão, entre outras, são adequadas às pessoas que vivem sozinhas?.
Propósito: Refletir sobre a quantidade de produtos e o tamanho das embalagens disponíveis no comércio em geral.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação:
- Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
- Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
- O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).
Discuta com a Turma:
- As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
- Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?
Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 à 7).
Orientação:
- Cada grupo deve apresentar possíveis medidas de duas caixas, uma com capacidade de 500ml e outra com capacidade de 250ml.
- Os volumes das caixas têm de ser próximas à capacidade, os valores poderão ser aproximados, não há necessidade de se obter valores exatos a 250ml e 500ml, porém sempre com capacidade maior, nunca menor.
- O volume, é obtido através do produto das dimensões Comprimento x largura x profundidade (c x l x p) , já a área da planificação é obtida através somas de todas as áreas dos retângulos 2x (Comprimento x largura) + 2x (Comprimento x profundidade) + 2x (largura x profundidade).
Discuta com a Turma:
- As diferentes medidas de volume alteram a medida da área da planificação da embalagem?
- Qual o impacto das diferentes medidas das áreas de planificação no custo do material utilizado?
Propósito: Observar que quanto menor a área da planificação, menor o custo de produção da embalagem.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas caixas?
- Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área da planificação?
Propósito: Planejar medidas de dimensões através de volume determinado.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos a apresentar os resultados encontrados.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças de medidas encontradas nas diversas embalagens?
- Por que algumas caixas têm diferentes medidas de área na planificação?
Propósito: Planejar medidas de dimensões das embalagens através de volume determinado.
Encerramento.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Com os resultados obtidos na atividade principal, os alunos devem relacionar as unidades de volume e capacidade.
Propósito: Reconhecer o cálculo de volume e discutir a área da planificação.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
- A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
- Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação:
- Os alunos devem, inicialmente, realizar o cálculo da capacidade do reservatório.
- A afirmação é de que o reservatório estaria cheio, menos de 1 hora, com a vazão de 100 litros por segundo, assim, os alunos deverão determinar o volume do reservatório após 1 hora e comparar com a capacidade.
Propósito:
Resolver situação que envolve cálculo de volume e conversão de unidade de volume.
Discuta com a turma:
Pode-se calcular o tempo para que o reservatório estivesse cheio ao invés da quantidade de água em 1 hora?
Resolução da Atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_19GRMO06
Recursos
- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno, caixinha de leite
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp
Introdução ao volume: https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geo-volume-sa/volume-rect-prism/v/how-we-measure-volume
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide do Aquecimento (arquivo da tabela). Sugira que os alunos façam em casa. Peça que peguem uma caixa de leite vazia e meçam sua largura, comprimento e altura. Em seguida, verifiquem o volume de leite que realmente cabe na caixinha. Só se aprende a medir medindo.
Atividade Principal (adaptada)
Professor, você pode propor uma sala de aula invertida. É importante que você, com o print dos slides 4 a 7, encaminhe orientações, via áudio ou vídeo (por WhatsApp), das etapas que o aluno irá precisar vivenciar:
1ª) Vamos precisar de uma caixa de leite (se tiver mais de uma embalagem diferente, seria ótimo);
2ª) Calcular comprimento, largura e altura da caixa(s);
3ª) Calcular o volume;
4ª) Cortar e/ou abrir a caixa, com cuidado, pelas laterais para calcular a área da planificação.
Solicite o retorno da atividade. É interessante manter um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos. Oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo WhatsApp. Grave um áudio explicando e peça que enviem para você, combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com registros dos outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Discussão das soluções
Professor, esse é um dos momentos mais importantes da aula, portanto fique atento às respostas dos alunos. Observe as informações nas discussões das soluções desse plano de aula (slides). Faça o “Discuta com a turma”. Ele orienta seu olhar sobre o foco das boas perguntas. Escolha o que você vai discutir de forma síncrona e que pode servir de referência para seu feedback à turma. Considere, sobretudo, as respostas dos alunos para observar erros e estratégias adotadas e, assim, poder reorientar o estudo e dar dica para a realização de novas atividades (Raio X e atividades complementares).
Se sua aula for assíncrona, envie as explicações por mensagens de áudio pelo WhatsApp.
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Habilidade da BNCC
(EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
Objetivos específicos
- Planejar a medida de caixas de leite com capacidade para 250ml e 500ml.
Conceito-chave
Medidas de volume e capacidade.
Recursos necessários
- Calculadora (caso o professor julgue necessário)
- Embalagens de leite longa vida.
- Instrumentos de medida, tais como régua, trena.
- Atividades impressas em folhas, para colar no caderno.