Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: MAT6_03NUM03
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, régua, tesoura, grupo de whatsapp ou acesso à plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Raio X.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no anexo da Atividade Principal. Fotografe as fichas numeradas e as orientações da atividade, e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre a atividade. Explique para os alunos que as fichas podem ser feitas com folha de caderno e que eles deverão recortá-las para realizar a atividade. Peça a eles que registrem suas resoluções e estratégias no caderno para que possam consultá-las durante a aula.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Peça aos alunos que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento estimule os alunos a falarem (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensaram para atender o que foi solicitado. Lance perguntas para guiar os alunos nas discussões: "Qual é a diferença entre as estratégias usadas?", "Quais estratégias apresentadas nas discussões você não havia pensado antes?".
Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Em seguida, envie para os alunos o slide da Atividade principal, e reforce as discussões anteriores com a análise dos números 12 e 24. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos identifiquem os divisores compostos de um número composto. Sendo assim, explore essa atividade para que eles possam perceber que os divisores de um número são, na verdade, os fatores desse número.
Raio X
Compartilhe com os alunos o slide do Raio X. Essa exploração é bem interessante, pois envolve os conceitos fundantes dessa aula e exige dos alunos o trabalho com o cálculo mental.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em alguma atividade específica, caso seja possível.