Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como eles poderiam representar as frações da hipótese do aquário. Incentive que se dirijam ao quadro e anotem as respostas pedindo que expliquem. Na segunda parte do problema, espera-se que consigam ter o pensamento inverso do usado na questão inicial.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, os conceitos que eles já possuem sobre fração como relação entre parte e todo incluindo o processo de, ao ser dado uma parte de um conjunto, descobrir o todo do conjunto relacionado.
Discuta com a turma:
- Qual o significado da parte superior da fração? O que ela representa neste problema?
- Qual o significado da parte inferior da fração? O que ela representa neste problema?
- Você entendeu o que o problema propôs? Sabe dizer qual número representa a parte e qual representa o todo em cada pergunta?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema? Quais dados o problema te forneceu? Como você pode representar esses dados?
- Como é possível descobrir a quantidade total de peixes em cada situação?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Escreva o texto do problema no quadro, projete-o ou entregue uma cópia aos alunos. Peça aos alunos que leiam o problema, dê tempo para que tentem resolvê-lo, junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como eles organizam e representam os dados do problema e quais as estratégias que eles utilizam.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de frações para resolver o problema proposto.
Discuta com a turma:
- Você já descobriu a quantidade de alunos de natação? Podem ser 12 alunos?
- Pode haver apenas 5 alunos de natação? Se houver 5 alunos no time de natação, quantos estarão no time de handebol?
- Qual foi o seu ponto de partida, ao resolver este problema?
- Você fez alguma representação geométrica? Explique.
- Qual estratégia usou para chegar a este resultado?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que compartilhem as estratégias que usaram e registrem no quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou em uma solução diferente dessa? Você poderia explicar como fez?
- Qual caminho você utilizou para chegar a quantidade de meninas no ônibus? Será que existe outro caminho ?
- É necessário fazer este problemas por etapas? Por quê?
- Alguém fez uma representação desta situação?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça aos alunos que concluam em um parágrafo o que aprenderam e construa com a turma o resumo final. É essencial que eles percebam que cada conjunto contém um terço do total de bolinhas, ou seja, que a relação 8 em 24 é representada pela fração um terço.
Propósito: Evidenciar o conceito de fração de um número natural.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos leiam o problema e resolvam. O raio x é um momento para avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Após apresentar a nova situação, circule pela sala para verificar como estão montando as representações. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de fração.
Discuta com a turma:
- Como você fez para representar o problema?
- Você entendeu o que o problema propôs?
- Como fez para identificar a quantidade que Luísa tomou? E a quantidade do irmão de Luísa?
- Como chegou a resposta?
- Voce consegue representar este problema? De que forma?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar