Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
A atividade foi idealizada para ser realizada individualmente, mas caso julgue interessante, pode ser aplicada em duplas.
Explique que os comandos podem ser diretos do tipo: vá para frente, vá para trás, para direita, para esquerda, gire, etc.
Caso julgue pertinente questione os alunos a respeito dos objetos de geometria (segmentos de reta, ângulos e quadrados), presentes na atividade.
Propósito:
Relacionar Algoritmos e Fluxogramas a um problema simples de Geometria.
Discuta com a turma:
- O que é um quadrado?
- E se quiséssemos desenhar um retângulo, o que seria diferente?
Materiais complementares:
Atividade Retomada para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6BetsR7TpXTVaC6KH8xmFvEzCymkWFScq8dkeDZZ9EvW63hSsReR8EKSvMsR/atividade-retomada-mat6-26num03.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tmQENUPzKcgkRQhZmHCStntfj9qGucEFXhTYMKttncwpgSKJnE2WyfY9AeDZ/resolucao-das-atividades-mat6-26num03.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 5 e 6)
Orientações:
Permita o máximo possível de propostas de solução;
Em cada exposição das soluções, execute os passos (Debugging) junto com a turma a fim de validar os Algoritmos e Fluxogramas apresentados. Caso identifique erros, explique as razões pelas quais o Fluxograma apresentado não funcionaria e propor à turma que traga alternativas de correções de fluxo.
Propósito:
Entender a execução passo a passo dos Fluxogramas propostos pelos alunos a fim de fazer a depuração dos mesmos.
Discuta com a turma:
- Vocês acham mais interessante fazer com que o Algoritmo leia horas, minutos e segundos juntos como um mesmo número ou separados?
- E se o usuário digitar os horários em ordem invertida em comparação ao que realmente ocorre no dia a dia, o fluxograma conseguirá apresentar o dado correto?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Leia o conteúdo do slide para os alunos e, citando as atividades realizadas na aula de hoje, evidencie que os Fluxogramas podem ser utilizados em quaisquer áreas da Matemática.
Propósito:
Sintetizar as conclusões a respeito do fato de que Fluxogramas (e Algoritmos) podem ser utilizados em todas as áreas da Matemática.
Discuta com a turma:
- A que áreas pertencem cada uma das atividades propostas na aula de hoje? (Geometria, álgebra, aritmética…)