Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando problemas com falta de dados
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Discutir sobre a resolução de um problema com falta de dados e propor a elaboração de problemas com esta característica.
- Compreender sobre problemas com falta de dados.
- Discutir com a turma sobre a elaboração de problema com falta de dados e suas estratégias de resolução e solução.
Conceito-chave
Elaboração de problemas com falta de dados.
Recursos necessários
-Lápis,
-Papel,
-Borracha
-Materiais impressos
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Discutir sobre a resolução de um problema com falta de dados e propor a elaboração de problemas com esta característica.
- Compreender sobre problemas com falta de dados.
- Discutir com a turma sobre a elaboração de problema com falta de dados e suas estratégias de resolução e solução.
Título:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo Sugerido: 2 minutos
Orientação: Apresentar o problema para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)
Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.
Propósito: Apresentar um problema com falta de dados
Discuta com a turma:
- Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
- Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
- Qual o resultado obtido por você?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)
Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.
Propósito: Apresentar um problema com falta de dados
Discuta com a turma:
- Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
- Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
- Qual o resultado obtido por você?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)
Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.
Propósito: Apresentar um problema com falta de dados
Discuta com a turma:
- Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
- Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
- Qual o resultado obtido por você?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)
Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.
Propósito: Apresentar um problema com falta de dados
Discuta com a turma:
- Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
- Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
- Qual o resultado obtido por você?
AQUECIMENTO
Tempo Sugerido: 05 minutos (slides 3 a 7)
Orientação: Apresente o problema aos alunos e forneça um tempo para que eles tentem buscar a resolução. Procure não fazer intervenções neste momento, de modo a deixar o aluno na busca de uma possível solução.
Propósito: Apresentar um problema com falta de dados
Discuta com a turma:
- Qual a estratégias vocês utilizaram na resolução?
- Como foi elaborar as estratégias para obter a resolução?
- Qual o resultado obtido por você?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 08 e 09).
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois, oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com falta de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 08 e 09).
Orientação: Apresente a atividade para seus alunos e depois faça a leitura com eles. Depois, oriente os mesmos a resolverem sua atividade de forma individual, para que cada um possa expor suas ideias e pensamentos, que depois serão discutidos e apresentados para toda a turma.
Propósito: Elaborar um problema com falta de dados a partir do tema dado.
Discuta com a turma:
- O que você entende por elaborar um problema?
- Você já elaborou problema alguma vez? Que tipo de problema?
- Como você pensa em começar a elaborar este problema?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo Sugerido: 15 minutos (slides 10 a 16).
Orientação: Este momento deve ser destinado a apresentação das atividades dos alunos. Permita que os alunos apresentem os problemas elaborados por eles e suas estratégias utilizadas para obter a solução.
Orientação: Promover discussões sobre a elaboração dos problemas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como foi a elaboração do problema?
- O que apresentou maior dificuldade? E o que foi mais fácil?
- O que você destacaria (de positivo e/ou negativo) no processo de elaborar problemas com falta de dados?
- Quais diferenças você apontaria entre elaborar problemas e resolver problemas?
SISTEMATIZAÇÃO DO CONCEITO
Tempo Sugerido: 03 minutos
Orientação: Inicie este momento fazendo um apanhado de tudo o que foi realizado na aula de hoje, e depois apresente aos alunos algumas ideias relacionadas a problemas com falta de dados.
Propósito: Compreender sobre problemas com falta de dados destacando algumas características.
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientação: Escreva no quadro “problemas com falta de dados” e peça aos alunos que citem características desse tipo de problema. Escreva essas características ao redor da expressão e depois pergunte aos alunos o que eles acharam de elaborar problemas, elencando no quadro algumas especificidades desse processo criativo.
Propósito: Destacar as aprendizagens ocorridas na elaboração de problemas com falta de dados.
RAIO X
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientação: Faça a leitura do problema para os alunos e depois solicite que cada um elabore individualmente o problema proposto e que apresente suas estratégias de resolução.
Propósito: Apontar as aprendizagens ocorridas na aula.
Discuta com a turma:
- Você já realizou alguma atividade semelhante a esta de hoje? Indique alguma diferença entre essas atividades.
- O que você destacaria de mais importante ao se elaborar um problema?
- Que estratégia você utiliza para elaborar seus problemas?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP10
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: Google docs, Google sala de aula, podcat
Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Raio X
Aquecimento
Professor, a atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a formação de um aluno leitor, escritor e resolvedor de problemas. Numa proposta síncrona e colaborativa, você pode propor os questionamentos apresentados no primeiro slide de Retomada usando um editor de texto (Google docs, por exemplo), de modo que os alunos possam respondê-los. Você também pode compartilhar o slide pelo WhatsApp para que cada aluno possa postar suas respostas ou hipóteses sobre as questões disparadoras. Explique que é um momento de retomada de conteúdos e que caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar a foto das suas conclusões para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Incentive os alunos a usar ferramentas de áudio ou vídeo para explicar como pensaram para resolver o problema. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Professor, lembre-se que o objetivo dessa aula é que os alunos resolvam problemas com falta de dados. Explore essa atividade com boas perguntas para que eles possam perceber as possíveis interpretações do problema. Fique atento aos itens Orientação e Discuta com a turma. Garanta que o encerramento seja feito nessa etapa. Caso sua aula não seja síncrona, organize essa proposta pelo whatsapp, enviando o problema e fazendo a discussão por áudios ou mensagens de texto. Para a devolutiva você pode gravar um áudio ou um podcast e enviar para os alunos.
Raio X
Compartilhe o slide Raio X com os alunos para que eles resolvam. Verifique se todos conseguiram resolver e peça que compartilhem a resposta pelo meio de comunicação combinado entre vocês. Em seguida, compartilhe a solução e pergunte aos alunos qual estratégia eles utilizaram.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wasley Antonio Ronchetti
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
Objetivos específicos
- Discutir sobre a resolução de um problema com falta de dados e propor a elaboração de problemas com esta característica.
- Compreender sobre problemas com falta de dados.
- Discutir com a turma sobre a elaboração de problema com falta de dados e suas estratégias de resolução e solução.
Conceito-chave
Elaboração de problemas com falta de dados.
Recursos necessários
-Lápis,
-Papel,
-Borracha
-Materiais impressos