Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Direção faz Sentido
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Plano cartesiano
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA15) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Objetivos específicos
Construir e localizar pontos no plano cartesiano como e conhecer a localização de pontos de forma descritiva.
Conceito-chave
Plano Cartesiano
Recursos necessários
Folha de atividades impressa, Régua, Datashow (opcional)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Construir e localizar pontos no plano cartesiano como e conhecer a localização de pontos de forma descritiva.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento “ONDE ESTÁ?”
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Propósito: Reconhecer o plano cartesiano como um instrumento útil para localização.
Orientação: Apresente a imagem para os alunos. Peça que um ou dois alunos escolham uma personagem e peça ao restante da turma encontre o maior número possível de imagens da personagem escolhida. Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e dificuldades de localização. Podem surgir sugestões como apontar um local e dizer se está quente ou frio ou até mesmo dar uma coordenada do tipo “está próximo de quê?” .
Discuta com a turma:
- Onde está um garoto de colete vermelho listrado? Onde está uma baleia, um cachorro ou uma garrafa?
- Vocês imaginam alguma coisa que pudesse facilitar a localização?
No dia-a-dia quais informações auxiliam as pessoas para chegar a um determinado local?ão suficientes e às vezes há a necessidade de utilizar um ponto de referência.
Materiais complementares:
Aquecimento “ONDE ESTÁ?”
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Propósito: Reconhecer o plano cartesiano como um instrumento útil para localização.
Orientação: Apresente a imagem para os alunos. Peça que um ou dois alunos escolham uma personagem e peça ao restante da turma encontre o maior número possível de imagens da personagem escolhida. Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e dificuldades de localização. Podem surgir sugestões como apontar um local e dizer se está quente ou frio ou até mesmo dar uma coordenada do tipo “está próximo de quê?” .
Discuta com a turma:
- Onde está um garoto de colete vermelho listrado? Onde está uma baleia, um cachorro ou uma garrafa?
- Vocês imaginam alguma coisa que pudesse facilitar a localização?
- No dia-a-dia quais informações auxiliam as pessoas para chegar a um determinado local?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Propósito: Estabelecer um padrão para encontrar Marrie.
Orientação: Apresente a Marrie a turma. Diga a turma que eles terão primeiramente que encontrar Marrie na imagem. Essa atividade pode ser feita na própria apresentação de slide. Caso não seja possível utilizar o projetor faça a impressão colorida da atividade e separe a turma em duplas ou trios para realizarem a tarefa e trocarem estratégias de solução.
Pergunte à turma: “Onde está Marrie?”. Dê um tempo para que os alunos consigam encontrá-la. Incentive-os a persistirem e buscarem estratégias para achá-la com mais rapidez. Podem surgir ideias como tentar estabelecer fileiras na mente ou manuseando a imagem. Os alunos podem mostrar que estão praticando essa estratégia na vertical ou na horizontal, em linha, deslizando o dedo ou em zig zag. Valorize cada estratégia.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram utilizadas para localizar a Marrie?
- Que facilidades que essas estratégias podem causar? Se aplicarmos essas estratégias em conjunto que tipo de imagem é possível visualizar? Essas estratégias utilizadas na horizontal ou na vertical podem ser aplicadas em conjunto formando uma espécie de quadriculado?
- Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal:
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6).
Propósito: Construir o plano cartesiano e reconhecer descrever pontos específicos no primeiro quadrante.
Orientação: Apresente a imagem a turma com a malha quadriculada para facilitar a localização. Pergunte aos alunos se a malha quadriculada se assemelha a alguma estratégia que eles utilizaram. Peça aos alunos que sugiram uma forma de indicar a localização de Marrie sem apontar no slide ou manusear a folha. Espera-se que os alunos percebam que existe uma relação entre a localização de Marrie e a malha quadriculada. Que a malha ajuda na localização. Espera-se ainda que os alunos indiquem a localização expressando-a contando as linhas na vertical e na horizontal. Todavia é possível que essa contagem seja feita pelos alunos de outro modo. Permita que os alunos expressem suas estratégias. Sugira um ponto de referência para se começar a contagem para o desenvolvimento dessa parte da atividade.
Discuta com a turma:
- Quais os valores obtidos na contagem realizada por eles?
- Existe necessidade de se estabelecer um padrão para determinar a localização?
- Qual o ponto de referência adotado pelos alunos?
Discussão das Soluções
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.
Orientação: Diversas respostas podem surgir da atividade trabalhada. Nas duas possíveis respostas descritas acima o aluno criou uma referência para identificar a localização de Marrie. De qualquer forma todos os alunos iniciaram de algum ponto, apesar de não haverem estruturado conforme o padrão que queremos atingir.
Discuta com a turma:
- Existe alguma forma de representação melhor?
- Se eu escolher uma representação e vocês escolherem outra o que acontecerá com a localização de Marrie? Espera-se que os alunos percebam que minha localização será descrita de forma diferente que a deles.
- Como resolver essa situação? Percebe-se a necessidade de se estabelecer um padrão universal.
Discussão das Soluções
Tempo Sugerido: 10 minutos.
Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.
Orientação: Diversas respostas podem surgir da atividade trabalhada. Nas duas possíveis respostas descritas acima o aluno criou uma referência para identificar a localização de Marrie. De qualquer forma todos os alunos iniciaram de algum ponto, apesar de não haverem estruturado conforme o padrão que queremos atingir.
Discuta com a turma:
- Existe alguma forma de representação melhor?
- Se eu escolher uma representação e vocês escolherem outra o que acontecerá com a localização de Marrie? Espera-se que os alunos percebam que minha localização será descrita de forma diferente que a deles.
- Como resolver essa situação? Percebe-se a necessidade de se estabelecer um padrão universal.
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Sintetizar a atividade através da discussão de situações apresentadas pelos alunos em suas resoluções.
Orientações: Apresente a formalização do plano cartesiano. Destaque a localização de Marrie. Diga à turma que ela se encontra a três pontos à direita e um ponto acima do ponto de referência. Associar a referência a um ponto de partida pode favorecer a conclusão de que o melhor número é o zero. Espera-se que os alunos percebam que os eixos auxiliam o trajeto na vertical e na horizontal que que as marcas formadas pelo quadriculado pode se associada a outros números que para continuar a padronização é necessário utilizar a sequência numérica que eles conhecem e identificam na reta numérica dos naturais.
Discuta com a turma:
- Qual número poderia ser usado para associar ao ponto de referência?
- Associar a referência a um ponto de partida pode favorecer a localização?
- Qual seria um bom ponto de partida padrão?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Formalização do conceito estudado.
Orientações: Destaque os elementos do plano cartesiano. Marque na lousa esses elementos. Realize alguma contagem a partir da origem para os alunos identificarem como funciona.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Discussão da atividade principal e comparação com a o aquecimento.
Orientações: Conclua enfatizando algumas aplicações do sistema criado por René Descartes. Seria interessante que o professor utilizasse uma imagem local de GPS para mostrar aos alunos de sua classe.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificação dos conhecimentos, reconhecendo origem, os eixos coordenados e pontos específicos no primeiro quadrante.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem a construção solicitada. Em seguida, deixe que discutam com um colega a forma com que descreveram a posição dos pontos no plano cartesiano. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O gabarito desta atividade também se encontra disponível.
Materiais complementares:
Resolução das atividades complementares
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Verificação dos conhecimentos, reconhecendo origem, os eixos coordenados e pontos específicos no primeiro quadrante.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem a construção solicitada. Em seguida, deixe que discutam com um colega a forma com que descreveram a posição dos pontos no plano cartesiano. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos. O gabarito desta atividade também se encontra disponível.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_13GEO01
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno, régua
- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, malha quadriculada
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Sugerimos que o Aquecimento seja feito junto com a Atividade Principal.
Atividade principal
Compartilhe o slide do “Aquecimento” (slides 3 e 4) e faça o “Discuta com a turma”. Veja quais ideias e tipos de orientações irão surgir. Você pode fazer isso usando o WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Em seguida, apresente a personagem “Marie” que está no slide da “Atividade Principal” e faça o “Discuta com a turma”. Eles podem falar entre si em grupos formados por WhatsApp ou se tiverem pelo Zoom, pode criar salas para que resolvam em grupos a situação. Em seguida, abra o áudio para ouvir as possíveis soluções. O foco aqui está na busca de estratégias e nas justificativas de como eles pensaram para acha-la. Em seguida, após ouvir as justificativas dos alunos, faça com eles o passo a passo da atividade principal (slides 5, 6 e 7). Se sua aula for síncrona, você pode compartilhar os slides e ir discutindo sobre o traçado da malha na imagem, o que ela ajuda na localização e na referência, falar sobre os eixos e discutir as soluções considerando o ponto de referência adotado.
Se sua aula fora assíncrona você pode deixar a atividade impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio explicando as principais ideias da atividade e seu propósito. Ao final, os alunos registram na própria atividade suas conclusões. Caso eles tenham alguma dúvida, enviam pelo WhatsApp para que seja sanada pelo professor.
Raio X
Use o Raio X como forma de ampliação das aprendizagens. Pode ser na mesma aula caso tenha tempo ou você pode enviar como tarefa.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcia Maria Viana Suriano
Mentor: Renata S. Gonçalves
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF06MA15) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
Objetivos específicos
Construir e localizar pontos no plano cartesiano como e conhecer a localização de pontos de forma descritiva.
Conceito-chave
Plano Cartesiano
Recursos necessários
Folha de atividades impressa, Régua, Datashow (opcional)