Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Comparando números e múltiplos da potência de base 10
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aproximação para múltiplos de potências de 10
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima
Objetivos específicos
Comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.
Conceito-chave
Ler, interpretar, aproximar e comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Faça a leitura ou projete esse objetivo para os estudantes.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material de apoio:
Monografia que apresenta a importância do jogo no ensino da matemática
http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Marcos_Aurelio_Cabral.pdf
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie a aula lendo com a turma os itens e perguntando a eles como fariam para resolver cada um. Peça para que registrem as possibilidades das quantidades de notas. Se preferir, pode simular a compra desses objetos com notas de R$ 10,00 impressas.
Propósito: Perceber na turma, as dificuldades encontradas para estimar e aproximar um valor a uma quantidade dada.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram a quantidade de notas?
- Porque deve ser um valor acima do que é dado em cada item?
- Existem outras formas de resolver?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Você deverá entregar uma tabuleiro para cada estudante ou projetar o jogo ou desenhar no quadro, caso não seja possível imprimir.
Parte I: (7 minutos) cada estudante, individualmente, deverá encontrar o caminho crescente dos números, até a saída.
Para aquelas turmas em que foi projetada ou desenhado no quadro, pedir para que os estudantes registrem em seus cadernos os números na ordem que devem seguir.
Para aqueles que foi entregue impresso, deverão sinalizar na própria folha do jogo, o caminho escolhido.
Parte II: (8 minutos) os estudantes deverão ser reunidos em duplas, para compartilharem suas soluções com as respectivas opções de caminhos.
Caso haja divergência, deverão discutir entre eles, qual a melhor resposta, registrando como foi pensado.
Caso não haja divergência, peça que registrem como foi pensado o caminho.
Propósito: jogar a “trilha das potências de base 10” comparando números naturais com múltiplos da potência de base 10.
Discuta com a turma:
- Caso seja necessário intervir, questione como fariam para determinar o caminho crescente? O que deve ser observado? O que significa ser crescente?
- Como podemos comparar números escritos de formas diferentes?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Você deverá entregar uma tabuleiro para cada estudante ou projetar o jogo ou desenhar no quadro, caso não seja possível imprimir.
Parte I: (7 minutos) cada estudante, individualmente, deverá encontrar o caminho crescente dos números, até a saída.
Para aquelas turmas em que foi projetada ou desenhado no quadro, pedir para que os estudantes registrem em seus cadernos os números na ordem que devem seguir.
Para aqueles que foi entregue impresso, deverão sinalizar na própria folha do jogo, o caminho escolhido.
Parte II: (8 minutos) os estudantes deverão ser reunidos em duplas, para compartilharem suas soluções com as respectivas opções de caminhos.
Caso haja divergência, deverão discutir entre eles, qual a melhor resposta, registrando como foi pensado.
Caso não haja divergência, peça que registrem como foi pensado o caminho.
Propósito: jogar a “trilha das potências de base 10” comparando números naturais com múltiplos da potência de base 10.
Discuta com a turma:
- Caso seja necessário intervir, questione como fariam para determinar o caminho crescente? O que deve ser observado? O que significa ser crescente?
- Como podemos comparar números escritos de formas diferentes?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)
Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.
Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).
Discuta com a turma:
- Todos os caminhos apresentados estão corretos?
- Existem outras possibilidades?
Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
Projete ou anote no quadro o slide
Propósito: Retomar o conteúdo desta unidade.
Discuta com a turma:
- Existem outras formas para compararmos dois números escritos de formas diferentes?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Apresente a situação para a turma e peça para resolverem individualmente o problema proposto.
Lembre-se de que o raio x é o momento que os estudantes possuem para avaliar se a escolha da estratégia usada na atividade principal é viável para ser usada em outras situações-problema.
Discuta com a turma:
Depois da resolução do raio X:
- Qual é a diferença entre esta trilha e a trilha da atividade principal? Espera-se que os alunos observem que, ao contrário da atividade principal, esta trilha será preenchida em ordem decrescente.
- Quais foram as estratégias que vocês utilizaram para preencher a trilha?
Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_07NUM05
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de WhatsApp ou acesso à plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-orders-of-magnitude/v/patterns-in-zeros-exercise.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e no Raio X.
Atividade principal
Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide e disponibilize a imagem para os alunos, oriente-os a reproduzir a tabela no caderno e fazer a atividade proposta. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Estimule os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão retomar essa atividade e discutir as soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Peça a um aluno de cada grupo que fotografem as suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos usarem a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para atender o que foi solicitado. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos comparem números naturais com potências de base 10. Sendo assim, explore cada pergunta proposta nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma”, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber como se dá essa operação. Mas é possível que alguns alunos não percebam inicialmente essas relações. Por isso, você, professor, precisa ficar atento para identificar se os alunos conseguiram observar as relações que envolvem essa operação e lançar boas perguntas para que eles se aproximem do objetivo da aula. Para auxiliar os alunos na sistematização, você pode sugerir que eles assistam o vídeo https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-orders-of-magnitude/v/patterns-in-zeros-exercise.
Raio X
Professor, você pode solicitar que os estudantes façam a atividade como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode propor que os alunos escrevam, gravem um áudio, ou até mesmo gravem um vídeo explicando como chegaram ao resultado do problema. É necessário que você compartilhe o slide de Raio X como imagem para que eles possam reproduzir a trilha.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Marytta Rennó Masseli
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima
Objetivos específicos
Comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.
Conceito-chave
Ler, interpretar, aproximar e comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.