Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Comparando a massa de objetos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Resolvendo e elaborando problemas de matemática
Descrição
Habilidade da BNCC
Não se aplica
Objetivos específicos
- Utilizar as propriedades de uma igualdade matemática, descrevendo uma estratégia própria para resolução do problema.
Conceito-chave
Propriedades de uma igualdade matemática
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Utilizar as propriedades de uma igualdade matemática, descrevendo uma estratégia própria para resolução do problema.
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta. Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Primeiramente, divida os alunos em duplas para a realização dessa aula. Em seguida, compartilhe a proposta da aula com os alunos antes realizar as atividades previstas neste plano.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Professor, utilize essa atividade para retomar as propriedades de uma igualdade matemática. Primeiramente, leia o problema junto com a turma e verifique se os alunos compreenderam o enunciado, isto é, as regras do jogo . Em seguida, permita que os alunos elaborem uma estratégia própria para a resolução da atividade.
Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as propriedades de uma igualdade matemática, para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Como podemos comparar a pontuação das cartas?
- Em cada rodada, quais cartas poderiam ser modificadas a fim de houvesse um empate entre eles?
Material complementar:
Retomada
Propósito: Descrever uma estratégia própria, utilizando as propriedades de uma igualdade matemática, para resolver o problema.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações: Inicialmente, leia o problema com os alunos e certifique-se que eles compreenderam o enunciado. Para isso, solicite que eles expliquem a atividade com suas próprias palavras. Em seguida, solicite que eles tentem resolver a primeira etapa (slide 5) do problema. Passe verificando o desenvolvimento da atividade e faça questionamentos que incentivem reflexões sobre o problema. No entanto, não direcione-os para uma resolução específica. Permita que eles construam uma estratégia própria. Na sequência, apresente a segunda etapa (slide 6) do problema em que há um desdobramento da primeira etapa. É importante observar que o termo “mais pesada” aparece entre aspas para destacar que essa bolinha tem massa maior que as demais bolinhas. Durante a atividade é importante ressaltar que os conceitos de peso e massa são distintos, para que não haja confusão nas aulas de Ciências.
Propósito: Descrever uma estratégia própria para determinar a bolinha com maior massa.
Discuta com a turma:
- Podemos colocar quantidades diferentes em cada prato?
- Como isso comprometeria a comparação entre as massas?
Material complementar:
Atividade principal
Propósito: Retomar a estratégia da primeira etapa visando minimizar a quantidade de vezes em que a balança será utilizada.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7 a 20)
Orientações: Professor, apresente essa solução aos alunos e estabeleça comparações com as estratégias elaboradas por eles.
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Quais pontos dessa solução diferem ou se assemelham à estratégia elaboradas por vocês?
- Por que foram comparadas apenas quantidades iguais de bolinhas?
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Painel de soluções
Propósito: Apresentar algumas possíveis soluções para a atividade principal, visando destacar as semelhanças e diferenças com as estratégias elaboradas pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Professor, encerre a atividade retomando com os alunos os conceitos abordados durante a aula.
Propósito: Encerrar a aula destacando os principais pontos discutido durante a realização das atividades.
Discuta com a turma:
- Por que não podemos comparar quantidades diferentes na balança de pratos?
- Como, mesmo sem saber a massa dos objetos, conseguimos determinar qual é “mais pesado”?
Raio-x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Professor, leia o problema com a turma. Peça que algum aluno conte com suas palavras o que entendeu do problema. Estimule os alunos a desenvolverem uma estratégia própria de resolução. Note que o termo “mais pesado” aparece entre aspas, pois se refere ao cubo com maior massa. As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.
Propósito: Avaliar o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas não-numéricos através de uma situação-problema semelhante às demais atividades resolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- Se um dos cubos fosse maior do que os demais, ele seria necessariamente o “mais pesado”? Explique sua resposta.
- Caso os objetos a ser comparados na balança tivessem formato diferente, o que poderia mudar e o que poderia se manter inalterado na questão?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_25RDP04
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp
- Opcionais: Google Cassroom, Google sala de aula
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Atividade Principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, disponibilize a imagem do slide da Atividade Principal no grupo de Whatsapp ou no Google Classroom para que os alunos possam pensar sobre ele. Peça que resolvam o problema da balança proposto. Oriente-os a filmar ou fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como Whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento estimule a utilizarem as ferramentas de áudio ou vídeo ou faça um fórum em um momento de aula usando o Meet (por exemplo). Incentive-os a falar como pensaram para resolver o problema. Lance as perguntas presentes nos slides de discussão das soluções para guiar a turma. Estimule a turma a perceber que, para conhecer uma solução, podemos seguir por diversos caminhos e que o erro é uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Organize um painel de soluções, no qual os alunos possam apresentar suas estratégias. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos utilizem as propriedades de uma igualdade matemática e elaborem estratégias pessoais para a resolução de um problema.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Habilidade da BNCC
Não se aplica
Objetivos específicos
- Utilizar as propriedades de uma igualdade matemática, descrevendo uma estratégia própria para resolução do problema.
Conceito-chave
Propriedades de uma igualdade matemática
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno