Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando com diferentes unidades de medida
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre As quatro operações, seus significados e aplicações
Por: Lucas Henrique Viana
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida
Conceito-chave
Utilização das quatro operações com diferentes unidades de medida
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida
Resumo da aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 6)
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos situações cotidianas onde precisamos operar com diferentes unidades de medida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: adicionar 500mL de tinta branca em 1L de tinta azul escura, para se obter uma tonalidade mais clara, contar quantos dias tem 5 meses, quantos segundos tem 3 minutos...
Peça para que os alunos citem também exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem que podemos operar com diferentes unidades de medida, sejam elas de tempo, volume, massa, entre outras.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Nesta atividade, pretende-se levar os alunos a resolverem situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida.
Peça inicialmente que os alunos tentem resolvê-la individualmente, por aproximadamente 8 minutos. No tempo restante, peça que compartilhem com seus colegas suas dúvidas e estratégias de resolução.
Propósito: Mobilizar os alunos a explorarem os dados do enunciado de um problema e a utilizar estratégias de resolução de problemas que contemplem o uso das operações com diferentes unidades de medida.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.
Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.
Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Os dados fornecidos no texto foram úteis?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.
Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.
Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Os dados fornecidos no texto foram úteis?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 8 a 10)
Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.
Caso você perceba que algum aluno ainda não desenvolveu com esta atividade os objetivos da aula, ou você perceba que ele precisa aprofundar seus conhecimentos sobre a temática estudada, solicite que ele responda as atividades complementares.
Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Os dados fornecidos no texto foram úteis?
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)
Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 11 e 12)
Orientação: Encerre a aula retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre como operar com diferentes unidades de medida. Destaque também as principais aprendizagens da aula, conforme os slides 11 e 12.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, dessa forma, você pode aproveitar esse momento para identificar as estratégias de resoluções e dúvidas de cada aluno.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: MAT6_04NUM08
Recursos
- Necessários: Grupo de whatsapp, caderno, lápis
- Opcionais: Meet (Google).
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Atividade Principal
Se sua aula for síncrona, compartilhe a tela do seu computador com a “Atividade principal” e dê um tempo para que eles pensem nas possíveis soluções para o desafio proposto. No primeiro momento pensando sozinho sobre a situação proposta e anotar todas as suas estratégias de cálculo. Oriente-os a filmar ou fotografar a(s) sua(s) estratégia(s) e resposta(s) para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções. Eles podem fazer isso pelo WhatsApp. Essa é uma situação problema em que eles precisam analisar o custo da medicação mais cara e mais barata considerando unidades de medidas diferentes e as operações envolvidas em cada caso.
É importante nesse momento discutir, inclusive, os possíveis erros, identificando e orientando para que todos consigam chegar ao resultado percebendo onde errou e o porquê do erro. Em seguida você pode compartilhar o slide da “Discussão das Soluções” para que eles vejam uma forma de fazer e comparem com a que fizeram.
Se sua aula for assíncrona, grave um áudio e envie para os alunos contando e compartilhando alguns caminhos. Você pode também enviar alguns registros de alunos e pedir que eles comentem os caminhos escolhidos e comparem com os que eles fizeram. Eles podem colar no caderno e criar um repertório com soluções de um mesmo problema.
Convite às famílias
Professor você pode sugerir ao seu aluno que envolva as pessoas que estão ao seu redor nas discussões das estratégias matemáticas. Ressaltamos sempre que é importante a interação nesse momento remoto e a importância dos alunos contarem aos familiares o que estão estudando. Oriente que não é uma obrigação e sim uma sugestão, ainda mais no momento ao qual estamos vivendo. Sabemos que os familiares estão com uma demanda de trabalho e tempo bem comprometidos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Resolver situações-problemas que contemplem o uso das quatro operações com diferentes unidades de medida
Conceito-chave
Utilização das quatro operações com diferentes unidades de medida
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;