Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Adição e subtração de decimais - Ampliação
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Descobrindo e ampliando as operações com racionais.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kurth Correa Waldhelm
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.
Objetivos específicos
Ampliar o conceito, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.
Conceito-chave
Adição e subtração de decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora ou celular (se possível).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Ampliar o conceito, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia para turma o objetivo da aula, que é ampliar o significado de adição e subtração de decimais através da resolução de situações problemas. É importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos deve ser incentivado, a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para adicionar e subtrair decimais.
Propósito: Relembrar conceitos já estudados utilizando-os para a construção do significado e entendimento de adição e subtração de decimais. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção deste aprendizado.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide.
Discuta com a turma: Discuta com a turma um pouco da trajetoria monetaria do Brasil, bem como seu desenvolvimento. Se possivel procure algum texto que fale sobre o tema como o encontrado em https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/dos-reis-ao-real-as-moedas-no-brasil/. Discuta nesta etapa a importância dos números decimais no nosso dia a dia, e como eles estão inseridos e são importantes em nosso sistema monetário. Na maioria das vezes se utiliza de 2 casas decimais, porém existem casos com 3 casas decimais como cobrança de combustível . Por exemplo: Onde eles encontram decimais nos dia a dia? Será que existe outra maneira de se representar dinheiro ou algum valor sem se utilizar de números? Como isso era feito antigamente?
Retomando um pouco o conhecimento de Matemática: Será que ao trocar um número de posição o seu valor muda? O que é maior, um décimo? Um centésimo? Um milésimo?
Propósito: Ambientar a turma para as atividades que virão a seguir.
Resolução:
1 a) 34,07
b) 0,462
c) 3,89
d) 29,045,
2) a) Dois mil setecentos e cinquenta inteiros.
b) Seis mil cento e oitenta e sete inteiros e cinquenta centésimos.
c) Vinte e sete milhões, seiscentos e trinta e sete mil, quatrocentos e noventa e três inteiros e sessenta e nove centésimos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise, recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.
Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia, ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.
Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:
- É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
- Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
- Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.
Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.
Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:
- É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
- Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
- Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?
Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF
Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ
Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slides 4 a 6).
Orientação: Imprima a atividade para os alunos e se possível projete a mesma, para que todos possam acompanhar. Divida a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e caso precise recorra ao guia de intervenção em anexo. Se possível deixe os alunos utilizarem a calculadora.
Propósito: O objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçando o aprendizado dessas operações utilizando uma situação problema.
Discuta com a turma: A importância de saber trabalhar com valores inteiros e decimais através da adição e subtração, principalmente no que tange ao dia a dia ao se trabalhar com valores monetários. Discuta ainda uma forma de se facilitar por diversas vezes o troco de um estabelecimento, visando suprir a falta momentânea de moedas ou de alguma nota.
Pergunte aos alunos questões pertinentes ao problema como:
- É possível encontrar um caminho mais rápido que leve as soluções sem a necessidade do cálculo exato?
- Para adicionar ou subtrair faz diferença a maneira com que organizamos as parcelas ou minuendo e subtraendo respectivamente?
- Existe mais de uma possibilidade de resposta para algum dos itens?
Para informações consulte o guia de intervenções: https://goo.gl/FiSzFF
Link para impressão da atividade: https://goo.gl/kGHXCJ
Link Resolução:https://goo.gl/Whs4RH
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas. Se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas. Se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.
Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar à resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?
Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).
Orientação: Discuta com os alunos os caminhos feitos e as respostas, se possível utilize o quadro e liste as diferentes formas de raciocínio. Dê ênfase aos erros e como eles podem construir caminhos para acertos. Explore se possível a temática do problema em si enfatizando que isso pode ser uma situação real, do cotidiano do aluno.
Propósito: Comparar e discutir as soluções encontradas.
Discuta com a turma: Pergunte aos alunos, quais caminhos eles tomaram para chegar às respostas, se possível anote-os para discussão. É importante também fazer um levantamento dos erros cometidos, a fim de fazer uma reflexão do porque eles ocorreram e como eles podem propiciar o caminho para acertos.
Como eles fizeram para adicionar e subtrair decimais? Utilizaram cálculos exatos por tentativa e erro até chegar a resposta adequada? Ou fizeram aproximações e depois chegaram a respostas exatas?
Se possível utilize com os alunos uma calculadora para conferir os resultados obtidos.
Link Resolução: https://goo.gl/Whs4RH
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido.
Propósito: Concluir a aula, fazer um resumo do que foi aprendido e das atividades desenvolvidas.
Discuta com a turma: Tome conhecimento da opinião dos alunos sobre a aula e sobre as atividades e de como elas impactaram na aquisição ou ampliação do conhecimento do aluno sobre o tema em questão. Questione aos alunos:
- Quais os pontos positivos da atividade? E os negativos?
- Vocês já presenciaram uma situação parecida com essa no dia a dia?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e realizem a atividade. Em seguida, faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.
Espera-se nesse exercício que o aluno se utilize da razoabilidade da estimativa para resolver um problema de caráter prático que não exige tanto rigor quanto à exatidão. Para a estimativa é interessante que o aluno tenha certo conhecimento ou se recorde das aproximações. Assim usa-se como regra: Quando o número que sucede o dígito o qual se quer aproximar é menor 5, mantém-se o número. Quando o número que o sucede é maior ou igual 5, adiciona-se ao dígito de aproximação uma (1) unidade.
Ex: 40,67 aproximando para casas dos décimos obtemos 40,7, aproximando para as unidade 41.
20, 13 aproximando-se para as casas dos décimos obtemos 20,1. Aproximando-se para as casas da unidades obtém-se 20.
20,05 ao se aproximar para casa dos décimos obtemos 20,1, porém ao se aproximar para casa das unidades obtemos 20.
Propósito: Verificar o conhecimento adquirido sobre em relação à adição e subtração de decimais. O Objetivo da atividade é fazer com que o aluno realize a adição e subtração de decimais, reforçar o significado para essa operação se utilizando de aproximações e estimativas.
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_06NUM06
Recursos
- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de WhatsApp ou acesso à plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: Vídeo:Khan Academy https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/arith-review-sub-decimals/v/subtracting-decimals-up-to-thousandths-place
Acessado em 20 de junho 2020
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Raio X.
Atividade Principal
Professor, inicie essa aula organizando os alunos em quartetos. Explique a eles que deverão fazer um videochamada de grupo pelo WhatsApp e que eles terão cerca de 10 minutos para fazer a atividade proposta. Combine com eles o horário de retorno ao grande grupo, para que possam compartilhar suas conclusões. Compartilhe com eles o segundo slide da Atividade Principal, onde se encontram a tabela de preços e as imagens. Ao retornarem para o grande grupo, explore bem esse momento. Garanta que cada grupo consiga compartilhar suas conclusões. Se sua aula for síncrona, peça aos alunos de cada grupo que acionem seus microfones para explicar suas estratégias. Caso contrário, solicite que enviem um áudio para o grande grupo explicando suas conclusões. Posteriormente, envie um áudio com a devolutiva dessa atividade.
Discussão das soluções
A discussão das soluções é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Antes de compartilhar o slide da Discussão das soluções com os alunos, explore as perguntas do terceiro slide da Atividade Principal. Essas perguntas ajudarão os alunos a analisar os números para respondê-las. Em seguida, compartilhe o primeiro slide da Discussão das soluções e peça a eles que comparem com as suas próprias conclusões. Estimule os alunos a usar a ferramenta de áudio ou vídeo para falar como pensaram para atender o que foi solicitado e o que acham das colocações dos personagens no slide. Pergunte se eles pensaram da mesma forma e, caso contrário, peça que compartilhem suas estratégias. Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos ampliem o conceito da adição e da subtração de números decimais. Sendo assim, explore essa atividade para que eles possam perceber a necessidade da comparação entre os números, bem como de observar as posições decimais para realizar as operações. Use as situações propostas no quarto slide da Discussão de soluções para explorar a subtração.
Raio X
Compartilhe o slide do Raio X com os alunos. Você pode reuni-los em grupos novamente para que realizem a proposta, ou organizar um fórum para que eles possam compartilhar suas conclusões. Caso sua aula não seja síncrona, dê uns dias para eles fazerem a atividade e posteriormente grave um áudio ou um podcast com uma devolutiva dessa atividade e envie para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos ou interagindo com o aluno em alguma atividade específica. Sugerimos que os alunos convidem seus familiares para assistir ao vídeo sobre adição e subtração do Khan Academy https://pt.khanacademy.org/math/arithmetic/arith-decimals/arith-review-sub-decimals/v/subtracting-decimals-up-to-thousandths-place.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Kurth Correa Waldhelm
Mentora: Débora Vieira de Moraes
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.
Objetivos específicos
Ampliar o conceito, resolver e elaborar estratégias de cálculo para adição e subtração de números positivos na forma decimal.
Conceito-chave
Adição e subtração de decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Calculadora ou celular (se possível).